Ago 22 2008
Um equívoco
A autarquia bejense parece ter descoberto na Vinipax a sua galinha dos ovos de ouro, a fonte que vai atrair ao concelho mais gentes e mais empresas, numa palavra, a Vinipax transformou-se em agência de comunicação.
É um equívoco, e dos grandes.
A autarquia faz bem em promover-se em diversos eventos e iniciativas. Mas, e isso é incontornável, não tem know how na área de marketing, não tem técnicos que façam assessoria mediática, desconhece o que são técnicas de persuasão e é débil no processo de comunicação.
A Vinipax pode ser uma coisa muito bonita. Mas não é aquilo que o Presidente da Câmara de Beja diz ser. O futuro o confirmará.
(via RPax)
22 de Agosto de 2008 às 14:44
Queria apenas dizer que se há coisa que os algarvios, nortenhos, lisboetas, franceses, ingleses e alemães conhecem é o vinho alentejano. Não quero com isto dizer que a “Vinipax” não faz sentido ou é inutil mas se há coisa que o Alentejo já dispensa apresentação e publicidade é relativamente ao seu vinho. Acho que talvez se devesse promover o alentejo de uma outra prespectiva: de uma prespectiva que levasse as pessoas a conhecer que o Alentejo e Beja em particular tem um centro histórico com um castelo muito bonito, tem espaços verdes; tem belissimas aldeias, excelentes tascas com verdadeiro sumo dos deuses, chouriços e deliciosos queijos; tem restaurante vegetariano :-); tem um Museu (que deveria funcionar melhor); tem uma Pousada de Portugal; tem lindos campos com papoilas para os amantes das fotografias aproveitarem… enfim. Promover o que levasse as pessoas a deslocarem-se a Beja e não só promover aquilo que já é conhecido como o vinho e que pode ser adquirido em qualquer supermercado do país ou estrangeiro, dispensando assim uma visita ao Alentejo.
22 de Agosto de 2008 às 16:08
A.D….tem papoilas também? Já estou encantada, viu? Isso sim é promoção turística…Ah, e claro…ter um restaurante vegetariano é super cativante!
Se me permitem o comentário…realmente os portugueses desconhecem muitos dos lugares encantadores do nosso Portugal. Tenho visitado outros locais na europa, que são considerados imperdiveis pelos roteiros turísticos, que são verdadeiros espaços comerciais sem qualquer interesse histórico ou até estético. Pura perda de tempo e euritos :p
Mas outros há no nosso país que quase ninguém lá “pisa” e encantam-nos com a sua pureza: veja-se Monsaraz, Óbidos, as Berlengas, Sintra, Gerês…Visitem Viana do Castelo e verão como supera aos ponto “Marseille” (no sul de França).
Só que a bem dizer, os portugueses não sabem o que é true publicity…preferem as “politiquices” :))
22 de Agosto de 2008 às 18:52
Monsaraz a Patrimonio Mundial já
22 de Agosto de 2008 às 19:04
A aposta da Câmara Municipal na ViniPax agrada-me… surpreende-me até. E pela positiva. Apesar de compreender e corroborar de parte da opinião do Mestre de Cerimónias desta casa, aplaudo o empenho dos responsáveis pela edilidade Bejense em promover a Vinipax. Vamos ver se têm sucesso. Agora aquilo que os leva a escolher a Vinipax para promover Beja no exterior é simples: é o único evento da responsabilidade da câmara municipal que não aparenta ser meio revolucionário, nem estalinista, do qual Beja dispõe para promover. E como de resto o que a cidade tem não é potenciado há quase 30 anos e é consecutivamente ignorado, nada lhe resta para além de uma Feira de Vinhos que, atenção, espero que tenha o maior sucesso do mundo para bem de todos nós!
Agora o sonho da Câmara de Beja e do PCP parece cada vez mais ser o de deitar as mãos ao único evento que Beja tem de dimensão nacional significativa: a OVIBEJA, mas para bem de todos nós esperemos que não o consigam.
Relativamente ao Festival do Amor, uma saudável lufada de ar fresco para a cidade, foi só ver a pressa e a preocupação que tiveram em condenar. Enfim. Esperemos que o Amor regresse também ele, mais uma vez, a Beja.
22 de Agosto de 2008 às 19:16
@anónimo construtivo – subscrevo as suas opiniões. Dou uma achega: a Vinipax poderá ser uma feira com relativo sucesso, saibam os seus promotores dar-lhe desenvolvimento e traçar-lhe objectivos. E é aqui a minha grande questão: o que é a Vinipax? É um stand de promoção dos vinhos alentejanos que vai onde a autarquia quer? É uma Feira (com F maiúsculo) com sede em Beja e a servir como atractivo da cidade? É um evento que se integra em toda e qualquer iniciativa da Câmara de Beja? A Vinipax nasceu de semente da autarquia. Se não souber escolher caminhos independentes, viverá eternamente rotulada como mais um meio de propaganda da referida. Com morte anunciada, mais tarde ou mais cedo.
22 de Agosto de 2008 às 19:17
Já agora: a OVIBEJA nas mãos da autarquia só por cima de muitos cadáveres.
22 de Agosto de 2008 às 23:39
@João Espinho, se estiver atento (e sei que o está constantemente) atente em determinadas movimentações e jogadas “Kasparovianas”… basta em breve assistir a uma qualquer notícia relativa ao Parque de Feiras e perceber-se-á melhor… e (na cabeça de alguns dos mentores desse sonho), num ápice, se transformaria a Ovibeja na FEIRA DO ALENTEJO. Be aware and you’ll witness the “moves”! 🙂
23 de Agosto de 2008 às 0:01
@anónimo c – sou conhecido por ser ingénuo. O que não quer dizer que o seja. O projecto de apropriação da Ovibeja pelo PCP tem tido avanços e recúos. Passa pela substituição de Lopes Guerreiro na Expobeja (há que dar tacho a quem se tem portado bem), passa por divulgar a ideia de que a Expobeja está sub-aproveitada, etc…. Não é surpresa. O que é estranho são os apoios que a manobra ganha. Em nome de interesses pessoais. Mais não digo, porque sou ingénuo.
23 de Agosto de 2008 às 10:58
@JE, pois… somos ambos ingénuos, nós e mais uns quantos (muitos), é pena que há uma parte da população de Beja muito ILUMINADA que vai mantendo o estado de sítio (invisivel aos ingénuos) há 30 anos. Mas, enfim, temos de respeitar e fazer (de forma correcta) com que um dia as coisas possam mudar.
Bom FDS.
23 de Agosto de 2008 às 21:56
@anonimo construtivo – o que aí vem é pior do que se imagina. As alianças que colocam os interesses pessoais à frente dos interesses públicos, uma revisão do PDM para servir esses interesses, uma propaganda que vai enganar os mais distraídos – prepare-se para a quantidade de blogs que vão aparecer, não em defesa do status comunista, mas para difamar quem é da oposição, tudo vão ser armas para que o PCP alcance a maioria absoluta no próximo mandato. O que me entristece é que PS e PSD têm a sua quota de culpa neste “cozido à alentejana”.
23 de Agosto de 2008 às 22:03
@anónimo c – agradeço e retribuo o “Bom FDS”. O meu com muito mar, muito sal, e o resto se verá.
24 de Agosto de 2008 às 0:14
É um encanto vê-los analisar aquilo que desconhecem, sempre subjacente a todas as opiniões diversas teorias conspirativas. Sinceramente não há saco…