Mar 14 2008

O Olhar de … Horácio Flores

Publicado por as 8:30 em Fotografia,O Olhar de....

mensagens-que-o-tempo-apaga.jpg
foto: joão espinho

    Foi por certo precisa muita determinação e intencionalidade para tratar este tema a preto e branco, descarnando a fotografia da cor, elemento por certo dominante no processo de criação da sua jovem autora, aluna do 6º ano, a “Tu sabes” (e o feliz Gonçalo é que sabe), que terá à volta de 12 anos, e que deve estar a viver o seu primeiro amor.
    A renúncia à cor na reprodução publicada terá muito provavelmente a intenção de nos chamar a atenção para o significado da mensagem, por muito que a forma não tenha sido desprezada. Suportou bem essa renúncia.
    O nascimento do amor na entrada da adolescência pode ser preocupação para os pais, mas é enternecedor para os outros. Preocupante é bem sabermos, mesmo os não puritanos, que com a crescente banalização do sexo dentro de escassos três ou quatro anos o Gonçalo e a Tu Sabes se poderão tornar clientes mais ou menos assíduos da pílula do dia seguinte. Este passar, numa só geração, do 8 para o 80, gera nos mais velhos um certo desconforto.
    Melhor teria sido talvez ficarmos pelos 40.
    Horácio Flores
Share

2 Resposta a “O Olhar de … Horácio Flores”

  1. Jorge Vicente diz:

    uma bela fotografia, sem dúvida. e comovente. aliás, como todos os amores adolescentes.

    entretanto, faço-te um convite. Um lançamento de um livro de um amigo meu. Vai ser no Porto. Se não puderes ir, divulga por terras alentejanas

    “A Edium Editores convida-o a participar na sessão de lançamento da obra “Travessia” do poeta José Félix, no dia 22 de Março de 2008.
    O evento terá lugar no Porto Palácio Hotel, salão “3 Rios” às 16.30 horas
    A obra será apresentada pelo poeta de Coimbra Xavier Zarco
    Endereço: Avenida da Boavista nº 1269, Porto.”

    um abraço
    jorge vicente

  2. Charlie diz:

    Por mais largos que sejam os nossos horizontes, só os universos que neles cabem nos dão o sentido do conforto.
    ***
    Quanto ao comentário de Jorge Vicente, não sendo dono de blogue, arrogo-me com todo o respeito dizer que conhecendo pessoalmente tanto o José Felix como Xavier Zarco e a sua obra, será um evento a não perder.
    Um abraço ao três

Deixe Uma Resposta