Set 14 2007
O Olhar de … Hugo Lança
foto: joão espinho
A foto está longe de ser das melhores do João Espinho. Confesso-me impotente para identificar o local. No olhar desatento deste que vos escreve, ao longe parece desfocada. Mesmo a bunda que nos rouba o olhar, não tem as formas que nos furtam a respiração!
Contemplo a foto outra vez! Numa primeira leitura, não lhe encontro qualidade para ser exibida nesta Praça. Acho-a imperfeita: mas as imperfeições atraem-me! Detenho-me. Prendo-me no casal, que caminha decidido. Lado a lado, num mesmo sentido, unidos por uma direcção que lhe é comum, um fado íntimo, um destino que escolheram percorrer unidos. Os dois, juntos! Ou talvez não!
Num outro olhar, existe um vazio entre o casal. Um espaço que nenhum parece procurar preencher! Uma pequena brecha que o tempo deixou aberta, tão ténue que basta um ligeiro estender de mão para a colmatar. Mas as mãos escondem-se, como que demasiado ocupadas, terrivelmente absortas na procura do que julgam querer, tremendamente distraídas para contemplar a beleza das coisas simples.
Sim, porque aquilo que nos olhares dos outros parece uma banalidade, trivialidades sem interesse, consegue ser sublime, quando contemplada na cumplicidade de um olhar.
Hugo Lança
14 de Setembro de 2007 às 12:33
Em consciência, entendi escrever a minha opinião sobre este post, em http://ireflexoes.blogspot.com/2007/09/manifesto-anti.html
14 de Setembro de 2007 às 14:13
Poxa, quanta revolta!
14 de Setembro de 2007 às 17:26
Ahahahahahahahahahahahahahah!! Parabéns Claudia! Comentário do mês!
15 de Setembro de 2007 às 18:02
Sobretudo trata-se de uma foto “provocatória”, que explora de forma notória os contrastes ali existentes. Homen/mulher, água/terra, branco/preto, as várias tonalidades do azul, o tronco hirto de um e curvado do outro, os movimentos das pernas e sobretudo dos membros superiores. Parecendo demonstrar que na aparente calma do meio envolvente, estas duas pessoas estão no mínimo absortas a debater algum assunto deveras importante ou preocupante para ambos, de modo a se alhearem de tudo que as rodeia.
17 de Setembro de 2007 às 0:14
O local é na Expo, Parque das Nações 🙂
17 de Setembro de 2007 às 0:18
@lopesCa – o Hugo certamente que virá aqui agradecer a info.
17 de Setembro de 2007 às 17:16
@LopesCa – agradeço a referência!
@Claudia – não se preocupe com o que aquele “h” escreve” A malta dá-se bem…