Jun 26 2008

Experiências

Publicado por as 14:35 em Geral

Desde há cerca de 6 anos, mais semana menos semana, que não estabelecia contacto com a PT. Assumida na ocasião a ruptura, não mais olhei nem falei com aquela empresa. E havia jurado não voltar a fazê-lo.
Circunstâncias várias fizeram-me ser voluntário num contacto telefónico, para tentar resolver determinado problema. Pensava eu que a PT (agora PT Comunicações), neste longo período, se havia tornado humana, se havia transformado numa empresa que acarinha os seus clientes, etc…
Pensei, mas pensei mal.
No primeiro contacto a espera por uma voz humana foi de cerca de 15 minutos; depois, a voz masculina não conseguia sobrepor-se ao teclar ( cheguei a pensar que o homem estivesse a engatar uma gaija via msn ), regressando uma e outra vez para afirmar “obrigado por ter esperado” e no final: desde hoje (ontem) de manhã que o assunto seguiu para resolução pelo que não demorará a ser accionado o sistema automático que resolve essas situações.
Espera, espera e desespera.
O segundo contacto, à noite, trouxe-me uma voz feminina, antecedida por 20 minutos de espera com música fúnebre. A resposta foi a mesma, o que me leva a crer que as respostas seguem um guião previamente estabelecido.
E aquilo que era para estar resolvido ontem, continua hoje por resolver.
A PT não mudou nada. E os seus clientes também não. Só assim se justifica que ainda haja quem prefira a PT. PT Comunicações.

Share

9 Resposta a “Experiências”

  1. João Barros diz:

    É um facto, o serviço de primeira linha da PT e da TV cabo é uma miséria, mas a culpa não é só dos comunicadores que não mostra profissionalismo, é também em parte dos seus chefes que dão na cabeça por fazer as coisas mal e por fazer as coisas bem. Depois há o facto de serem explorados ao máximo, genero escravatura, junta-se o mau ambiente de trabalho bem como a falta de objectivos só pode resultar num péssimo serviço, sei de dentro de alguns call center que grande parte das reclamações nem são registadas pelos comunicadores que atendem as chamadas.

    resumindo, quando se paga mal, se dão péssimas condições de trabalho é natural que isto aconteça, Agora o cliente não tem é culpa nenhuma, mas como temos uma justiça que é uma maravilha podemos sempre apresentar uma queixa e receber uma carta ao fim de 15 anos a dizer que prescreveu o processo.

  2. joroca diz:

    Caro João Espinho! Esses problemas são problemas resultantes do capitalismo e concorrência capitalista que o PSD, PS e CDS implementaram com a ordem da UE de forma a promover a concorrência em todos os mercados! Empresas privadas funcionam melhor que as empresas públicas, é este o dogma dos capitalistas (PSD, PS e CDS) assim como o mercado concorrêncial permite a redução de preços e favoreçe os consumidores (veja-se o caso da liberalização nos combustíveis e até os preços nas empresas de telecomunicações as quais se não funcionam como cartel estão bem próximas disso, porque os preços parecem combinados!). E depois são as próprias empresas a aplicarem técnicas de mercado liberal como sejam os outsorcing’s! Aproveitando estas empresas o enorme desemprego, promovido pelas políticas neoliberais do PSD, PS e CDS, pagam mal sabendo que têm sempre quem se submeta ao que esses senhores pagam para fazer o trabalho que pretende. Conclusão submetem-se aqueles que têm menos competências, os menos aptos e com isso oferece-se um mau serviço! Não sei se ainda não percebeu ou anda iludido, mas não há humanidade no neoliberalismo, nem para com os trabalhadores nem para com os clientes. Só existe uma regra: o máximo lucro… Todas as empresas têm problemas e eles sabem que quem foge hoje de uma empresa voltará sempre um dia, porque mais cedo ou mais tarde vai ter problemas com as outras empresas! eu continuo a defender que as grandes sectores devem estar nas mãos do Estado, não só para regular preços mas para aplicar os lucros dessas empresas em objectivos de índole social, pelo contrário o seu partido e o PS e CDS defende a redução do Estado na economia, o Estado minimo apenas como regulador mas sem intervenção e isto com o apoio da UE, mas depois, como o foi no caso dos combustíveis, quando vêm que isso n funciona equacionam recorrer das ideias comunistas de intervenção do Estado!! Não os compreendo… Só mostra que a defesa da liberalização está cheia de dogmas errados…. Por fim, só para informar o senhor: Quem trabalha para a PT não está autorizado a usar o msn nem aceder à internet e segundo ha que ter mais respeito por quem nos atende porque essas pessoas recebem ordens do superior e não controlam tudo o que a empresa faz, assim como também não se lhes deve exigir mais do que aquilo que fazem porque são mal pagos. talvez devesse o senhor e muitas outras pessoas experimentarem uns quantos dias naquelas condições, talvez mudassem de opinião!

