Dez 15 2007

Pelourinho 2007 – Figura do Ano – Regional

Publicado por as 15:30 em Pelourinho

Não mereceu grandes discussões a atribuição deste Prémio. Houve unanimidade na votação final e só nas argumentações se verificaram algumas divergências. Alguns gostariam de realçar atitudes públicas – entrevistas nas rádios, declarações à saída de reuniões, etc… – outros preferiam que se realçassem algumas expressões – mais ou menos felizes, mas foi a soma das várias prestações e posturas que levaram à atribuição do Pelourinho 2007 – Figura do Ano – Regional a Francisco dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Beja.
Não o tratamos aqui por Chico, pois ninguém esquecerá o seu “não me trates por Chico!”, arremessado em plena Assembleia Municipal, microfones ligados para uma plateia atenta, e que só não consta da acta dessa sessão para salvaguardar a imagem de um Presidente cordato e afável.
A expressão “não me trates por Chico!” caracteriza bem a primeira metade do mandato autárquico de Francisco dos Santos. Isto é: há uns que têm acesso ao tratamento por tu, ao tratamento vulgar por Chico. São os bafejados pela felicidade suprema de poderem partilhar alguma coisa com o Presidente. Alguns serão Chicos espertos e esperam mais do que o tratamento por tu. Desejam favores ou coisa parecida. Mas o Chico – desculpem, o Dr. Santos, para ser mais correcto, – não vai nessas conversas. Daí a separação das águas. Recupera-se a muralha de aço e do outro lados estão os que levam na cara com o “não me trates por Chico!”. Adulador das ditaduras comunistas, tem emprestado à cidade de Beja uma visão diferente de fazer política. É uma visão rasgada, percebe-se, muito influenciada pelo culto do Oriente, e que levou o Senhor Presidente a oferecer ao lobby chinês uma assinatura protocolar em que se dá tudo a troco de nada. Muitos ficaram com os olhos em bico, outros passaram a comer arroz a todas as refeições. A maior parte julga que o tal protocolo sino-bejense se transformou em guardanapo.
Francisco Santos poderá não fazer nada pela cidade, mas o seu nome ficará inscrito nos anais das estórias de Beja como o Presidente que soube por a ralé no seu devido lugar. “Não me trates por Chico!” diz tudo.
Arrebata todos os pelourinhos: ouro, prata e bronze. Porque há coisas que não são partilháveis.

Share

Uma Resposta a “Pelourinho 2007 – Figura do Ano – Regional”

  1. " Independente " diz:

    Aguardemos então a data da entrega dos prémios ao “Chico”, em local apropriado e de preferência na presença do Jerónimo de Sousa, para que o não seja excluido da candidatura à autarquia bejense, onde conseguiu margilalizar e sacudir para a vila de Ferreira do Alentejo do Francisco Caixinha e que se viu “grego” para conter a ambição do Miguel Ramalho, que pelo número de vezes que o ultrapassou em decisões e com ele privou em “luta”, o obrigou a colocar em 2º da lista, e teve que ser mais um grande sapo que teve que engolir ( “0 Chico”) e que terá que degerir no futuro próximo.