Set 06 2007
Sintéticas promessas!
Para o executivo comunista da Câmara Municipal de Beja a democracia é uma chatice. O ideal seria que não houvesse vereadores da oposição, ainda por cima daqueles que não percebem nada dos assuntos, pois só vão às reuniões camarárias para criar entraves ao cumprimento das promessas eleitorais.
A última: o PCP quer à viva força que cada aldeia tenha um campo desportivo com piso sintético. Não importa quantos utentes estão previstos, pouco importa os custos. O que importa é que cada sintético dê algumas dezenas de votos.
É verdade que o PCP não prometeu um piso sintético em cada aldeia. Mas, pergunto, se a Cabeça Gorda vai ter um, por que razão a Salvada não há-de ter também o seu rectângulo verde? E depois vem Baleizão, as Neves – e os de Quintos? – Beringel, etc…!
Bem fizeram os vereadores da oposição em devolver as decisões tomadas na Rua da Ancha, atitude que mereceu do vereador Caixinha uma deselegância própria de quem não está habituado à Democracia, esperando-se que haja bom senso (e contenção) na atribuição de campos de piso sintético a aglomerados com população que do desporto só sabe o que lhe é dado pelas TV’s e por alguns torneios do INATEL.
6 de Setembro de 2007 às 23:00
Não haverá coisas mais importantes em que gastar dinheiro? Não seria mais importante fazer investimentos que potenciassem a criação de mais emprego e desenvolvimento? Não seria mais importante procurar fixar as pessoas aqui?
Abraço!
6 de Setembro de 2007 às 23:08
…a aglomerados com população que do desporto só sabe o que lhe é dado pelas TV’s e por alguns torneios do INATEL.
…
O sr. subscritor desta frase tem ideia da ofensa que esta a fazer às pessoas que vivem nos aglomerados rurais de Beja, Este sr. deve achar-se o mais esperto, acredito que saiba muito de desporto e de escrever na internet, mas não tem o direito de ofender e chamar ignorantes às populaçãoes que já são prejudicadas por viverem longe da cidade, sem terem acesso aos bens culturais, desportivos, de educação e muitos outros e ainda por cima são injuriados por este sr. que até chegou a deputado da Assembleia Municipal do PSD. É demais!!!
6 de Setembro de 2007 às 23:13
E porque não? O Cabeça Gorda não joga na mesma divisão do Desportivo de Beja e o Salvada e o Baleizão não jogam na mesma divisão do Despertar? Porque razão apenas os clubes da cidade têm direito a relvado e a sintético e os das aldeias que disputam o mesmo campeonato não o podem ter? Sabe quantos relvados existem no Concelho de Serpa? Três. E em Beja existe apenas um relvado e um sintético. E olhe que nas aldeias não exite só futebol. Este ano, pelo menos duas apresentaram equipas de atletismo: Neves e Santa Vitória. E quando algo vai ser feito para mudar este estado de coisas, a oposição chumba! É por estas e por outras que a oposição está onde deve estar!
6 de Setembro de 2007 às 23:32
@RCataluna
Esse tipo de ideias são grandes de mais para conseguirem passar nas estreitas ruas de acesso à Praça da Republica!
6 de Setembro de 2007 às 23:55
Nao querem ofender ninguem… mas ao que vejo, o que a malta da camara quer e em cada quintal colocar um piso sintetico… nao lembra a ninguem realmente… ahhh pois ja me esquecia a camara nada em dinheiro, e como tal tem de o gastar… nao sabem em que e entao olha…. vamos por umas alcatifas aqui e acolá…
Repito que nao quiz ofender ninguem, acho que toda a população tem o mesmo direito… agora há é que medir as coisas, nao vou colocar um piso sintetico onde o seu uso e estupidamente baixo (Se o de beja e o ou nao utilizado leva tb de tabela com esta afirmação)
aldeão – e por essas de este ter e nos não, que neste momento existe em portugal um estadio no algarve, que serve para…. ganhar po, que existem camaras endividadas ate as pontas dos cabelos, por terem tido um estadio para o euro… esse e um dos grandes problemas do tuga, se ele tem eu também tenho de ter… ha que aprender a viver com o que temos e com o que podemos ter
Nikonman – so agora tive oportunidade de visitar com mais tempo a casa nova, parabens pela nova casa…
7 de Setembro de 2007 às 0:16
@josé costa – apesar do nível da sua linguagem, cedo-lhe algum tempo:
– não recebo lições de como devo ou não devo intervir. Não ofendo ninguém quando “destapo” uma realidade. Realidade esta que, como sabe, tem sido fomentada e acarinhada pelos que apregoam a solidariedade, a inclusão social de idosos e outras tantas teorias que, como se vê, resultaram no que resultaram.
