Abr 25 2008

Decisões

Publicado por as 2:30 em Geral

Nenhum dia será melhor que este para tomar algumas decisões.
Para comemorar e homenagear a Liberdade.
Porque só ela vale a pena.

Nesta crise do PSD, transformada por alguns em novela, nenhum dos militantes deve colocar-se de fora. É grave ficar à espera que tudo aconteça pelas mãos dos outros. Cada um deve dar o seu contributo, de forma franca e directa.
Tenho sentido alguma hesitação no apoio a prestar a este ou aquele candidato.
A verificar-se, a candidatura de Manuela Ferreira Leite parece ser a que está melhor posicionada para evitar a vitória de Santana Lopes.
Numa primeira etapa, julguei ser este o desígnio de qualquer militante verdadeiramente social-democrata: evitar a desgraça, impedir a vitória de PSL.
Porém, e a questão colocou-se-me por várias vezes, se for essa a vontade da maioria, por que não deixar que seja o próprio PSL a dar a machadada final no Partido e, por tabela, em si próprio?
Que razões me levam a apoiar uma candidatura onde não me revejo (MFL), só porque ela parece ser um travão ao santanismo?
E a minha liberdade? E a minha consciência?
É por isso que, no momento em que escrevo estas linhas, a minha consciência me dita que devo apoiar Pedro Passos Coelho. Por me parecer que é dele que o PSD, neste momento, precisa. Falta-me ouvi-lo sobre matérias essenciais, sobre projectos essenciais para o futuro do país. Mas não sei se é disso que o PSD agora precisa. Antes de tudo: a credibilidade urge. Depois podemos caminhar para o que verdadeiramente interessa.
Se não houver alterações (assinaláveis) ao actual xadrez, Passos Coelho pode contar com o meu apoio.
E fico bem com a minha consciência.

pedro passos coelho

Share

6 Resposta a “Decisões”

  1. charlie diz:

    É ao ver o PSD recorrer a figuras como Manuela Ferreira Leite que me dou de repente conta do deserto em que todo o nosso espectro político se encontra com predominância para esse único grande partido que poderia ser alternativa de peso ao PS. Um deserto é um sitio onde a vida se resume a plantas espinhosas e resistentes.
    Não se espere dessas plantas, que tenham arrojo e coragem de se lançarem ao espaço em copas frondosas, que libertam flores e aromas.
    Ali, o ambiente é seco, a vida escassa. E para florir e crescer rumo ao céu como o símbolo do partido apresenta é preciso acreditar e ter fé num projecto. A chuva virá com o passar de novas nuvens.
    É ao regar o solo que a mãe generosa dá tudo quando a fecunda a esperança.
    Essas são imagens de Primavera, imagens dum 25 de Abril, quando esse partido nasceu, e outros que já existiam clandestinos floresceram.
    É um péssimo sinal o PSD escolher a sombra espinhosa de Ferreira Leite. É um assumir do deserto, o refugiar a secura do Partido sob a indiscutível competência do seu imobilísmo tecnocrático.
    Manuela Ferreira Leite atingiu o seu “Principio de Peter” ao ser minístra. Nada mais lhe peçam, nada mais ela será capaz de dar ao Partido. Nem uma ideia criativa, nem um golpe de rins, uma inflexão animal e instintiva perante jogadas adversárias.
    Duvido do seu discurso mobilizador, para isso teria de ser o tal bicho político, que ela nunca foi.
    Manuela Ferreira Leite está bem onde está: ninguém dá por ela, mas não incomoda.
    Ir buscá-la para a frente do Partido, perdoem-me a comparação, pareceu-me de repente um filme trágico-cómico cujo título é “Um fim de semana com um morto”,
    De Santana estamos conversados e a “Contra Informação” deu-lhe como apelido o “Flopes” e fechou o Santanísmo com chave de ouro.
    Por respeito democrático, evito falar do Rei Das Ilhas. Digo apenas que seria transformar tudo numa Opera Bufa, o baixar ainda mais de nível, e nem sequer levo sério que alguém no juízo perfeito o acredite como alternativa.
    Animal político sim, mas lá nos galhos da sua jaula dourada, que nós alimentamos e que morde na mão de quem lhe dá de comer, mas democraticamente eleito e a democracia é para ser respeitada.
    Que Deus e o bom senso do PSD o guarde por lá muitos e santos anos, que a vida são três dias e todos de Carnaval…
    Pedro Passos Coelho.
    É a imagem sóbria da força da juventude, capaz de mobilizar os seus pares, a nova vaga que se pode rever na sua classe etária e assim renovar o Partido a partir da credibilidade que Pedro emana.
    Tem passos dados, é credível, nunca o vi resvalar para a demagogia fácil e palavra populista.
    Espero a bem da verdade que chegue ao topo do Partido. Tem o cheiro da Primavera de que o Partido carece nesta sede a que o obrigaram e a que se obrigou….(masoquismo?)
    Receio no entanto as tendências umas visíveis, e outras subterrâneas. Os Barões que fazem do Partido um clube fechado de notáveis que fumam uns charutos e dizem umas coisas e tal…
    Como dizia Churchil a um neófito a propósito da bancada oposta. ” não meu caro, ali em frente não se sentam os nossos inimigos. Aqueles são apenas adversários, os inimigos estão aqui, entre nós…”
    Espero que o Pedro vença os inimigos e que os adversários ganhem com ele o elevar de nível de que o combate político em Portugal tanto carece.

    E como é dia oficial da Liberdade, que viva o 25 de Abril.
    Abraços a quem de abraços e Beijos a quem de beijos.
    Cravos vermelhos para todos, e laranjas também. As cores são todas lindas….

    Charlie

  2. @ que não és preso diz:

    Não vou escrever, sobre este artigo que publicas-te !
    Mas, se calhar tem tudo a ver !
    Acabei de ouvir o discurso do Presidente Cavaco Silva na Assembleia, sempre fui muito crítico às anteriores Presidências, refiro-me mais concretamente ( Mário Soares e Jorge Sampaio ) e achei que o Cavaco iria ser mais do mesmo, hoje mudei de opinião, o Presidente Cavaco fez um discurso magnifico, um discurso 5 estrelas, já vinha mostrando sinais possitivos na sua actuação, vai ser certamente o melhor Presidente pós 25.
    Vale apena ouvir de novo !

    Não sou simpatizante do PSD, mas sei que o País necessita de um PSD forte , bem diferente do actual !
    Viva o 25

  3. RCataluna diz:

    Foi um grande discurso. E incomodou porque disse verdades que alguns teimam em não encarar.

  4. Amish diz:

    PPC + MFL = Lebre de RR.
    Mais uma volta, mais uma corrida, e o Sócrates a esfregar as manápulas!

  5. H V&P diz:

    Se eu fosse militante do PSD apoiaria Pedro Passos Coelho! E disse as razões no meu mal frequentado espaço! Votava Manuela: mas apoiaria publicamente Pedro Passos Coelho..

  6. Moialmas diz:

    Aqui está uma opção em que o futuro é já!!! PPC vai ser um grande lider e um exelente PM.

Deixe Uma Resposta