Nov 21 2007
IMPUNIDADE
foto: madalena palma
Os cidadãos de raça cigana continuam a usufruir, na nossa cidade, de uma impunidade incompreensível. Seguramente que em nome de uma suposta “integração social”, é-lhes permitido abandonar os locais por onde passam sem que os deixem como os encontraram. Neste caso trata-se de um equipamento municipal - a casa mortuária recentemente inaugurada - pago pelos contribuintes e que ficou hoje de manhã no estado que as imagens revelam.
Não há quem ponha cobro a esta impunidade?
foto: madalena palma

21 de Novembro de 2007 às 12:00
É de facto impressionante como é nome de uma suposta integração tudo é permitido a quem não tem respeito por outros, nem sabe viver em sociedade.
Se fosse um comum cidadão, tal situação não passava impune, de certeza!mas como são “pessoas” de etnia cigana, as autoridades até fecham os olhos para não entrar em conflito….
É SIMPLESMENTE INADMISSIVEL!
NÃO HÁ NINGUÉM COM RESPONSABILIDADE NESSA CIDADE QUE TOME MEDIDAS!
21 de Novembro de 2007 às 12:01
Por mim, já lá não punham os pés! Da próxima, ficavam na rua.
21 de Novembro de 2007 às 12:47
E por isto tudo, ainda não sei como é que o Charlie, no anterior post sobre o mesmo tema, mas desta vez na Escola C+S de Santa Maria, como é que se pode falar em “integração”, se o problema que se pôe é a “impunidade”. A impunidade com que ajem e como se servem das coisas sob uma capa de ” feios, porcos e maus”.
21 de Novembro de 2007 às 13:32
Diese Untermenschen sind vor dem Gesetz und soziale Ordnung. Was ist neu?
21 de Novembro de 2007 às 13:54
Concordo plenamente com o “post”; caso dúvidas houvesse as fotografias são mais que elucidativas … só não vê quem não quer ver ou finge não ver!
No entanto, “à pala” da falta de civismo dos ciganos residentes na cidade anda por aí muito boa gente não cigana e perfeitamente integrada(?) cuja falta de educação, civismo, respeito pelos outros é por demais evidente nas mais diversas situações do dia-a-dia … e os “mercados dos ciganos”, ao que oiço dizer, estão apinhados de gente “civilizadissima” cá do burgo o que só dá força a essa etnia ou não?!
21 de Novembro de 2007 às 14:32
Grrr que irritação que isto me dá!
Ciganos do c******! Já não os posso nem ver! a todos
21 de Novembro de 2007 às 14:59
É uma vergonha!
E com o nosso dinheiro ainda lhes fazem um bairro com casinhas novas para eles morarem e por aqui ficarem.
Eu se quiser uma casa, tenho que a comprar a preço de mercado.
Acho que os defensores da integração ainda não perceberam que estas pesssoas não querem ser integradas.
21 de Novembro de 2007 às 15:59
Não deixa de ser interessante ver as reacções a este tema e as pequenas reacções ao tema de baixo. Afinal, tudo sia do mesmo bolso que é o nosso ou não? Mas se calhar aqui, como o tema serve para fins mais próximos o autor tem mais “apoiantes” a quererem mostrar que tem toda a razão….
21 de Novembro de 2007 às 16:03
MORRER PODE SER UMA GRANDE PORCARIA!
21 de Novembro de 2007 às 16:12
@antónio almeida (você muda tantas vezes de identidade….) - se você estiver deitado numa cama de hospital e o vizinho da cama ao lado desatarrar aos berros porque lhe estão a enfiar um supositório, você também se vai por aos gritos? É que cada um protesta onde mais lhe dói.
Cumprimentos.
21 de Novembro de 2007 às 16:34
Que tal o sr. antonio almeida levar uma familia de ciganos la para sua casa!…passadas algumas horas diga qualquer coisa.
Cumprimentos.
21 de Novembro de 2007 às 17:16
@profundamentetoto tem muita razão no que diz!
todos os sábados ou de quinze em quinze dias, nao sei bem, o mercado dos ciganos que vendem roupa contra feita, perfumes, cd’s, dvd’s, calçado, etc, está completamente “apinhado” de gente.
Quem não gosta deles também não devia ir lá comprar nada, só lhe estão a dar essa tal força.
21 de Novembro de 2007 às 20:03
Vim ver este lindo “serviço” pela “mão” de uma pessoa amiga, embora já conhecesse o “Praça da República”. Aguçou-me a curiosidade o tema e porque Coimbra tem uma vivência muito “sui generis” nesta questão. A falta de civismo e má educação abundam hoje, infelizmente, por entre todos os estratos e “castas” sociais. Sim, repito castas porque voltamos a ter neste paìs verdadeiras castas: a sociedade dos políticamente instalados e aderências, e os restantes, nós todos, a chamada sociedade civil. Mas, não vou por aqui porque senão…
Posso afirmar sem qualquer destemor que não existe outro lugar neste país em que o equipamento urbano seja tão vandalizado como nesta cidade.
Principais autores: os meninos estudantes ou os seus clones. Creio que serão mais os segundos do que os primeiros. É um facto. Basta verificar os relatórios das polícias.
