Set 30 2008
A blogosfera não é toda igual
-
“Por muito que insistam os sargentos em busca de exércitos, a blogosfera não é toda igual. Há blogues e blogues. No mesmo ambiente rico de informação, alimentado pelo debate e tornado poderoso pelo hipertexto, coexistem diversos tipos de projectos de publicação, desde o mais despretencioso diário pessoal, quase íntimo no relacionamento com uma audiência directamente ligada ao autor, até à publicação de múltiplos autores com a ambição de assumir um papel de relevo no panorama mediático e tendo por alvo uma audiência concorrencial, em número, com a dos órgãos tradicionais.
A uns dará jeito o actual sistema, controverso e complicado, que na teoria iguala uma voz anónima a um cidadão vulgar e a um profissional de comunicação. Mas este sistema não é auto-sustentável, para roubar a expressão à economia.”
Para ler e meditar. A discussão já começou.
1 de Outubro de 2008 às 0:51
Como não podia deixar de ser, tenho uma opinião bastante “simplicista” sobre o assunto. Um blog não é algo obrigatório, não se paga para o ler nem é nenhum “anúncio público”! Alguém que vai a um blog é porque quer lá ir. Se não gostar, não para lá voltará. Se gostar, faz naturalmente o contrário. É uma simples lei de auto-selecção! Não vejo razões em regulamentar essa blogosfera, além disso não estou a ver como é que se pode regulamentar essa (nossa) “cena”…
1 de Outubro de 2008 às 9:55
Amigo João Espinho, é por isso e também sobre isso que queremos falar no dia 9 de Novembro de 2008, em Borba, no Encontro de Blogs que estou a organizar por ocasião da Festa da Vinha e do Vinho, e para o qual gostava de contar com a sua participação e imprescindível depoimento. Pretendo promover uma “mesa redonda” em que se fale sobre blogs em geral.
O Encontro é aberto a todos os bloggers, pelo que caso desejem participar coloco desde já o meu e-mail ( joaquim.trincheiras@sapo.pt ) à disposição para receber inscrições e esclarecer outras dúvidas que possam surgir.
Brevemente darei novidade.
Um abraço
Joaquim Trincheiras
1 de Outubro de 2008 às 11:20
“regulamentar essa (nossa) “cena”…” que já está mais que regulamentada no c. civil e c. penal.
Anarquista? Francamente! Complicados do caneco!