Ago 05 2008

Manobras de diversão política?

Publicado por as 11:26 em A minha cidade

O vereador Caixinha – um dos timoneiros da cultura comunista bejense – reagiu da seguinte forma às críticas que o PS/Beja manifestou relativamente ao atraso das obras de beneficiação no Castelo de Beja e que levaram ao primeiro adiamento da data de reabertura do referido monumento: “a autarquia não comenta manobras de diversão política por parte do PS” (aqui).
Se bem me parece, manobra de diversão política é o facto de a autarquia não responder politicamente pela sua incompetência e pela inaptidão em lidar com críticas justas.
Manobra de diversão política é, também, a permanente forma que a autarquia encontra para se desculpar nos atrasos das obras que, como se sabe, provocam as inavariáveis derrapagens orçamentais. Seria interessante que a autarquia revelasse quantas obras sofreram já adiamentos e quanto é que eles custaram ao erário público. Isso é que seria uma grande diversão.

Share

14 Resposta a “Manobras de diversão política?”

  1. Votante atento diz:

    Mas este Sr Caixinha que agora chegou a Vereador já pensa que pode e manda?
    Ele tem o 9º ano, nunca foi nada de especial, apenas a devoção ao partido o fez chegar onde chegou, agora até já prima pela arrogância?

    Vejam bem a quem beja entregou o seu futuro…

  2. beja mais diz:

    O PS acordou finalmente, ligou a rádio voz da planicie e uma das noticias era o atrazo nas obras do castelo e pensou aqui está um bom tema para a malta dar sinal de vida, vai daí e faz um comunicado, e já está, as rádios os jornais e os blogs da nossa praça, apanham a onda é já está feito um facto politico. Fantástico.
    Quero aqui pedir ás rádios e jornais que façam o favor de fazer mais noticias para alimentar a actividade politiqueira do PS.
    Sr. Vereador faça o favor de comentar as politiquises do PS e associados, se não assim isto não tem graça nenhuma.

  3. beja sempre diz:

    O Sr. Votante atento deve ser daqueles que pensa que por se ter um curso se é mais do que os outros!
    As pessoas valem por aquilo que são e fazem independentemente de terem ou não um curso. Conheço gente com curso que não vale nada e gente sem curso com valor!!
    E digo que vindo de quem vem as críticas, talvez o melhor seja mesmo estar calado e não dar troco!!!

  4. charlie diz:

    Por acaso ando a reparar que não bastando as manobras de diversão atrás citadas, uns quantos bacanos continuam a manobrar, e bem divertidos..ó-ó

  5. anónimo construtivo diz:

    Declaração de interesses: militante do PS, gosto de Popper, também de ovos com espargos e desta Praça.
    (…)
    De facto, por falar em manobras de diversão… quem as faz sempre aparece e já estão a exercitá-las. Mas, encaremo-lo como saudável, não fosse esta uma Praça da República. ~Poupe-se é o burdo dessa desfasada lamúria.
    Após 6 (SEIS) meses de obras é que vêm dizer a público que adia-se mais um mês em virtude da construção de… “uma casa de banho”!?… E foram precisos 6 (SEIS) meses para se aperceberem disso? Pronto, mais não digo.

    No ano passado dizia um vereador que as obras decorriam a bom ritmo e eram bastante satisfatórias quando confrontado com a conclusão de apenas 4 (QUATRO) em 16 (DEZASSEIS) escolas do 1º Ciclo… ou seja 25 por cento! Mais coisa, menos coisa “Excelente” seria ter 7 ou 8 em 16 (mais ou menos 50%). Tiremos daqui as nossas ilações… mas há mais e poderão, certamente, vir ao de cima a breve trecho.

    Post Scriptum: as habilitações nada têm a ver para o caso e não fazem a pessoa. O bom senso sim, assim como a capacidade de assumir responsabilidades – esses é que parece que não abundam para os lados de quem gere a Câmara Municipal de Beja (mas, vale o que vale, é apenas uma opinião).

  6. Votante atento diz:

    toda a gente sabe que o Sr. Caixinha não tem o mínimo valor para estar onde está. Não tem formação nem teórica, nem profissional, nem o que quer que seja.
    Mas como os bejenses são podem continuar a calar esse facto.
    E só lá está onde está devido à sua fidelidade de anos ao partido… alguém tem dúvidas disto? alguém pode dizer o contrário?
    É um facto indesmentível.

  7. João Espinho diz:

    @votante – o vereador Caixinha foi eleito democraticamente, pelo que tem toda a legitimidade de desempenhar as funções para que foi eleito. Quem o elegeu reconhece-lhe capacidades. O que o vereador não pode fazer é desresponsabilizar politicamente o executivo pelos diversos incumprimentos. Se as eleições ainda servem para alguma coisa, então que os bejenses manifestem democraticamente, através do voto, o seu descontentamento.

  8. risada diz:

    Pela primeira vez vejo aqui neste blogue uma atitude correcta e sensata por parte do seu editor. Talvez o bom senso tenha enfim chegado. Haja Deus….Acerca das obras do castelo, desconheço em pormenor o que se passa. No entanto, pior do que os prazos não serem cumpridos é não fazer obra. Só quem conhece as burocracias de concursos públicos, empreitadas e a qualidade empresarial dos agentes do nosso concelho, se pode admirar dos prazos não serem cumpridos. Isto não quer dizer que não exista eventual culpas por parte do executivo. Mas, para mim, pior do que as obras estarem atrasadas é o facto do nosso museu fechar ás 17h no verão. Penso que não estou enganado, com o horário, mas se estiver as minhas desculpas.Isto sim é um atentado de lesa património, com os normais inconvenientes para os turistas.

