Jul 01 2008
Hoje
É dia de verificar se a nova taxa do IVA está a ser aplicada e quais os produtos que, por essa via, baixaram os preços.
Adivinham-se algumas (más) surpresas.
Jul 01 2008
É dia de verificar se a nova taxa do IVA está a ser aplicada e quais os produtos que, por essa via, baixaram os preços.
Adivinham-se algumas (más) surpresas.
1 de Julho de 2008 às 4:37
Penso que serão mais os aumentos que as baixas de preços… mas é só um feelling…
1 de Julho de 2008 às 9:01
Se é verdade que em determinado ponto, uma gota de água faz transbordar um balde, já o inverso não se verifica ao retirar-se uma gota dum recipiente prestes a extravasar os limites que a contém: continua tão prestes a deitar tudo para fora com ou sem essa gota retirada.
Ou dito de outra forma recorrendo ao elefante que atravessa o deserto ao lado duma formiga
Tanto é o pó que levanta indo só, como indo a par da laboriosa mas minúscula pequenalha.
Indo agora mais ao pragmático, ao concreto-
Perante o elefante dos impostos, do IVA perante Espanha, do brutal aumento das taxas de juro do BCE e do igualmente brutal aumento dos combustíveis e da inflação geral cujo valor real já passou dos 4%, de que nos vale a côdea de caspa de 1% com que a formiguinha nos alivia o esmagamento paquidérmico? … (:
1 de Julho de 2008 às 11:37
A regra que tem sido usada na alteração do Iva pelas empresas é a seguinte
Empresas que vendem directamente ao cliente final alteram a taxa para 20 mas o preço final a pagar pelo cliente fica inalterado (O Sócrates agradece porque assim aumenta a base de tributação e a redução da cobrança do Iva pelo estado é inferior a 1%).
Empresas de distribuição cujos clientes não são os consumidores finais, como têm a sua tabela de preços sem Iva, ao alterar a taxa para 20%, o preço final com Iva reflecte a redução de 1% da taxa.
1 de Julho de 2008 às 15:22
O combustível baixou pouco mais de um cêntimo, penso eu de quê…
1 de Julho de 2008 às 16:27
VOTAR PS OU PSD É VOTAR EM SÓCRATES..
VOTAR CDS TAMBÉM É VOTAR EM SÓCRATES..
1 de Julho de 2008 às 17:55
@Zig
Abasteci na Bp Luzias às 09:00 e paguei por litro de gasoleo 1.436 (igual ao preço de ontem). À hora de almoço passei lá e já estava por 1.424 ! Os preços mudam-se a qualquer hora?
Já agora, podiam subir o preço quando tivesse uma fila grande para abastecer e baixavam logo a seguir quando não tivessem ninguem!
1 de Julho de 2008 às 18:30
hpalma:
Por acaso passei por essa bomba pela mesma hora e verifiquei que o preço era ainda igual ao de ontem. Pois, se a baixa do IVA entrou em vigor à meia-noite passada deviam ter mudado o preço mal abriam logo da manhã…enfim!
1 de Julho de 2008 às 20:26
Pegando no “repto do Prof. Moreira”, de facto, Portugal atravessa uma grave crise, que se reflecte sobretudo ao nível sociológico dos media. Enfim. tudo é notícia desde que seja má. Ou até assim-assim, desde que se possa passar para o público como sendo má e prejudicial. Até as coisas menos má, ou melhor, até as coisas BOAS são passadas como uma verdadeira antítese: ou seja, más! Estou, sinceramente, a começar a ficar farto. Farto dos pessimismos, farto dos populismos baratos que não servem a ninguém senão áqueles que só estão/ficam bem quando passam a sensação de que todos os outros estão mal, muito mal mesmo. Deixo uma notícia que, em qualquer outra parte do mundo, teria sido replicado COM GOSTO pelos media desse mesmo local, pois sim: é uma boa notícia! Ah… como não sou dos media, peço desculpa se a boa notícia deixar alguem mal disposto, fazer alguém infeliz, etc… não é essa a minha intenção! Ah (outra vez)… e não se aplica ao homem deste blog, que parece não padecer desses males.
Redução do défice foi «impressionante
OCDE diz que Portugal se distancia da crise internacional
Secretário-geral da organização esteve em Lisboa para divulgar relatório económico sobre o país
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acredita que Portugal está hoje muito melhor preparado com as reformas a que procedeu e se distancia do problema dos países vizinhos afectados pela crise.
«Nesta turbulência internacional, encontro Portugal muito mais forte. (..) é um país com muito melhor resposta e preparado com as reformas que fez», referiu o secretário-geral da instituição, Angel Gurría, na apresentação do relatório económico sobre Portugal, no ministério das Finanças.
O responsável adianta ainda que o país tem um «crescimento potencial de 1,5 por cento a médio prazo».
