Out 29 2007
ExpoBeja
Retomo o assunto anteriormente aqui abordado.
Para já, não se fala na saída de Lopes Guerreiro (Director contratado). Mas não sendo adivinho, seguramente que essa hipótese já esteve, ou virá a estar, em cima da mesa.
Entretanto, a CMB e ACOS reuniram. Da CMB o habitual silêncio, para que nenhuma expressão possa prejudicar o que está em marcha.
Da parte da ACOS, e sem lamentos, ouve-se que esta Associação de Agricultores financia em 52% a Sociedade Gestora do Parque de Feiras e Exposições de Beja.
Já se vai percebendo esta súbita apetência da Câmara de Beja em tomar conta do Parque. É que 2009 está cada vez mais perto e há-que mostrar trabalho.
Agradeço que me digam se estou enganado.
Ler: Futuro da ExpoBeja
29 de Outubro de 2007 às 12:35
É tristemente interessante, para não dizer mesquinha, a relação da CMB com o Parque de Feiras e de Exposições de Beja e, especialmente, com os dois grandes eventos que ali se realizam Ovibeja e Ruralbeja. A CMB, que por falta de ideias e de agilidade programativa, o melhor uso que sabe dar ao recinto é o casamento de ciganos e a promoção da venda de produtos contrafeitos. Já este ano, por birrinha (ciumeira) do seu presidente, matou de vez uma feira que se vinha a impor, a Ruralbeja, afastando do evento a única entidade que tinha conhecimentos e meios técnicos para realizar em Beja uma feira com tais caraterísticas e dimensão: A ACOS. Sózinha, a CMB é incompetente para realizar uma feira de média dimensão, como a Ruralbeja, que depressa trocou por uma mostra de vinhos, em deselegante (e nada imaginativa) concorrência com o que já se faz em Alvito, Cuba, Vila de Frades e em todos as outros variados locais do Alentejo onde se celebram os Santos e, em especial, o São Martinho. Já no que respeita à OVIBEJA, a maior feira agrícola do país e o maior evento social e económico que se realiza em Beja, a CMB continua perfeitamente marginal. Há anos que não põe na OVIBEJA um ínico centavo. A CMB é alheia ao maior acontecimento do Baixo Alentejo. E o único contributo que dá para a OVIBEJA – para lá da habitual arrogância progressista, e do ódio incontido que nutre pelos ladrões da lavoura e da ACOS – é uma equipa de varredores que limpa o recinto ao fim do dia, menos no dia 1 de Maio que é dia do Trabalhador e aí ninguém limpa. Tendo a ACOS que avançar com equipas privadas para que no dia mais concorrido da feira não andassem os senhores autarcas atascados de lixo até ao pescoço. A OVIBEJA – é bom que toda a gente saiba – não é da Câmara que lá não põe um chavo e apenas se pavoneiam lá o senhor presidente e os senhores vereadores.