  3. João Almeida diz:

    São tantas as más experiências que também tive com a PT que ainda hoje não quero nem ouvir falar dela.
    Mas deixem-me que vos diga que a TMN não lhe fica atrás, quiçá até pior.
    Já agora também digo que os culpados são os consumidores, ou não reclamam ou reclamam pouco ou desistem depressa de uma reclamação, levando a que estas e outras empresas não tenham um feedback correcto da satisfação do cliente.
    Eu por exemplo, por vezes desloco-me pessoalmente às empresas para apresentar a reclamação por escrito uma vez que não confio nos helpdesk.
    Já diz o velho ditado “Quem não chora, não mama”.
    El Juanito

  4. João Almeida diz:

    Só para dizer que estou absolutamente de acordo com o que o joroca acima escreveu.
    Até fiquei parvo aquando se abriram as portas da liberalização das telecomunicações, para aí umas doze empresas a concorrer!!
    Até parece que o país é enorme. Das poucas que ficaram, de concorrentes nada têm. Estão todas organizadas para esmifrarem o Zé Povinho.
    Isto já para não falar de outras empresas de outros sectores.
    El Juanito

  5. João Barros diz:

    Joroca – essa de na PT não se poder usar o MSN e usar a internet é treta, já estive a trabalhar na PT e nunca me foi barrado o uso do MSN bem como da internet, não coloque tudo no mesmo saco, agora se me diz que certas função não têm esa permissão é outra coisa… quanto ao resto é mudar a cassete para o lado B que resolve-se o problema…

    a questão da liberalização até tem o seu sentido, agora não é nas condições em que foram feitas, No caso das telecomunicações onde se liberalizou tudo menos a linha de cobre, vá-se lá saber porquê

    com os combustíveis passa-se o mesmo, quem é que tem as refinarias em portugal? pois a GALP.

    Basicamente brincou-se a liberalização, e não se fez realmente uma liberalização a séria

    ora eu não sou apologista que se critique as empresas por terem lucros astronomicos, isso até é bom para a economia, agora as entidades reguladoras é que têm de funcionar, algo que não acontece neste pais. Mas neste pais há tanta coisa que não funciona por defesa de interesses pessoais em vez de haver defesa de interesses públicos… é mais ou menos como em Beja, mas a uma escala maior…

  6. zig diz:

    Há muito pior, caro amigo, muito pior. Mas, esses casos, resolvo eu com a vitamina C (conhecimentos), para quê é que servem os amigos 🙂

  7. charlie diz:

    Quanto menos gente competente a trabalhar (e a ganhar a justa retribuição) estas empresas tem, maiores são os lucros e o valor na bolsa.
    Não interessa que o cliente passe a ser pessimamente servido, atendido por putos que fazem uma formação de quinze dias e depois respondem via telefone aos desgraçados dos clientes através dum mapa de respostas pré formatadas, mesmo que estas não resolvam coisa alguma em grande parte dos casos. A globalização atendendo ao único objectivo dessas empresas que é ter lucros monstruosos com despesas minúsculas, permitiu que muitos desses centros de atendimento telefónico estejam em sítios tão remotos e distantes das nossas realidades com Cabo Verde ou Sri Lanka. Não interessa que a empresa recue décadas na qualidade do serviço que a fez crescer e ter o nome e dimensão na praça que a permitiu depois a cotação em Bolsa.
    É este mundo esquizofrénico que temos em que quanto pior uma empresa funcione, mais valor as suas acções assumem.
    Não entendo como é que uma empresa que apresenta bons lucros fica com uma cotação igual, mas se despedir umas quantas centenas suba de imediato, mesmo se a saída desses funcionários resultarem num piorar do desempenho geral.
    Não me entra na caixa dos pirolitos, mas se calhar é defeito meu….

  8. Carlos diz:

    Caro João Espinho,

    O problema não é só com a PT. Uma das empresas concorrentes (NOVIS) é infinitamente pior – desde venderem “soluções” que tecnicamente não podem ser implementadas, a não conseguirem pôr a funcionar as funções mais básicas, é o caos.

    Sou cliente da TMN, da Novis e a TvCabo (a que agora tem o nome muito “zen” de ZON); por motivos profissionais recorro frequentemente aos serviços do suporte da PT, e da ARTELECOM, por isso posso garantir-lhe que as diferenças em termos do suporte não são muitas.

    Quando liga para um deste serviços vai cair num call center – pode estar cá, em Cabo Verde, ou em qualquer outro lado. O operador tem uma check list que vai percorrendo, e ou a sua questão é uma daquelas de chapa 3 e está prevista no sistema, ou a sua melhor hipótese é que a sua questão seja escalada para um nível superior, que (com sorte…) lhe irá resolver o problema – e aqui posso garantir-lhe que a PT bate claramente a NOVIS e a ZON (com a ARTELECOM nunca tive nenhum problema que ficasse pendurado, mas também a minha experiência com este operador é menor).

    O problema é que não existe de facto uma verdadeira concorrência neste tipo de mercados; dados os investimentos necessários e o facto de serem regulados, leva a que na verdade sejam, na melhor das hipóteses, oligopólios.

    Mas não pense que o problema é Nacional: tive há cerca de um mês um problema com um fabricante internacional. Recorri a suporte técnico, e andei virtualmente em bolandas pelo mundo inteiro: da Irlanda a Bangalore, passando por 2 ou 3 centros de suporte em sítios impronunciáveis, aos Estados Unidos devo ter contactado com mais de 20 pessoas em 5 ou 6 países… até que finalmente consegui atingir um nível de suporte que me resolveu o problema!

    Para finalizar as minhas favoritas são:
    Contactei a TvCabo porque o canal AXN estava a ser disponibilizado sem legendas e com áudio em espanhol. Após uma série de contactos com o suporte, acabei por falar com um “pseudo-responsável” que me disse que não tinham nada a ver com o assunto, pois não eram elas que “fabricavam” (sic) o sinal….
    Num outro contacto com a TvCabo foi-me dito que não tinha sinal porque estavam a “reparar” (sic) o satélite…

  9. charlie diz:

    ahahahaaa— :)))
    a reparar o satélite….!!!
    Essa é demais!
    Deveria ser talvez uma Cabo-verdiana de escadote a escrever umas legendas em português enquanto ia de microfone na outra mão, a falar em simultâneo a língua de Camões para que ficasse a pista áudio em Português na cassete. Sim, porque ele há gente que não sabe ler, e cassete porque não deve lá ter chegado o DVD, nem os suportes digitais da série MPeg.
    Estão a ver, não é?!
    Satélites tipo avianito de feira, a cheirar a malaquecos, polvo e frango assado temperado com pó ao som cacofónico das cornetas.

Deixe Uma Resposta