Com as gentes de etnia cigana, a questão alarga-se: de facto, esta gente, na sua maioria (há excepções) só se julga com direitos. Deveres, nada.
Querem usufruir do que a sociedade lhes pode prodigalizar, mas não aceitam as regras de convivência desta mesma sociedade. Aí invocam os seus usos e costumes.
A Câmara de Coimbra tem feito um trabalho meritório, paciente, aturado com vista à integração ou, pelo menos, à socialização dos vários grupos aqui existentes. Tem sido difícil. Só que os tais “maus hábitos” estão-lhes no sangue e, ao mínimo abrandamento, tudo volta ao como dantes.
Com certeza, comentar este tema até é perigoso. Comentar a violência nas escolas também o é. Denunciar as injustiças, a falta de solidariedade e desumanidade que grassam na nossa sociedade podem ser motivo de dedo apontado por algum esbirro (já os há, já!), mas, a tal sociedade civil tem de se levantar e dizer: BASTA!
Obrigado João Espinho.
jorge loureiro
21 de Novembro de 2007 às 20:14
Se há uns anos me dissessem
21 de Novembro de 2007 às 20:16
@jorge loureiro - obrigado pela visita e lúcido comentário. Volte sempre!
21 de Novembro de 2007 às 20:18
@maria - se lhe dissessem….. (go ahead!)
21 de Novembro de 2007 às 21:57
Já tinha quase a certeza ,mas agora fiquei com a certeza!!tem mais direitos que nós
A alguns anos atrás levei o meu filho para uma vacina….perguntei e a outra?
-só é gratis apartir dos 13 anos
Então se levasse agora teria que pagar ..e aminha filha do meio que tem..anos..também
só gratis para crianças nascidas depois de 99. A minha mais nova nasceu em 98
ou seja tinha que pagar para os 3…puxa vou mesmo ter que pagar!!
“resposta da emfermeira” a não ser que seja de raça sigana! eles não pagam!!
21 de Novembro de 2007 às 22:54
nheda-se! não fico espantado, não! É o que estamos habituados.
21 de Novembro de 2007 às 23:11
Minhas gentes… Tendo em conta que hoje às 10h da manhã a bomba da GALP logo ali ao lado tinha a porta fechada… Se estivesse aberta acho que era encerrada para obras depois de tamanha invasão! Uma vez que a badalhoquice na zona de atendimento… enfim…
Ainda por cima enquanto eu estava a ser atendida, um Sr Cigano, mete-se colado a mim (vim a casa tomar banho e mudar de roupa que o cheiro não se gramava), e pede uma água… Nem consegui dizer ao Sr… Desculpe que eu estou a ser atendida, fiquei enjoadissima com o cheiro… Bastante agradavel pela manhã…
21 de Novembro de 2007 às 23:50
Isto é lamentável mas não me espanta absolutamente nada e porquê. Passo a explicar: Há algum tempo tinha o meu escritório perto do largo do Carmo e habitualmente estacionava ai o carro. Uma tarde de inverno dá entrada na casa mortuária da igreja do Carmo um funeral de um cigano. Como estava muito frio os lelos acenderam um enorme lume ( que se via á distancia ). Perto da hora do jantar a barriga começou a dar horas e, como ir ao restaurante sai caro, não tiveram com meias medidas ou seja, quem quer assar carne está a tempo. Agora digam-me: Alguém acredita que durante este periodo não tivesse passado por ali algum policia? A verdade é esta: Quem tem cu tem medo.
21 de Novembro de 2007 às 23:55
Tenha muito cuidado com o que diz,mostra ou comenta sobre essa gente….
Está sujeito a ser acusado imediatamente de ser racista.
21 de Novembro de 2007 às 23:58
@avis(o) - acha mesmo?
22 de Novembro de 2007 às 1:19
Infelizmente aos lelitos são-lhes permitidos comportamentos que a qualquer um dos não lelos faria ter dois ou três policias armados em caniches a morder nos calcanhares para irem para esquadra mostrar serviço.
Alguém acima referiu os velórios no Carmo, não era só a porcaria que faziam no largo mas os sítios onde deixavam as carrinhas (curiosamente quase todas carrinhas mercedes, cortesia do Ferro Rodriguês) e nenhum deles é multado. Alguém que num dia normal deixe um carro mal estacionado por 2 ou 3 minutos tem meia esquadra da PSP à roda do carro quando chega, e uma dolorosa a pagar, claro, estava mal estacionado tem de responder por isso. Mas não devia de ser igual para todos?
Outra adaptação da nossa sociedade à integração dos ciganos foi a existência de um segurança para os ciganos no hospital de Beja, já não bastava o segurança normal e o policia que lá costuma estar, fica-me a duvida: Se os pretos, chineses, ucranianos, moldavos e afins começarem a ter comportamentos iguais será que vamos fazer adaptações especiais de integração para todas as raças, etnias e nacionalidades que se lembrarem de fazer de nós parvos. Parece-me que os únicos a serem f**** serão sempre os mesmos.
22 de Novembro de 2007 às 9:26
Uma vez que fui citado e pela leitura do comentário me ficou a impressão de que estaria a favor dos ciganos vejo-me na obrigação de dar uma resposta.