– Se as populações que vivem afastadas da cidade estão privadas de todos os bens que refere, tem uma boa ocasião para chamar à responsabilidade quem, desde o 25 de Abril, tem governado os destinos da cidade, desses aglomerados e dessas gentes. Por acaso e por vontade eleitoral tem sido o PCP!
– Eu não “cheguei” a deputado municipal. Essa teoria é levada a cabo nos regimes comunistas. Lá é que o “povo chega ao poder”. Eu fui eleito. Tem alguma coisa contra a Democracia.
Volte sempre, mas para a próxima tire as vendas que não o deixam ver para os lados.
7 de Setembro de 2007 às 0:38
Antes de mais parece-me (não consegui confirmar isto em lado nenhum mas acho que era assim) que a proposta chumbada era a do arrevalmento do campo da Cabeça Gorda e do campo do Bairro da Conceição. Há 18 freguesias, 14 rurais: um relvado natural que só pode ter uma utilização muito doseada e um sintético que está sobrelotado.
Os comentários que são feitos além do post do autor na minha óptica só têm três lados:
1 – Ou é só para estar contra a proposta do executivo da CMB
2 – Ou é por não conhecer minimamente a realidade do desporto no concelho e principalmente na cidade
3 – Não gostam de futebol ou até de desporto no seu geral e são contra esse tipo de despesas
“Em cada quintal por um campo sintético”
Disparate: O concelho de Beja sofre uma falta enorme de infra estruturas desportivas e da realidade actual até relvar quintais faz lembrar a comparação em que entra também a Feira de Castro
“Não haverá coisas mais importantes em que gastar dinheiro?”
Claro que há, uma coisa não invalida a outra. Essas duas obras não ultrapassam os 750 000 euros e infelizmente já vi dinheiro MUITO mais mal empregue na nossa cidade. Basta pensar na tão falada Rua António Sardinha, com a diferença desses dois relvados não ser dinheiro jogado fora.
“nao vou colocar um piso sintetico onde o seu uso e estupidamente baixo”
João Barros, não deve dar uma opinião tão absoluta quando não está por dentro (nem ao de leve) da realidade do uso desses pisos. Pode fazê-lo, claro, mas não deve…
Deixando para trás as opiniões de cada um porque provavelmente também não concordam com as minhas vamos a factos que não são rebatíveis:
O relvado sintético não é do Despertar como alguém disse. Na época que agora se inicia vão utilizar esse campo Desportivo, Despertar, Núcleo Sportinguista, Escolas do Benfica (ou Casa do Benfica, não sei bem) e o Rugby penso que do IPB. Já lá vi também a equipa sénior da Cabeça Gorda. Ainda que fosse só o Despertar esse clube tem três equipas de Escolas, duas de Infantis, duas de Iniciados, uma de Juvenis, uma de Juniores e uma de Seniores. São 200 atletas federados a treinarem três vezes por semana. A estes 200 juntam-se mais 100 crianças das Escolinhas (até aos 8 anos). Agora juntem mais os ateltas das agremiações atrás citadas e pensem bem se estamos servidos de campos de futebol.
Para terminar deixo a informação que os seniores do Despertar vão amanhã (hoje – 6ª) iniciar o treino às 21 (!!!) horas e também um pedido de desculpas pelo comprimento do comentário.
Cumprimentos
7 de Setembro de 2007 às 2:57
Anda tudo doente…
7 de Setembro de 2007 às 8:12
É por esta e por outras que urge, de facto, mudar!
Vivo na Cabeça Gorda, gosto da terra onde vivi e escolhi agora regressar. Ora no que respeita aos investimentos públicos em infraestruturas desportivas, como em tantos outros assuntos, o que separa os políticos é a relação de prioridades que estabelecem. Não me choca, até agrada, que o “Ferróbico” venha a ter o seu relvado sintético, tal como seria desejável que todas as aldeias que têm clubes na Iª Divisão Distrital fossem contemplados com essa “prenda”. Mas a questão é verdadeiramente outra, e é esta:
– Na minha perspectiva, tendo a Cabeça Gorda, como as outras aldeias, um “pelado” em condições suficientes para a prática do futebol, o Estado, neste caso a Câmara Municipal, só deveria investir 75 mil euros no melhoramento de uma infraestrutura futebolística depois de ter investido igual ou superior valor em infraestruturas desportivas que proporcionem as condições mínimas a quem gosta de praticar outras modalidades. Ou seja, em vez de ceder à “futebolcracia” reinante, só ficava bem a uma câmara comunista investir 75 mil euros, ou mais, na construção de um recinto desportivo multiusos onde se pudesse praticar andebol, futsal, basquetebol,voleibol, etc., e já agora um corte de ténis contíguo. Creio que a população da Cabeça Gorda e especialmente a sua juventude, seria bem melhor servida. O mesmo se aplica a todas as freguesias rurais do concelho.