  9. Anonimo Construtivo diz:

    Burocracia, concursos e afins dizem respeito a antes do início das obras. Relmbro que no caso do Castelo de Beja esta foi anunciada há cerca de um ano e INICIADA em Fevereiro, apontando na altura aquando dos inicio dos trabalhos a sua conclusão para a primeira metade de Julho. Entretanto desde Fevereiro até 1 de Agosto (em que uma rádio anunciou o adimanento da reabertura do Castelo) nenhuma informação foi prestada pela Câmara Municipal, nem à população, nem aos partidos políticos, e pelos vistos nem aos eleitos na Assembleia Municipal , mesmo após estes as terem solicitado. E é isso que é triste, é isso que nos tem que fazer pensar que postura é esta (já para não referirmos questões relacionadas com a “competência/incompetência”).
    O mesmo será dizer de muitas outras obras. Aliás, mais digo e todos atestais concerteza que quando as responsabilidades das obras são dividididas, por ex. com o Governo ou outros, a Câmara apressa-se ao mínimo sinal de possibilidade de não cumprimento de algum prazo a vir a público atribuir culpas aos outros isentando-se das mesmas.
    É para isto que devemos olhar e é sobre isso que devemos todos, enquanto cidadãos, reflectir.
    A CMB, através do seu Presidente, que justifique essas situações e que diga quantas obras concluiu a tempo e horas e em quantas não o fez… e porquê.

  10. El Juanito diz:

    É, parece que é normal em Beja as obras publicas atrasarem.
    Ainda há pouco tempo atrás foi a vez das piscinas.
    Pedindo desculpa ao moderador desta praça, atrevo-me a lançar o seguinte repto:

    Aceitam-se palpites para os próximos atrasos de obras.

    🙂

  11. João diz:

    “Parece que é normal em Beja as obras publicas atrasarem…”
    Francamente Juanito a sua afirmação cai de ridicula só que não conhece o país pode dizer que Beja é diferente do resto do país.
    Já agora deixe só lembrar o POLIS de Beja (sem querer discutir as obras per si) que foi dos únicos em todo o país a não ter derrapagem temporal e financeira, e que mereceu por isso elogios do então Presidente Sampaio.

    Respondendo ao desafio do Juanito:

    Aeroporto de Beja
    IP 8
    Centro de Saúde Beja (Rua António Sardinha)

    Mas há mais.
    Esperamos pelo Comunicado do PS a denunciar estes atrasos.

  12. João Espinho diz:

    @joão – recordo-lhe, relativamente ao POLIS, que:
    1º – várias das obras Polis tiveram que sofrer intervenções posteriores:
    – Rua António Sardinha
    – Jardim do Bacalhau
    – Praça da República
    – Parque da Cidade (ainda à espera de não sei o quê no mausoleu em honra de almutamid)
    – Sítio da Rua do Sembrano (eternamente em convulsão)
    – Ligação Rua do Sembrano/R. Cap J F Sousa – aquilo parece estar abandonado.
    2º – Só agora a sociedade BejaPolis encerrou as suas contas, tendo obrigado a CMB a uma revisão orçamental para englobar os passivos.
    Por isso, seria conveniente rever a sua posição relativamente ao Polis (já que a posição de Jorge Sampaio vale o que vale).

    Recordo-lhe, igualmente, que o IP8 tem conclusão prevista para 2011 e que os atrasos nas obras que refere têm tido, por parte dos seus responsáveis, esclarecimentos públicos. Já os atrasos da responsabilidade da CMB são “manobras de diversão política”. Só mesmo para divertir, digo eu!

    adenda: não sou advogado de defesa do juanito, que não sei quem é, mas que, pelo que parece, meteu um dedo na ferida.

  13. El Juanito diz:

    Bem, só neste espaço de tempo em que foi lançado o repto, a lista já é considerável. Imagino o que ainda haverá de palpites!
    Mas realmente o projecto Polis se não teve derrapagem temporal, teve, e em exagero derrapagem técnica e falta de gosto dos projectistas ou de quem aprovou os projectos.
    Cada vez que me lembro da “capoeira das galinhas” do jardim do bacalhau, ainda me farto de rir.
    Na rua Antonio Sardinha, apesar da excelente mais-valia que foi a ampliação do esgoto das águas pluviais, teve uma grande nódoa à superfície que foi o separador central. Agora melhorou, pouco, mas melhorou.
    Mais haveria para falar acerca do Polis mas… fico-me por aqui.
    Cumprimentos para a praça.

  14. Afonso Pacense diz:

    E viva o tacho, real tacho de quem, legitimado pelo nosso voto, nos governa (ou não!)

    Da extrema esquerda á extrema direita, aquilo é tudo material fecal do mais alto teor aromático.

    Eu não acredito no Pai Natal nem no menino Jesus há largos anos… profunda tem sido a desilusão!!!

    Urge nova revolta, não com cravos, mas com a mais profunda indiferença que é a não comparência em massa às urnas nas próximas eleições, a não comparência a qualquer espécie de manifestação politica… curto e grosso vamos mostrar que nos estamos a cagar para esses gajos todos que formam a corja partidária da esquerda à direita!!!

Deixe Uma Resposta