Nascí e vivi num caldinho de culturas no outro lado do mar, cada uma com as suas tradições, cada uma mais ou menos hermética, com costumes e tradições da primeira e segunda gerações e não me constou particulares problemas interculturais e interétnicos.
Sabem porquê.
A resposta é simples e óbvia: a lei é igual para todos e o Estado tem uma imagem de prestígio e de presença.
Segue-se uma coisa chamada tolerância zero.
Aqui em Portugal sempre que a minha chegada a casa coincide com a noite já instalada, é raro a vez em que não corro o risco de atropelar uns bardamerdas duns gaiatos, malcriados e por acaso não ciganos (mas podiam ser) que andam no meio da rua fora de mão, sem luzes, a fazer cavalinhos e outras habilidades e a despejar ordinarices a quem lhes chama a atenção para o perigo que representam para todos e para eles próprios. Falar com os pais não resolve nada pois a educação que as crias mostram dão bem a cepa da árvore que neles frutificou.
Ao pensar que para andar de bicicleta na via pública de bicicleta, no pais de onde sou oriundo, é necessário uma carta de condução, acho que disse tudo…
Somos um País supostamente de Direito, e é ai que reside tudo.
Não pode haver uma lei para uns e outra para outros.
A ciganada, (a porcaria que fazem é claramente uma afronta, uma forma de mostrarem a sua suposta superioridade e desprezo) tem de ser levados a cumprir e mais nada!
O mal não está neles mas sim em nós que deixamos que este estado de coisas se perpetuem e sem fazermos coisa alguma deixando assim instalar-se esta sensação que lhes é confortável de impunidade!
O que eu proponho?
Para já ir chama-los para fazer a limpeza, ou pagá-la…A bem ou a mal!
22 de Novembro de 2007 às 11:03
Há poucos dias, quando este tema veio à baila aqui na praça, procurei contribuir para racionalizar a discussão através da disponibilização de dados científicos sobre a matéria.
Entre eles, destacava-se a percentagem de ciganos detidos em comparação com a generalidade da população portuguesa.
Porque os dados demonstravam que efectivamente existe uma percentagem exorbitante de ciganos presos, imediatamente alguém concluiu que isso demonstrava a tese dos“Natural Born Killers”. Imediatamente se extrapolou que os ciganos têm uma predisposição para o crime. Tamanha idiotice…
Sabendo nós que O Censo 2000 indica que negros representam 12,3% da população americana, ao passo que estatísticas do Departamento de Justiça dos EUA indicam que aproximadamente 40% de todos os prisioneiros são negros, importaria saber se os mesmos comentadores admitem aqui que também os negros têm uma predisposição biológica para o crime?
O preconceito e o cancro da humanidade!
22 de Novembro de 2007 às 11:22
São os Filhos da Pátria que temos… Antes do 25 de abril não havia liberdade, agora é isto, liberdade a mais…
22 de Novembro de 2007 às 12:01
caramba você é mesmo teimoso… vou tentar outra vez com paciencia…
Se os sinhores das pseudociencias (e.g. sociologia) estudam-se os chineses de Beja iriam concluir q os mesmos tem uma apetencia biologica para gerir restaurantes e lojas de fancaria? ou as mulheres portuguesas em paris tinham apetencia biologica para porteiras? os pretos e os ciganos tem apetencia biologica para roubar? é obvio q nao
Agora vExa esquece-se de que NAO PODE ESQUECER os factos q esses numeros traduzem. i.e. é mesmo verdade q os chineses se dedicam ao comercio em portugal e n o pode negar insinuando q n pode ser pq se nao eles estariam programdos biologicamente para isso - BALELAS
FACTO: Os ciganos dedicam-se MAIORITARIAMENTE a actividades economicas ilegais e parasitarias, e tem um total desrespeito pela «coisa publica» e pelos concidadaos nao ciganos (i.e. sao racistas)
Logo nao é de estranhar q a % ciganos presos seja >> q a % ciganos na populacao e nao é da biologia porra é pq é assim q acontece, é assim pq sim, pq este grupo sociocultural tem este tipo de comportamentos sistematicamente, noutro contexto se calhar tinha outros… mas n vamos dai inferir q basta dar-lhe o rendimento minimo e uma casa a borla + saude + educacao, para q as coisas mudem… esta completamente errado, portugal ja tem um conjunto de leis (boas ou mas) e basta FAZER CUMPRIR essas leis para q os ciganos mudem de comportamentos - eles n mudam pq NAO LHES CONVEM e as atitudes q tomam fazem-no conscientem,ente para continuar a garantir o estatuto do «esta-lhe no sangue tadinhos» e a IMPUNIDADE q isso tras consigo.
22 de Novembro de 2007 às 12:14
@Bejense
E você baseia-se em quê para chegar a essas conclusões (já que apelida aquilo que digo de “pseudociencias”)?
22 de Novembro de 2007 às 12:19
Todos diferentes, todos animais!!
Um abraço para todos.
Sr. Lelo
22 de Novembro de 2007 às 12:25
@lelo - não me diga que o seu patrão (CMB) também é um animal. Que é diferente já a gente sabia….