7 de Setembro de 2007 às 8:26
75 mil contos, queria dizer…
7 de Setembro de 2007 às 19:45
@hpalma:
Infelizmente…
@Luis:
Eu até concordo com a construção de mais sintéticos. Desde que seja com um critério coerente e que não sirva apenas para inaugurar e fazer figura nos cadernos municipais. E também subscrevo a ideia de AMRevez: as outras modalidades também devem ser apoiadas.
7 de Setembro de 2007 às 22:26
@ Luís,
Eu não pretendo dizer que o sintético era do Despertar. O que eu pretendi dizer era: se o Despertar jogava num sintético porque é que outros clubes que disputam a mesma divisão (Baleizão e Salvada que foram referidos no post) não poderiam usufruir do mesmo direito. No resto estou de acordo com o seu comentário e só quem não está por dentro da realidade e ds necessidades de infraestruturas desportivas do Concelho poderá criticar uma medida destas. Como sabe nas camadas jovens do Despertar jogam muitos miúdos das aldeias. Ora, certamente se essas aldeias tivessem melhores condições para a prática do futebol (e jogar num pelado no Inverno não são nada condiçõs convidativas para essa prática) também os clubes da cidade viriam a beneficiar com isso. Imagine-se que o “ferrobico” é apurado para disputar a Taça de Portugal (basta ganhar a Taça Distrito). Então não seria de toda a justiça poder jogar na Cabeça Gorda,no velhinho José Agostino de Matos, perante o seu público. Assim, com um pelado não o poderá fazer. É óbvio que as outras modalidades também têm direito, mas temos de ter consciência que o futebol é a modalidade mais praticada e nas aldeias já existem pequenos polidesportivos onde podem ser praticadas outras modalidades, nomeadamente o basquetebol. Portanto, para mim esta é uma medida que apenas peca por tardia e só por “cegueira política” pode ser criticada.
27 de Novembro de 2007 às 10:09
Bom dia! Tenho pena de so agora ter visto este Blog… Vou deixar aqui a minha opinião!
Tenho pena de gente ignorante e sem ideias que a unica coisa que sabem fazer é criticar o trabalho das outras pessoas!
1º o sintetico é compartecipado sendo k o valor em questão, 500mil €€, será pago por 4 entidades;
15% Ferrobico + JF Cabeça Gorda;
75% CM Beja + Ministerio ca Cultura/Desporto
– seria um desperdicio de oportunidades/fundos visto que a maior parte do dinheiro a investir, vira de um fundo europeu cujo objectivo é a melhoria de infra-estruturas desportivas e novos projectos! Coisa que tanto a “JF CBG” e o “Ferrobico” já têm á algum tempo.
2º Se o dinheiro seria mais bem empregue em algum outro lado, acho que a CMBeja esta aberta a projectos válidos e que acompanhados de intenções sinceras!
3º A camâra de Beja ñ serve interesses pessoais, mas sim colectivos;
4º O porque de serem apenas estes os campo visados com sintètico “Cabeça Gorda” e “Bairro da Conceição”, meus amigos cada coisa a seu tempo, estes foram os dois primeiros a entregar as devidas propostas, os restantes INFELIZMENTE” teram que esperar até as proximas verbas ficarem disponiveis. Mas penso que alguns noms que aqui foram mencionados nem devem ser tidos em consideração, visto que nem todos os anos conseguem manter uma equipa de futebol! ex “Baleizão” e “Neves”.
5º “POLIDESPORTIVO” – A JFCabeça Gorda já tem em vista este projecto se estiverem dispostos a dispensar verbas para ver este projecto avançar façam favor de se dirigir á Junta e entregarem as ditas….. rsrsrsrrs 75mil euros ñ são 500 mil euros e actualmente as duas acções socioculturais que movimentam mais a População são o Futebol e o BTT e penso que a sinergia que ambas apresentam têm tido bons resultados!
6º PARA OS IGNORANTES QUE SO SABEM FALAR E CRITICAR – Venho por este meio convida-los a assistir a uma partida de futebol no campo Agostinho de Matos, á sombra do CHAPARRO e verem a muldura de gente que segue os jogos do Popular Ferrobico se isto ñ ser suficiente para verem que ali existe um projecto válido então ñ sei se Vale a pena apostar em mais algum desporto em Beja!
27 de Novembro de 2007 às 18:44
@flávio – tenho pena que só fale de futebol e que, para si, os fundos europeus sejam assim uma espécie de oferta, que a nós nada nos custa, pelo que se devem gastar antes que outros os aproveitem. É por essas (e também por outras) que estamos como estamos.
Obrigado pelos esclarecimentos.