Quanto ao desemprego, comenta que apesar de uma estabilização, depois de um grande aumento, pode ser uma «melhoria ainda fraca».
Para Angel Gurría, o grande desafio de Portugal agora é «consolidar o resultado deste esforço e reduzir ainda mais o défice». De acordo com o mesmo, a redução do défice em 2005 foi «impressionante e notável».
Por seu lado, o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, sublinhou que de facto o Governo vai perseguir o objectivo de reduzir o défice e da consolidação orçamental para «garantir o crescimento e desenvolvimento económico a longo prazo».
Ainda presente estava o ex-ministro das Finanças, Braga Macedo, que concordou com as medidas propostas pela OCDE, que considera serem «consensuais», nomeadamente com o Governo. Segundo o mesmo, apesar do crescimento económico ser menor, «deve continuar-se a apostar na consolidação orçamental».
in Agência Financeira
2 de Julho de 2008 às 0:36
@ o tal anónimo construtivo.
A OCDE diz-nos para manter o frango vivo, mesmo que para isso o tenhamos que dividir em dois.
2 de Julho de 2008 às 9:45
Iva de 21 para 20%, bahh! Mais uma pedrada no charco!!
2 de Julho de 2008 às 10:20
@ o tal anonimo – é muito simples, o tuga já não vai com números manipulados, e quem está fora acredita na boa vontade de todos, ou tb é daqueles que acredita que o défice é 2,6? e que o desemprego é só 7,6? tão angelicais que nós somos…. existe cerca de 1 milhão de pessoas a viver com 10 euros por dia, mas esses números não interessam, so interessa aqueles que o (des)governo vende lá para fora, porque qualquer economista de meia tigela vê que o défice não passa mais que uma aldrabice e uma manipulação total de números…
2 de Julho de 2008 às 12:31
@ João Barros e restantes interessados numa opinião diferente
.
Não me diga que acredita/crê que o país está pior hoje do que há 5 anos atrás. Não me diga que acredita que as pessoas na sua maioria esmagadora vivem melhor. Aliás, basta olhar para os verdadeiros indicadores e tentar perceber o porquê dos mesmos. Eu, de facto, não me espanto de ver um casal com 2 filhos governar-se com 1250€ líquidos/mês. Espanta-me é ver esse mesmo casal, com esse mesmo número de filhos terem telemóveis topo de gama, uma carro BMW, etc, etc… isso é que me espanta. E é por isso o sobreendividamente. Nesta sociedade do “buy, buy, buy, buy” (leia-se Gilles Lipovetsky para aprofundar a temática) o que interessa é falar mal, manter os hábitos de viver acima das possibilidades. É esse viver fictício que faz com que vivamos numa realidade virtual do bota abaixo e do está tudo mal.
É bom que se entenda, de uma vez por todas, que nós pagamos a factura dos nossos semelhantes que decidem viver às custas dos nossos esforços e do nosso respeito pela sociedade. É esta especulação social estimulada pelos nosso hábitos de “Status Anxiety”, aliada a uma oposição política cada vez menos responsável e infelizmente mais populita e irrealista que nos torna a nós, portugueses, dos mais pessimistas e tristes da Europa… quando, afinal de contas, vivemos no país mais bonito da UE, dos países da UE onde por conhecimento próprio melhor se consegue viver: mas para isso são precisos alguns ingredientes que passo a partilhar – Trabalho, Coerência, Responsabilidade e BOM SENSO!
Bem Hajam e Viva Portugal
2 de Julho de 2008 às 12:56
ora bem, eu não vivo no pais do Sócrates, entenda-se isto no pais que não existe onde tudo é maravilhas, eu vivo num pais onde as famílias estão endividadas até as pontas dos cabelos com créditos porque em parte não têm soluções para pagar algumas loucuras que cometeram no passado devido ao incentivo e ao crédito fácil, eu vivo num pais onde uma família ganhar 1250 euros limpos por mês é um luxo, muitas vivem com 900 euros mês. Eu vivo num pais em que os licenciados para poder ter um emprego digno de nome, têm de emigrar, eu vivo num pais onde o fosso ricos pobres está cada vez a ser maior, eu vivo num pais onde há fome, apesar de muita dela estar escondida por as pessoas terem vergonha, eu vivo num pais onde as instituições de solidariedade têm cada vez mais pessoas a recorrer a elas, eu vivo num pais de muitas aparências, onde as pessoas querem mostrar uma coisa que não são.
Logo perante isto eu não posso viver no mesmo pais que o Sócrates, que vive num pais onde se vai gastar 7000 milhões num TGV para poupar 10 minutos de viagem, onde se vai gastar mais 3 ou 4 mil milhões num Aeroporto, onde se vão gastar mais milhões em autoestradas que ligam o nada com o nada. Ok parte é comparticipada por privados e pela UE, mas a parte que o governo vai gastar na soma total não me digam que não é dinheiro que é dinheiro.