22 de Novembro de 2007 às 12:39
no raciocínio logico
22 de Novembro de 2007 às 13:04
@ Bejense - Concordo consigo e creio que a verdade dos factos baseia-se maioritariamente da experiência própria, no contacto dia-a-dia com esta “franja” da população que reside no nosso País, e particularmente na nossa cidade. Que estragam, poluiem, não limpam nem ajudam a limpar! Qualquer dia, temo que não seja a nossa PSP a correr com eles, mas sim a população enraivecida, farta da mesma coisa, porque ninguém faz nada!
P.S. - O parque Nómada foi um “tachinho” pa não dizerem que os comunistas são racistas não é??
22 de Novembro de 2007 às 13:14
@ Pontapé na Lógica - Parece-me a mim que o sr. não está a perceber o ponto de vista da maioria dos comentadores. Aqui não se trata de racismo, nem de preconceito em relação a pessoas de etna cigana ou negra. Trata-se da impunidade em que vivem e daí tiram proveitos, em que usam e abusam. A população portuguesa, e mais concretamente a população bejense, não tem que viver ao lado destes marginais, porque eles, não contribuiem para nada no País, a não ser para essas ridículas estatisticas que não nos vão levar a nada. Eles são como são e vão continuar a praticar o mesmo tipo de atitude até alguém tomar uma atitude mais drástica!
22 de Novembro de 2007 às 15:09
@Poeta do Bloco
“Aqui não se trata de racismo, nem de preconceito em relação a pessoas de etnia cigana ou negra”
mas…
“Eles são como são e vão continuar a praticar o mesmo tipo de atitude até alguém tomar uma atitude mais drástica!”
@Bejense
Foi esse mesmo raciocínio lógico (igual ao seu) que levou ao genocídio dos judeus europeus, dos tutsis no Ruanda, dos Arménios pelos turcos, dos Bósnios, etc.
22 de Novembro de 2007 às 15:14
pera ai… fazer com q um grupo de cidadaos (ciganos) tenho os MESMOS DEVERES E DIREITOS que os diferentes cidadaos fazendo cumprir a lei é a mesma coisa q despejar bidons de zilon B em treblinka sobre um grupo de pessoas q ali estavam pela raça q tinham e nao pelos comportamentos q tomavam?
fds.. tanto demagogia….
22 de Novembro de 2007 às 15:26
Fds… então faça-se entender.
Afinal, você acredita ou não que é a exclusão social que gera a criminalidade?
Ou será que a geração é expontanêa?
Pense bem!
22 de Novembro de 2007 às 15:27
Acredita mesmo que eles têm os mesmos direitos que você? Acredita mesmo nisso?
22 de Novembro de 2007 às 15:34
@kicker - alguma sugestão para a inclusão social de delinquentes?
22 de Novembro de 2007 às 15:48
Rosseau versus Hoobes a uma hora destas por amor de deus… prefiro a do ovo e da galinha.
No caso dos ciganos acho q é 95% autoexclusao. nao deixam os filhos estudar, nao Querem EMPREGOS POR CONTA de outrem ou voce acredita q se eles quizessem a CMB n lhes arranjava uns empregos (daqueles q os emigrantes fazem) por 500€/ mes????? mas nao… é melhor o subsidio e a casa À borla
voces sao uns autistas, tudo o q de mal acontece do mundo nao é culpa dos implicados mas sim da envolvencia social… coitadinhos e tal. Ora FODASSE se os meus pais fossem multimilionarios e me tivessem posto a estudar nos melhores colegios, se fossem amigos intimos das melhores familias de portugal, se calhar hojer eu era administrador de uma grande empresa em portugal e teria um porche euma mansao com piscina e cavalos….
ja agora citando BBrescht
Quem pode culpar o rio
de n sua torrente tudo arrastar,
sem primeiro culpar
as margens q o oprimem
Vao ao google para a versao originalç q esta é de alembradura
22 de Novembro de 2007 às 15:57
bejense - contenção verbal, sugere-se!
22 de Novembro de 2007 às 16:14
Era o que eu ia sugerir João. Debate sim, discussão de ideias e pontos de vista, sim. Ofensas e/ou contenção verbal é obrigatório meus senhores. Não se esqueçam que somos um grupo de indivíduos civilizados e gostamos de ser respeitados e respeitamos os outros. Apesar de tudo continuo a concordar com o Bejense.
22 de Novembro de 2007 às 16:28
Ainda bem que os senhores são todos iguais…pelo menos no “raciocinio lógico”, porque se sentissem na pele a diferença da exclusão, talvez penssassem de outra forma!
Não serão então vocês os delinquentes desta sociedade.
Agarrados a teclados para afogarem mágoas e cobardias.
Graças ao “tachinho” muitas crianças e famílias tem acesso a condições básicas que não eram possíveis antes, muitas crianças podem vir a ter um futuro melhor, muita delinquência se pode prevenir ( até porque mesmo “entre pares” ao nível de raciocinio lógico a delinquência dos (vossos) filhos não está a salvo).
Só mais uma nota: Estamos gratos pela forma de raciocinar do nosso patrão.
22 de Novembro de 2007 às 16:33
@João Espinho
Se for por mim, podes deixar o Bejense “soltar-se” à vontade. Com esganiçados posso eu bem porque sei que tenho a razão do meu lado.
