Set 26 2008

A posta que é quase a última

Publicado por as 8:26 em Geral

Há dias tinha no meu meu msn, a seguir ao meu nome, a mensagem “troco o meu blog por um computador novo“. Há quem se tenha rido da inspiração do momento. Houve quem me tenha alertado para o mau negócio, houve até quem me tenha dito “e posso publicar o que quiser?”
Na verdade, sou incapaz de negociar o blog que mantenho há cinco anos. Mas também é verdade que estou farto dele.
O Praça da República já nada tem a ver comigo.
Querem um exemplo?
Em conversa quase tertuliana, há poucas horas, diziam-me deixa-te de políticas e dá-nos fotografias (calculo que fotografias) enquanto de outro lado me diziam “não desistas, deixa lá os teus estados de alma, luta pela tua cidade“.
Ouço-os e pergunto-me: o que é o Praça da República?
E olho para trás, releio o que escrevi em 5 anos e questiono-me: o que é que eu estou aqui a fazer ?
É verdade que tenho intervenção cívica e política. É verdade que sou um eleito municipal. Também é verdade que muitos vêm aqui em busca de informação, principalmente à procura de um espaço onde possam escrever/comentar aquilo que pensam e sussurram à mesa do café.
Retenho-me nestes 5 anos, que nesta era global são quase uma eternidade. E sei que muitos esperam que a Praça sobreviva, sei que outros desejam que esmoreça, que me aniquile, sei quem ande à procura da ponta para dizer aquilo que pensam que sou.
Prometi, e respeito as minhas promessas, que o Praça iria continuar.
É por isso que promovo um colóquio, também é por isso quero levar a cabo uma sessão com os que melhor sabem da música, e é tambem pela promessa assumida que espero ver as minhas fotografias a servir de ilustração aos olhares de quem por aqui passa e me viu, me leu e interpretou.
Querem considerar isto um desabafo momentâneo?
Não o façam.
Os desabafos estão aqui.

Share

6 Resposta a “A posta que é quase a última”

  1. Manuel Silva diz:

    Continua João, só tu tens conseguido dizer as verdades que muitos também gostariam de dizer, mas que por várias razões ainda não podem por a boca no trombone.
    É bom vir aqui ler os teus comentários ,principalmente quando falas da nossa cidade e de tudo de mau que lhe tem acontecido nestes últimos anos.
    Quando passo às Portas de Mértola dá-me vontade de chorar, não é as Portas de Mértola da nossa juventude …mas sim dos chineses. Arrepia ver os estabelecimentos comerciais fecharem e logo a seguir vir outra loja de chineses.
    Quando o Posto de Turismo passar para o Castelo a Rua Cap. João Francisco de Sousa morre, as Portas de Mértola ficam ainda mais moribundas…Mas esta gente não tem olhos para ver?????????? E os Técnicos não são ouvidos??????????? Ou serão também votados ao abandono?????????????? Fica aqui a pergunta.
    Gosto de ver as fotografias, mas prefiro que tu defendas a nossa cidade com unhas e dentes. Não desistas João. Um abraço pá!

  2. Reinaldo Louro diz:

    Caro Janeca,

    A participação cívica é um direito e um dever de construir, dialogar, pensar e agir, e neste conjunto de ideias e ideais e noutras valências se mostra um pouco de nós, no que somos e no que desejávamos ser e com a “utopia” como objectivo.

    O teu trabalho diário é meritório e se fossemos muitos mais o mundo e o nosso alentejo estariam decerto muito melhor, o comodismo e passavidade de muitos, é o oposto de outros seres de que mais vale alguns e bons, do que nenhuns.

    Viva o blog “PRAÇA DA REPÚBLICA” por muitos e bons anos e fico feliz pela decisão!

  3. Tenro diz:

    Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
    Eu desisti. Mas não pensem que foi por não ter coragem de lutar, foi sim por não ter mais condições de sofrer.

    abraços

  4. José Fernando diz:

    Sou um fiel leitor do praça, mas ao contrário de outros que aqui vêem não conheço o seu editor.

    Não concordo com algumas das coisas que aqui se dizem, mas e porque teremos sempre que concordar? Concordo com outras e se cá venho é porque deste retiro algo que me interessa, me agrada e me motiva.

    Procuro acima de tudo informação com os necessários comentários (principalmente do editor) que aqui não têm de ser politicamente correctos (ao contrário dos artigos de opinião na maior parte dos órgãos de informação).

    Assim para mim este é principalmente um órgão de informação, acredito que para outros seja um blog de fotos, para outros outra coisa qualquer, mas acima de tudo é o praça da republica claramente uma das referencias dos cibernautas cá do burgo.

    Algo que gostava é que burgo passasse a querer dizer Baixo Alentejo e não Beja. Ou seja que algo que começou por ser uma praça e passou a ser cidade se tornasse numa região. É apenas uma sugestão…

    Sinceramente se a praça se for a mim vai-me fazer falta. Espero que nos próximos tempos tal não aconteça.

  5. Manuel de Jesus diz:

    Primeiro foi só uma espreitadela.
    Depois o podermos opinar sobre a nossa urbe, (sem espartilhos)
    (depois as gajas nuas) pssiiuu…
    Quando dei por mim, estava viciado.
    5 anos é obra, todos os dias, todos os dias…
    Já sinto saudades.

  6. Regina diz:

    João…para além do meu, este é o único blog que visito com assiduidade…tá tudo dito 🙂

Deixe Uma Resposta