Jun 07 2007
O QREN E A CÂMARA DE BEJA
O assunto foi já abordado pelo Kicker. E mereceu um comentário meu na notícia RVP.
Resume-se em breves palavras: a Câmara Municipal de Beja emitiu uma nota de imprensa que induziu em erro os jornalistas desprevenidos, que não se deram ao trabalho de “explorar” o assunto e se limitaram a um copy-paste.
Desatentos estarão também os munícipes, que vão acreditar que a Câmara Municipal de Beja já discutiu no seu seio os projectos a apresentar no âmbito do QREN. E crentes continuarão aqueles que persistem em engolir tudo o que lhes é vendido pela máquina de propaganda da CMB.
Fica aí a nota de imprensa, com o alerta: nenhum dos projectos nela apresentados se refere ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
(a nota de imprensa da CMB)
“Projectos do QREN serão entregues em 2008
O Executivo da Câmara Municipal de Beja reuniu recentemente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo para debater questões relacionadas com o Quadro de Referência Estratégico Nacional
7 de Junho de 2007 às 16:10
Podia trocar por miúdos? Quer dizer que nenhum daqueles projectos é enquadrável no Programa Operacional Regional do Alentejo para 2007-2013 (fundos do FEDER)? É isso? Gostaria de ser esclarecido. Já agora gostaria de dar os meus parabéns ao Diário do Alentejo pelo seu 75º aniversário! Julgo que para um jornal de cariz regional é obra e, para mim, tem constituído, muitas vezes, a minha única ligação à região. A todos os que lá trabalharam e aos que actualmente asseguram a sua feitura, o meu obrigado!
7 de Junho de 2007 às 16:43
Melhor seria que se levantasse a questão do atraso premeditado no inicio do 4.º QCA 2007-2013 (e não 2008-2013), por parte do Governo do Partido Socialista, para o período da “campanha eleitoral” das legislativas de 2009!
No entanto, existe acerca do assunto um silêncio ensurdecedor! Porque será?
7 de Junho de 2007 às 17:01
@aldeao – leia o que escrevi e não tente ler entrelinhas, que não as há no meu post, mas parece haver na nota de imprensa.
7 de Junho de 2007 às 18:52
@anónimo – não há QCA IV. Agora tem o nome de QREN.
Já agora explique lá essa do silêncio.
7 de Junho de 2007 às 20:09
@nikonman,
Longe de mim ter feito qualquer leitura nas entrelinhas. Só pedi um esclarecimento. Dado que o novo Quadro Comunitário de Apoio (QREN 2007-2013) estabelece para o Alentejo o objectivo “convergência”, aqueles projectos parecem-me perfeitamente compatíveis com aquele objectivo. Por isso, eu coloquei a questão. Só queria ser esclarecido, nada mais.
7 de Junho de 2007 às 20:23
aldeão – os POR (programas operacionais), onde se inclui o PORAlentejo, só em Março de 2007 viram concluídas e apresentadas em Bruxelas as suas linhas estratégicas. Obviamente que muitos projectos serão candidatos aos fundos comunitários. Não sei se estes de que a CMB fala se integram nalguma das agendas. Não vi a CMB discutir esse assunto e tão pouco conheço qual a estratégia da mesma. O meu post refere-se somente ao facto de a CMB emitir uma nota de imprensa que induz em erro quem não esteja ao corrente do processo. Só isso.
Se estiver interessado, posso, de facto, lançar aqui o debate sobre aquilo que deveria ser a estratégia da CMB neste assunto. Tenho, porém, receio que o cozinhado esteja feito e que a “agenda” desenvolvimento económico seja absorvida pelas autarquias do Alentejo Central.
7 de Junho de 2007 às 21:10
Ok. Só espero não ver num desses projectos uma placa do género: “Obra financiada pelo Fundo Europeu Desenvolvimento Regional”, já que você diz que eles nada têm a ver com o QREN. Ainda há pouco ouvi o secretário geral do seu partido criticar o Ministério da Agricultura por a implementação do QCA 2007-2013 estar parado em Bruxelas. Se calhar, de facto, esta é que é a questão fundamental.
7 de Junho de 2007 às 22:14
@aldeão – onde é que eu disse que o QREN não incluía o FEDER?