Quanto a propostas:
Existem muitos exemplos de boas práticas ao nível de processos de integração de grupos minoritários por essa Europa fora que podem servir de referencial para Beja. Por exemplo este http://www.equal-kalodant.fr, que, incluisive, está a ser referencia para um projecto similar a ser desenvolvido pela autarquia de Coimbra.
Mais…
Existem já em Portugal estruturas de base concelhia - Núcleo Local de inserção (NLI) e o Conselho Local de Acção Social (CLASO) - que deveriam ter por missão pensar estas questões em profundidade. Tu, João, que és deputado municipal, poderias tentar obter informações acerca desta temática, nomeadamente, se foi ou não priorizada em termos de Diagnóstico Social do Concelho de Beja, bem como, em termos do novo Plano de Desenvolvimento Social que se encontra neste momento em fase de elaboração.
A dimensão e gravidade do problema não se coadunam com relações baseadas no imediatismo das emoções e muito menos em preconceitos obsoletos e bacocos. Mais do que de reacções, precisam-se de acções.
22 de Novembro de 2007 às 16:51
Este post vem mesmo a calhar! Agora mesmo estiveram 2 dignos representantes desta etnia à minha porta, apenas para “cheirar”, dizendo se tenho alguma TV usada para vender. Infelizmente não tinha a porta fechada a chave (o que normalmente acontece precisamente por causa destas pessoas….), e tive que lhes responder, naturalmente negando a sua pretensão! Claro, depois um desses espertalhões rematou dizendo que o pai dele trouxe para a minha oficina em tempos um vídeo, o que é, naturalmente, uma mentira pegada! Semanalmente, pelo menos uma ou duas vezes, tentam uma coisa dessas! Claro, também devo dizer que tenho clientes sérios entre essa etnia, mas contam-se pelos dedos de uma mão! Só que, qualquer dia, até a eles vou ter que recusar trabalho, já que não sei se são esses ditos clientes sérios que dizem aos outros para vir aqui, para “tentar” a sua sorte!
22 de Novembro de 2007 às 16:58
@pontapé - a posição do Lelo espelha a posição da CMB, de que se faz porta-voz.
Conheço várias experiências levadas a cabo na Alemanha - integração de comunidades de Leste após a queda do Muro, inclusão de comunidades islâmicas, etc… - algumas muito bem sucedidas, outras verdadeiros fracassos.
O que venho escrevendo sobre a comunidade cigana não lhe é dirigida. Andei nos bancos da escola com ciganos, brinquei com eles e ainda hoje troco impressões com alguns deles.
O que me custa é a cegueira das entidades que se dizem com responsabilidade na área social, que mais não têm feito que empurrar uns contra os outros, evitando “pontes”, por via de uma arrogante forma de lidar com a opinião contrária. Somos os racistas e xenófobos e assim fica o problema resolvido, porque eles são os detentores absolutos da verdade. O resultado está à vista: a aversão vai crescendo e qualquer dia ninguém tem mão nisto.
Estamos cá para ver.
22 de Novembro de 2007 às 17:17
@Nikonman
Como te percebo… dai te ter sugerido para indagares junto das estruturas competentes, apesar de eu já saber que apenas irás confirmar as tuas expectativas.
Em Aljustrel, a situação é idêntica - toda a gente fecha os olhos -, ficando os comunistas como os tolerantes, humanistas, complacentes, quando na realidade a sua única atitude é a pura inércia.
22 de Novembro de 2007 às 17:52
ao Pontapé na Lógica.
“…Existem já em Portugal estruturas de base concelhia - Núcleo Local de inserção (NLI) e o Conselho Local de Acção Social (CLASO) - que deveriam ter por missão pensar estas questões em profundidade. Tu, João, que és deputado municipal, poderias tentar obter informações acerca desta temática, nomeadamente, se foi ou não priorizada em termos de Diagnóstico Social do Concelho de Beja, bem como, em termos do novo Plano de Desenvolvimento Social que se encontra neste momento em fase de elaboração.
A dimensão e gravidade do problema não se coadunam com relações baseadas no imediatismo das emoções e muito menos em preconceitos obsoletos e bacocos. Mais do que de reacções, precisam-se de acções.”
Isto sim, é discutir com seriedade e isenção.
22 de Novembro de 2007 às 17:57
E aproveito para lhe responder:
Sim. A intervenção que alguém designou “tachinho” faz parte dos documentos que refere e foi priorizada por todos os parceiros sociais que os elaboraram.
Sim. A continuidade e consolidação desse duro trabalho que alguém elogiou em Coimbra (tive ocasião de ouvir técnicos desse projecto numa conferência no Porto em que também foi apresentado o projecto de Beja) está prevista no novo Plano de Desenvolvimento Social que está em construção neste momento e é resultado das horas de relexão e debate de TODAs as entidades que têm assento na Rede Social do Concelho de Beja e que o queiram fazer. São cerca de 90.
E sim. Os deputados municipais deviam ter a prestação, preocupaçãoe isenção que bem sugere.
22 de Novembro de 2007 às 18:00
@kicker - deves ter ficado corado com este elogio vindo da municipalidade bejense.
A seriedade e isenção só o são quando estão a nosso favor.
Conheço-os demasiadamente bem para os levar a sério. (principalmente a quem encomenda os elogios e os ataques).
Siga a discussão.
