Jun 25 2008

Logo à noite

Publicado por as 15:59 em Geral

O jogo que coloca hoje alemães e turcos frente a frente será, muito possivelmente, o mais interessante deste campeonato europeu. Tem todos os ingredientes para ser um grande duelo.
Recorde-se: na Alemanha vivem cerca de 2 milhões de turcos, cerca de 400 mil nasceram em território alemão, todos eles falam turco, apesar das diversas proveniências religiosas ou étnicas e poucos são os que adoptam a nacionalidade alemã.
A comunidade turca nas cidades da RFA tem os seus bairros específicos, onde desenvolve os seus negócios, e a sua integração na sociedade alemã tem-se feito sem grandes sobressaltos. A Angela afirmou ser também a chancelarina dos turcos residentes na Alemanha: 70% deles disseram que não acreditavam nas palavras dela mas nem por isso lhe chamaram mentirosa. Preservam a sua cultura e os seus cultos, têm jornais, tv’s e canais de radio próprios que emitem a partir da Alemanha e raramente se vêem sentados, lado a lado com os alemães, nas tradicionais Biergarten. Cerca de 50% dos turcos alemães julga-se “unerwünscht” (indesejável) pelos alemães.
É, pois, natural, que na selecção turca estejam jogadores nascidos na Alemanha.
Mais condimentos se poderiam aqui referir para justificar os apetites que este jogo desperta.
Mas será o futebol que estará na primeira linha deste confronto. E aí, desculpem-me lá os do costume, mas parece-me que a Alemanha leva vantagem.
Prost!

Share

3 Resposta a “Logo à noite”

  1. Golfinho diz:

    Bem, eu não quero cortar a barba, mas se os alemaes vencem, vai haver porcaria aqui em Brixton.
    Abraço.

  2. aldeão diz:

    Vi o jogo em Oslo, num ecran gigante perto do Castelo. Eram milhares de pessoas e de facto os turcos estavam em maioria, mas no final os alemães fizeram a festa. Era o resto do mundo contra a Alemanha, vá lá saber-se porquê.

  3. João Espinho diz:

    @aldeão – vá-se lá perceber porquê!!!!
    Mais patético: os comentaristas nas tv’s, jornais e blogs a adivinhar também o fim da selecção espanhola.
    Têm ambas selecções (Espanha e Alemanha) lugar merecido na final.

Deixe Uma Resposta