Jul 24 2007
O PSD -3-
A sucessão de Durão Barroso inquinou o PSD. Para a família social-democrata não era indiferente que a aliança PSD/PP tivesse Durão Barroso ou Santana Lopes a liderá-la. Porém, para o aparelho do Partido, suportado por barões e caquécticas distritais, o que interessava era continuar a deter o poder, com tudo o que isso trazia de interessante para as várias capelinhas do PSD. Verificada a mais que previsível queda de Santana Lopes, restava saber quem iria pegar no Partido e tentar colar os cacos que os santanistas haviam deixado atrás de si. Como sempre nestas ocasiões, a comunicação social foi avançando com vários nomes. Porém, só Marques Mendes tinha a legitimidade moral de pegar no Partido. Havia sido o rosto da oposição aos desvarios de Santana Lopes e o País reconhecia-lhe credibilidade. Na altura já Luís Filipe Menezes se apresentava como o aglutinador das bases mais populistas e saudosas de Santana Lopes. O médico do Norte (anti-sulista e anti-liberal) sai naturalmente derrotado. Marques Mendes inicia um mandato de líder do Partido a tentar ser o líder da oposição ao governo aparentemente pró-reformista de Sócrates.
Tarefa hercúlea, agravada pela permanente pressão do povo venerador de Santana e Menezes.
Com tantas frentes de batalha ( e com a deserção dos seus vice-presidentes) Mendes teria que perder em alguma dessas frentes.
24 de Julho de 2007 às 14:30
Perdeu o PPD/PSD (este é meu não confundir com o do PSL)… resta saber com que consequências para os tempos próximos, é que Cavacos (pelo que aglutinou à sua volta) não nascem todos os dias.
24 de Julho de 2007 às 15:09
Epá, isto não se faz, já vais no 3.º episódio e ainda não sei em quem vais votar 😉
Espero que não seja no Marques Mendes, pois eu queria que o Sócrates tivesse oposição, mesmo que não simpatize particularmente com o Menezes.
Resumindo, desde que não seja o Marques Mendes (já agora, nem o Rui Rio), pode ser qualquer um.
24 de Julho de 2007 às 19:41
Pois cá para mim, a questão é simples: neste momento quem tem possibilidades de liderar o PSD não é competente, e quem o é não está para se afundar num atoleiro.
Peçam responsabilidades à manuela F. Leite, porque se ela tem tomado as rédeas do partido quando devia, fazendo frente ao Marques Mendes, as coisas seriam de certeza diferentes.
Abraço, João
24 de Julho de 2007 às 20:38
O DURAO BARROSO É UM MOçO QUE JOGA NUM CLUBE DA PREMIERE LEAGUE E PASSA FÉRIAS NA ILHA DO EMPRESARIO JOAO PEREIRA COUTINHO?
27 de Julho de 2007 às 16:51
Coitado do Mendes.
A culpa é toda do Premier Sócrates.
Quem é que o autorizou a fazer polítca de direita? Assim nada mais resta ao amigo Mendes fazer oposição de esquerda, que, diga-se, não é propriamente aquilo que ele mais gosta de fazer.
Quanto ao Menezes, poupem o partido, que ele não aguenta outro PSL, ainda mais de 2ª escolha.