22 de Novembro de 2007 às 18:06
@pontapé: esganiçados o c****
22 de Novembro de 2007 às 18:09
@clap, clap (que pena não assumir a sua identidade) - Os deputados municipais, e por mim falo, têm a prestação que lhes é possível ter. À excepção do PCP, os outros Partidos com assento municipal não têm funcionários que possam fazer muito do trabalho de casa e a disponibilidade é relativa. Também a prestação é aquela que é possível numa câmara que é a voz do dono, isto é, uma assembleia que é o eco do executivo. E você sabe isso melhor que eu.
Quanto à isenção, é melhor nem falarmos no assunto, pois como é do seu conhecimento uma grande parte dos deputados municipais limita-se a seguir (cegamente) as indicações e ordens que lhes são dadas pelos partidos. Felizmente não é o meu caso, como já deve ter percebido.
22 de Novembro de 2007 às 19:33
Epá…estão aqui comentários do mais absurdo que há!!!
Mas pronto…cada um com a sua. Cá para mim é tudo um problema de justiças e das forças de segurança. Não actuam, têm medo e assim vão acontecendo cada vez mais coisas destas.
22 de Novembro de 2007 às 20:06
Não gosto de polemizar. Mas, alguém citou o “25 de Abril” para justificar o injustificável. Com certeza, muitos, ou alguns dos comentadores, não imaginam o que foi viver sem liberdade. Nem eram com certeza nascidos.
Quem proporcionou aquela manhã histórica não imaginou que, trinta e tal anos depois, tivéssemos o paìs que temos.
É bom que não se esqueça de que alguém se apropriou dos seus sonhos, alguns utópicos, concordo, e virtualidades para usar a liberdade em seu proveito e gozo próprios, esquecendo completamente de que ninguém vive isolado em sociedade e que, quando cavamos “a cova ao lado”, estamos a “minar” a nossa. Repito-me: humanidade e solidariedade andam pelas ruas da amargura. Não se ponham culpas ao “25de Abril” e tenhamos coragem de assumir, cada um de nós, o nosso quinhão de culpa no estado do país que temos e que vamos deixar aos futuros.
Mas, o tema das linhas acima trouxe-me à colação um artigo “Roma contra romenos” que, releve-se a publicidade, está publicado na “Visão” nº 767, de 15 do corrente, a páginas 94. Veja-se lá o que está a acontecer em Itália com a etnia ROM, cigana. Racismo? Chauvinismo? Intolerância? Ou não será antes, libertinagem, desrespeito, abuso e muita falta de coragem e de assunção de responsabilidades por parte de quem detém o poder?
Assobiar para o lado não defende fronteiras, nem físicas (já não se justificam) nem civilizacionais. O tempo dos burgos muralhados já lá vai há muito…
Se não pegarmos no nosso próprio destino, alguém o fará por nós. A vida é a soma exacta de todos os dias que vivermos.
jorge loureiro
22 de Novembro de 2007 às 22:20
Acho que não se trata de os lelos terem os mesmos direitos que nós mas sim de nós termos os mesmos direitos que eles ou seja, as regalias que eles têm.
Costumes e tradições dos lelos li eu algures por aqui. E nós tb não temos costumes e tradições?!! E por acaso vamos aos locais deles fazer a pouca vergonha que eles fazem em todo o lado?! Não tenho nada contra a raça deles mas tenho sim contra a porcaria que eles fazem sob a “capa” de imunidade de ser lelo.
Recebem enormes maquias de rendimento minimo sem trabalhar. Cartas de condução tiradas em marte, sim por cá nunca vi um lelo num carro de aprendizagem, vandalizam espaços publicos, etc, etc, etc. Existem imigrantes legalizados que cá trabalham arduamente e levam os filhos à escola, pagam os impostos, cumprem com todas as obrigações e da segurança social…. népias!
Ali para os lados de figueira dos cavaleiros, foi remedio santo, a população correu com eles dali para fora. Por aqui, todos se acagam, até as autoridades.
Esta situação exige um estudo SERIO por parte dos nossos sociologos porque assim…assim… assim, é que se vai começando a haver segregação racial e não deve levar muito tempo.
M&M
22 de Novembro de 2007 às 23:43
Olhando as imagens com algum cuidado analítico, devo referir três coisas:
1. Não se vê por ali nenhum cesto/balde do lixo nem cinzeiro de “pé alto”.
2. Abundam as garrafas de água, e vislumbro uma garrafa de água das pedras e uma garrafa de “ucal”, o que evidencia acentuado avanço civilizacional de uma etnia maldosamente associada aos distúrbios “alcoolizados”.
3. Pela concentração de “pontas” de cigarro, podemos adivinhar uma mole gitana a lotar aquele espaço, talvez 40, 50, 60 filhos da sorte e do vento. Juntem um bando de caloiros e “dôtores” universitários em igual número num espaço de lazer (os ciganos divertem-se e confraternizam em todo o lado) e depois vamos bater umas fotos para ver em que estado o recinto ficou. Vai uma apostinha como a diferença não é chocante?
23 de Novembro de 2007 às 12:35
Puff! Se fossem só os ciganos que fizessem deste tipo de coisa estava eu bem!