Este sim é o pais que eu vivo, mas se quiser anónimo construtivo posso dizer mais… ou será que chega para acordar para o real? dizer que hoje se vive melhor que há 5 anos atrás? eu já me contentava que se vivesse da mesma forma, mas infelizmente tal não acontece.
2 de Julho de 2008 às 13:17
@ João Barros et al.
.
Se Concordo em parte com a sua primeira frase… o mesmo não posso dizer do resto do seu texto. Respeito a sua opinião, faz parte da minha identidade respeitar a opinião dos outros. Por isso respeite a minha quando digo que as pessoas cometeram e cometem loucuras acima das suas possibilidades PORQUE QUEREM, ninguém as obriga. O crédito é de fácil acesso: pois é e daí!?… Tenho que comprar o que me apetecer!? Falta responsabilidade, falta informação, falta consciência de cidadania (os media e os seus educandos replicam as coisas pela negativa, logo geram mais e mais desinformação – propositadamente), falta de bom senso… e, às vez, falta de chá!
Ataque o TGV como provavelmente atacou Alqueva, ataque as novas barragens como atacou o Aeroporto, ataque tudo e alimente as DEPENDÊNCIAS… ataque tudo e construa uma sociedade onde o Estado estimula a dependência e fica com o poder absoluto para mandar andar, falar, calar, sentar, deitar… à boa maneira Estalinista. Haja bom senso, por favor… nãio destrua esta oposição que temos em Portugal o trbalho desenvolvido por Cavaco, por Guterres e agora por Sócrates, cada qual com a responsabilidade governativa que a evolução dos tempos demanda. Que dirá então o senhor João Barros do Município de Beja!? Um conselho se o entender receber: alegre-se, trabalhe, apresente alternativas e CONSTRUA algo que não uma sala escura com a sua realidade virtual terrorífica. Há quem precise de se sentir mal para viver feliz. Há também quem precise de fazer sentir os outros mal. E ainda aqueles que só estão no topo quando a situação é aparentemente negra, por isso quando ela não é: pintam-na como se fosse.
Bem, Hajam e Viva Portugal!
Post Scriptum: Dra. Manela Ferreira Leite, nunca pensei de a ver prestar-se a estes papéis, nunca pensei um dia dizer que lhe faltaria “seriedade e honestidade política”, enfim. Caro João, “Mestre desta Praça”, de facto, o Senhor dos Passos parece que teria sido melhor opção.
2 de Julho de 2008 às 13:37
@o tal anonimo construtivo – “Caro João, “Mestre desta Praça”, de facto, o Senhor dos Passos parece que teria sido melhor opção.” – é o meu eterno problema: ter razão antes de tempo. E quando outros chegam a essa razão já não me vêem por lá.
Continuem este debate. Estou a gostar.
2 de Julho de 2008 às 13:51
Anónimo, não me viu atacar as barragens pois não? em relação as autoestradas críticos as que ligam nada a nada, ataco o tgv porque se vai gastar milhões para poupar minutos, já havendo alternativas diárias por menos de metade do preço é simples, ataco o Aeroporto porque os existentes em Portugal estão sub desaproveitados, é só uma questão de olhar para o mapa de escalas do actual aeroporto de Lisboa e terá a sua resposta.
referiu o trabalho deixado por Cavaco, concordo, por Guterres, concordo não podendo deixar de dizer que nos deixou falidos, agora por Sócrates não estou a ver uma obra que seja que tenha inaugurado que tenha sido ele a assinar o papel…
para qualquer uma destas duas situações não há hipótese de opinião, são os números que falam mais alto…
o mal sabe qual é mesmo, é que há mais gente a viver nesta realidade terrorífica do que o senhor pensa, infelizmente tenho conhecimento de muitos casos assim, mas isto sou eu que vivo numa espécie de springfield onde existe uma copula a minha volta e vivo num mundo diferente… eu e mais uns milhares que não estão feitos com o sistema.
o que digo do município de Beja? olhe se esteve ou se estivesse na assembleia municipal na segunda feira passada, sabe-lo-ia…
por aqui me fico…
2 de Julho de 2008 às 20:26
@JB et al.
.
Mais um relatório a dizer que somos pessimistas… pudera!… O tempo dá-nos razão, espero apenas que a razão que o tempo trouxer como causa deste estar e ser-se depressivo e em luta constante com a vida… não seja o perder o norte ao botão do PLAY. Preferir não investir naquilo que traz riqueza à população através do trabalho e das oportunidades, preferindo subsidiar a letargia e o comodismo… perdoem-me, mas a leviandade devia ter limites.
Bem Hajam e Viva Portugal!