Mai 15 2008
Concurso de ideias
foto: Karel Vojkovsky
Desconheço que estátua/escultura será erguida na gigantesca rotunda que está a ser construída numa das entradas da cidade de Beja.
Como vivemos em terras onde “a última utopia” ainda prevalece, e para equilibrar ligeiramente a imagem da mulher alentejana recentemente homenageada também numa escultura, deixa-se aqui uma sugestão, abrindo-se a caixa de comentários a outras propostas.
É assim uma espécie de concurso de ideias.
A voz aos leitores.
15 de Maio de 2008 às 21:47
uma estatua em memória do chico cidadão, pelo que ele já fez, ou não, pelo que ele já deu, ou não e pelo que ele já trouxe, mais uma vez ou não, a cidade e a região…
15 de Maio de 2008 às 23:48
Curioso…Ao ver sta foto desta bela, lindíssima camarada, a minha vontade de ser e continuar comunista aumentou ainda mais 🙂
Vá, deixe de ser assim, esqueça os ressabiamentos, o seu anti comunismo primário não tem razão de ser.
Como vê, o capitalismo que defende dá belos “frutos”: guerras, exploração de quem menos têm, desastres ambientais, individualismo estúpido, uma sociedade injusta, cada vez mais desigual e onde a máxima é salve-se quem puder 🙂
Devia estar contente pelo estado em que as coisas estão 🙂
16 de Maio de 2008 às 0:02
@ricardo – a retratada é sua camarada? As coisas que eu aprendo aqui 🙂
E que tal uma sugestão para a futura escultura da rotunda do Mac?
16 de Maio de 2008 às 0:10
@ricardo – e o comunismo é muito melhor, quer melhor exemplos que a china e cuba? o comunismo é o melhor não haja duvida…. mas só se for no pais da abelha maia e do kalimero ou talvez da alice e o seu pais das maravilhas…
16 de Maio de 2008 às 0:13
João Barros, para quê ir tão longe quando temos Beja.
16 de Maio de 2008 às 0:22
@madalena – exacto, exacto!
16 de Maio de 2008 às 0:40
@madalena – peço desculpa pela branca que me deu…. mas agora tenho de soltar um ahahahahahahahaha…
16 de Maio de 2008 às 1:59
Quando, no propósito de defesa duma ideia, a arte se torna grosseiramente planfetária, não só é menos arte como se enfraquece a mensagem.
De resto a escultura permite duas leituras: a heroína que se vai levantar empunhando as suas duas armas cheias de simbolismo político, ou a mulher vencida que ajoelha depondo no chão esses símbolos tornados obsoletos e inúteis pela evolução da sociedade.
16 de Maio de 2008 às 9:05
I have to admit ..it suggest the perfection of the sensuality and …against the this…the symbols of …communism?…
16 de Maio de 2008 às 9:22
@alex – we live at one of the last redoubt of the Portuguese Communist Party and i’m suggesting such a sculpture for a new circular place at our town. You may agree that it’s good for the eyes, isn’t it?
16 de Maio de 2008 às 9:48
João, ahahahahahhha!!!!!
16 de Maio de 2008 às 10:46
Mas aonde é a dita rotunda?
Continuamos, em Beja, inspirados nas grandes concretizações do mais vernáculo e genuíno poder local : as rotundas e outras obras panfletárias,que quase não servem para nada nem ninguém, não é?
Mas já que a rotunda está a ser construída, aí vai uma sugestão: façam-se estátuas de Marx, Lenine, Staline, Enver Hoxa( não sei se está bem escrito o nome do albanês), Ceausescu, Pol Pot, Fidel de Castro e Hugo Chavez( para termos uma visão mais actualista da história mundial).
Poderiam ficar todos alinhados em vários círculos, fazendo várias mini-rotundas dentro da grande rotunda e eregidos como se fossem meníres ou cromeleques.
16 de Maio de 2008 às 13:01
Well, people, Sickles and Hammers are work symbols, wealth and wellfare generators.
So I have noting against those instruments, prior when they are merged into a Godess´s body quiete visible in a prominent location as this next roundabout entry of our city.
And more, I have to say I´ve noting against the Utopia either.
I remember those who gave their lives for the utopia.
” I have a dream…” once was said, but long before him, and always and forever, the dream
has been what makes life worthwhile to be lived.
I´m not afraid of comunism.
There was never such a thing in world, and Capitalism is far from being fair as we can see.
But yes, while and despite I don´t feel uncomfortable with the unattainable Comunist Utopia, I have an immense fear of Communists….
19 de Maio de 2008 às 12:35
Para mim devia-se colocar um repuxo igual a uma rotunda que existe em Portimão perto da praia da rocha, pois a nossa cidade precisa de mais espelhos de água.
bem hajam bejenses