Haviam de ter visto como ficou o Rossio (Lisboa) quando os escoceses vieram cá ver o jogo… Nunca tinha visto nada assim! E, olhem!, não era por falta de caixotes do lixo! Posso dizer que muitos deles, senão todos, estavam hospedados em hóteis de 5 estrelas.
Só tenho pena que esta revolta não seja transversal a todos aqueles que deitam lixo e cospem para o chão. Sim, porque para alguns países os portugas não são sequer brancos, apelidando-os de “porcos”. Interessante.
23 de Novembro de 2007 às 13:02
Penso que uma casa mortuaria, não é própriamente um local de lazer e que o Rossio (Lx) é em alguns dias local de festa como o foi durante esse jogo. Não entendo como o AMRevez e a matahary confundem a questão em causa.
Os lelinhos são uns pobres coitados né?!!
A seguir à EDP moram uns quantos, parece-me que as casas terão uma casa de banho mas mesmo assim os lelinhos têm de ir fazer as necessidades na mata em frente.
Tanto é assim que aquele espaço verde da cidade já não atrai a população para os seus passeios. Têm medo deles e têm medo de sujar os sapatos em toda aquela imundice.
Admito que seja um problema complexo de se resolver este o da integração dos lelos. Mas as coisas não podem ficar assim eternamente. Não haverá por aí uma equipa de sociólogos e/ou outros que consiga ensaiar uma solução?!!
M&M
23 de Novembro de 2007 às 14:58
@ CAMARADAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA… CLAP, CLAP, CLAP!… E AFINS.
NÃO VOS ADMITO QUE UTILIZEM AS MINHAS PALAVRAS PARA, COM ELAS, ATACAREM O AUTOR DESTE BLOG, SUBVERTENDO TOTALMENTE AS INTENÇÕES DAQUILO QUE POR MIM FOI ESCRITO. O QUE O CIDADÃO JOÃO ESPINHO FAZ É MAIS DO QUE TODOS VOCÊS JUNTOS CONSEGUEM FAZER – É DAR A CARA PELAS CONVICÇÕES.
MAIS DO QUE AS DITAS ESTRUTURAS “QUE TÃO ARDUAMENTE TRABALHAM”, ESTE – O PRAÇA DA REPÚBLICA - É O ÚNICO ESPAÇO DE REFLEXÃO DO CONCELHO DE BEJA ONDE AS IDEIAS SÃO DISCUTIDAS DEMOCRATICAMENTE E ABERTAMENTE. ONDE TODOS PODEM PARTICIPAR.
MAIS…
A DITA REDE SOCIAL DE BEJA ESTÁ PEJADA DE NOTÁVEIS “TACHISTAS” (SIM, TACHISTAS), NÃO FORA A CÂMARA DE BEJA UM ANTRO DESTA SUBESPÉCIE DO SAPIENS SAPIENS, COM TENTÁCULOS ESPALHADOS PELA GRANDE MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DO CONCELHO.
PORTANTO, AGRADECIA QUE NÃO ME CITASSEM EM VÃO.
23 de Novembro de 2007 às 15:06
@ CAMARADAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA… CLAP, CLAP, CLAP!… E AFINS.
Ah…e aguardo, ainda, ansiosamente que a plataforma on-line nacional, que está a ser neste momento desenvolvida, onde todos os projectos promovidos pelos parceiros das Redes Sociais deverão estar “explicadinhos”, para ver exactamente quão árduo está a ser o trabalho desenvolvido pelos diligentes membros destas “altruístas” estruturas.
23 de Novembro de 2007 às 15:11
Drogaram o homem….acalme-se homem ainda lhe dá uma coisa má.
23 de Novembro de 2007 às 15:14
@ui!
ui!
23 de Novembro de 2007 às 16:22
@pontapé - “ui” tem ip agregado à comunidade da rede social. Ah, desculpa, é de alguém que tem um pin com a expressão “his master voice”. Cobardolas, como sempre!
23 de Novembro de 2007 às 19:16
isto tudo seria resolvido se as autoridades os tivessem no sitio, como têm medo ficam na toca… as leis é so para uns, isto há filhos e enteados…
Sejam ciganos, Indianos, ou la o que quiserem… há portugueses que fazem pior e tambem ninguem lhes diz nada, e preciso e ser um portugues especial, que a maior parte leva e cala…
23 de Novembro de 2007 às 19:47
Aviso prévio à navegação mais sisuda ou mais brejeneviana de humor: vou continuar a ironizar, i-r-o-n-i-z-a-r
Que tal a CMBeja projectar um gypsytério e um “acampamento” mortuário ao ar livre, onde toda a comunidade cigana pudesse livremente beber, fumar, urinar ao ar livre, acender fogueiras e transaccionar mulas e DVD´s?
Melhor: a CMBeja contrata alguns dos hammerskins que estão a aguardar julgamento e põe os rapazes a impôr a ordem e a limpeza na casa mortuária.
PS: Não nos esqueçamos que os portugueses são os ciganos da europa: aldrabões, fogem aos impostos, enganam o melhor vizinho por uns cêntimos, esfolam um amigo por um palmo de terra, adoecem fraudulentamente, embolsam uns trocados no serviço, enfim, o que a gente sabe. Por isso mesmo, acho que manda a coerência das coisas que tenhamos os ciganos mais porcos e incivilizados da europa. O que, é bom que se diga, nos dá um certo exotismo multicultural.
