Jul 24 2007

O PSD -3-

Publicado por as 11:45 em Geral

A sucessão de Durão Barroso inquinou o PSD. Para a família social-democrata não era indiferente que a aliança PSD/PP tivesse Durão Barroso ou Santana Lopes a liderá-la. Porém, para o aparelho do Partido, suportado por barões e caquécticas distritais, o que interessava era continuar a deter o poder, com tudo o que isso trazia de interessante para as várias capelinhas do PSD. Verificada a mais que previsível queda de Santana Lopes, restava saber quem iria pegar no Partido e tentar colar os cacos que os santanistas haviam deixado atrás de si. Como sempre nestas ocasiões, a comunicação social foi avançando com vários nomes. Porém, só Marques Mendes tinha a legitimidade moral de pegar no Partido. Havia sido o rosto da oposição aos desvarios de Santana Lopes e o País reconhecia-lhe credibilidade. Na altura já Luís Filipe Menezes se apresentava como o aglutinador das bases mais populistas e saudosas de Santana Lopes. O médico do Norte (anti-sulista e anti-liberal) sai naturalmente derrotado. Marques Mendes inicia um mandato de líder do Partido a tentar ser o líder da oposição ao governo aparentemente pró-reformista de Sócrates.
Tarefa hercúlea, agravada pela permanente pressão do povo venerador de Santana e Menezes.
Com tantas frentes de batalha ( e com a deserção dos seus vice-presidentes) Mendes teria que perder em alguma dessas frentes.

Share

5 Resposta a “O PSD -3-”

  1. AJRamos diz:

    Perdeu o PPD/PSD (este é meu não confundir com o do PSL)… resta saber com que consequências para os tempos próximos, é que Cavacos (pelo que aglutinou à sua volta) não nascem todos os dias.

  2. Jorge diz:

    Epá, isto não se faz, já vais no 3.º episódio e ainda não sei em quem vais votar 😉
    Espero que não seja no Marques Mendes, pois eu queria que o Sócrates tivesse oposição, mesmo que não simpatize particularmente com o Menezes.
    Resumindo, desde que não seja o Marques Mendes (já agora, nem o Rui Rio), pode ser qualquer um.

  3. Yardbird diz:

    Pois cá para mim, a questão é simples: neste momento quem tem possibilidades de liderar o PSD não é competente, e quem o é não está para se afundar num atoleiro.
    Peçam responsabilidades à manuela F. Leite, porque se ela tem tomado as rédeas do partido quando devia, fazendo frente ao Marques Mendes, as coisas seriam de certeza diferentes.
    Abraço, João

  4. Anónimo diz:

    O DURAO BARROSO É UM MOçO QUE JOGA NUM CLUBE DA PREMIERE LEAGUE E PASSA FÉRIAS NA ILHA DO EMPRESARIO JOAO PEREIRA COUTINHO?

  5. feiradecastro diz:

    Coitado do Mendes.
    A culpa é toda do Premier Sócrates.
    Quem é que o autorizou a fazer polítca de direita? Assim nada mais resta ao amigo Mendes fazer oposição de esquerda, que, diga-se, não é propriamente aquilo que ele mais gosta de fazer.
    Quanto ao Menezes, poupem o partido, que ele não aguenta outro PSL, ainda mais de 2ª escolha.

Deixe Uma Resposta