Recomendo visionamento do filme: “Time of gypsys” (Tempo de ciganos) de Emir Kusturica
24 de Novembro de 2007 às 0:12
Pois eu acho que os ciganos (e deixemo-nos de demagogias baratas e desnecessárias) só fazem aquilo que lhes é permitido fazer. Ninguém lhes impõe o cumprimento de leis, como a qualquer comum cidadão, e eles apenas tiram proveito desse facto. Nada mais! Enquanto não houver instâncias superiores que tenham co… ragem para os enfrentar, eles hão-de continuar a agir contra a lei, e a beneficiar de todas as regalias e mais algumas. E claro que nós, trabalhadores honestos, é que iremos continuar a pagar para isso… Haja tomates neste país, caraças!
24 de Novembro de 2007 às 0:21
Cara matahary (e todos os que das suas ideias partilham),
a complexa questão dos ciganos não se resume apenas ao lixo que deixam nos espaços por onde se movimentam. Vai muito além disso, e ofende os bons cidadãos honestos e cumpridores das suas obrigações, sociais, morais e cívicas. Porcos há muito, é certo! INFELIZMENTE! Mas contra a lei como o povo em questão… bem, haveria tanto para dizer…
24 de Novembro de 2007 às 0:34
Sim, AMRevez,
concordo que este nosso povo ainda tem muito que evoluir, isso é bem verdade! Que continua a haver muita falta de civismo neste país, e uma mentalidade ainda bastante tacanha e mesquinha, ai isso infelizmente, há-de levar muito tempo até que se consiga resolver. De qualquer modo, o povo de etnia cigana continua também a ser o único a quem não se exige o cumprimento de leis e normas, e a cujos abusos se fecham os olhos, por pura cobardia (ou sei lá eu porquê…).
24 de Novembro de 2007 às 1:20
INTEGRAÇÃO???..eles mereciam era CORRECÇÃO!!!mas infelizmente não temos TOMATES para os por na linha.
eles fazem o que querem, a hora que querem,e como querem,e PONTO FINAL.
24 de Novembro de 2007 às 16:11
Falam, falam mas não vos vejo a fazer nada… aqui são uns herois, em frente dos ciganos uns cobardes. Actuem! Façam como eu, quando confrontados com grosserias, nem que seja com um cigano a vos tentar passar à frente numa fila, não se calem e não o permitam!
24 de Novembro de 2007 às 20:31
¿Sensata política inmigratoria de Romano Prodi?
25 de Novembro de 2007 às 16:04
ciganos = tolerancia ZERO >> dava-lhes 6 meses para entrar na linha
20 de Abril de 2008 às 10:41
A RAÇA CIGANA, DEVIA DEIXAR DE EXISTIR EM PORTUGAL.
TÊM TUDO, MAS NÃO RESPEITAM NÍNGUEM.
20 de Abril de 2008 às 10:57
¿Sensata política inmigratoria de Don Jesús- Tippex- Caldera?
31 de Outubro de 2008 às 14:53
calem-se nem todos os ciganos são assim, vcs são uns racistas e vou denunciar os vossos comentarios racistas, racismo e xenofobia é crime. a vossa raça tb faz das boas.
8 de Julho de 2009 às 18:37
As barbaridades que aqui se dizem!!!!
Os seres humanos são todos iguais, quem não perceber isso deve dar um tiro nos miolos porque o futuro não lhe pertence
13 de Janeiro de 2010 às 11:07
Vendo as imagens sou obrigado a concordar com os comentários descritos mas só em certa parte, pois existem pessoas fora da etnia cigana que comentem as mesmas barbaridades,portanto devemos ser mais racionais em certos comentários.Para quem não conhece bem os ciganos devo vos dizer que nem todos somos iguais, existem neste país ciganos intregados na sociadade há longos anos com relações de amizade e cidadania com a comunidade envolvente.É como eu costumo frisar:”conheme antes de me julgares”.Vivo na cidade de aveiro, e a minha familia já vive em aveiro com casas proprias há mais de 50 anos,por exemplo o meu falecido avô a ultima casa que comprou no centro da cidade foi em 1963, portanto existem ciganos com as mesmas qualidades que os srºs,que cumprem na intrega os seus deveres abdicando algumas vezes dos seus direitos em prol dos outros.Devemos nos preocupar sim em ensinar a viver em sociedade quem aida não sabe para podermos viver num portugal melhor.
13 de Janeiro de 2010 às 11:22
E o lixo que os caloiros deixam espalhado pelo centro das deversas cidades! Então podemos dizer que não são só os ciganos que têm falta de civismo os proprios universitários que são todos da vossa etnia e alguns vossos filhos tambem sofrem da mesma doença”falta de civismo”.Então podamos dizer onde está a educação que adquirida em casa destes alunos……De certeza que não axiste.
13 de Janeiro de 2010 às 11:25
E o lixo que os caloiros deixam espalhado pelo centro das deversas cidades! Então podemos dizer que não são só os ciganos que têm falta de civismo os proprios universitários que são todos da vossa etnia e alguns vossos filhos tambem sofrem da mesma doença”falta de civismo”.Então podemos dizer onde está a educação que adquirida em casa destes alunos……De certeza que não axiste.