Nov 13 2006

BEJA – LIQUIDAÇÃO TOTAL

Publicado por as 14:55 em A minha cidade

MAIS UMA LOJA QUE ENCERRA.JPG
foto: joão espinho

estamos em beja.jpg
foto: joão espinho

beja vai encerrando as suas portas.jpg
foto: joão espinho

Share

38 Resposta a “BEJA – LIQUIDAÇÃO TOTAL”

  1. mad diz:

    Vejo estas imagens e tenho uma sensação de vazio.
    Entristece-me profundamente ver a minha cidade a tornar-se cada vez mais pequenina cada vez mais fechada.

  2. JP diz:

    e o capitalismo pa!!!
    tb o comercio tradicional,por muito q nos custe admitir… e mais caro!

    …mas continuam a abrir grandes superficies.

    ponham la o Chico Beu para eu votar nele(ainda dorme na P. Republica?)…
    ja tou fora de portugal ha uns meses…

    saudades saudades so mm aquelas da musica dos Rio Branco…

  3. kontra diz:

    …grandes superficeis a levar o capital para outras paragens, o mercado imobiliário inflacionado, lojas chinesas a não pagar impostos a importar m3rd4 a preço da chuva que o povinho compra pq é barato, os comunistas morais que não mexem uma palha se não a ganharem algo com isso, um instituto politecnico e escolas superiores de vistas curtas. Vamos la ver onde isto vai dar…eu desconfio que sei..depois queixem-se

  4. JP diz:

    sem querer entrar em polemicas pessoais mas deixem la oos chineses em paz…ou tb acreditam que eles andam a sacar orgaos na cave das lojas???

  5. charlie diz:

    E quem tem vontade de continuar, nesta choldra onde os nossos representantes locais olham para os problemas dos pequenos resistentes da parte histórica com o olhar de sobranceria, e com a altivez como se eles próprios fossem pertencentes a uma classe de semideuses e os outros fossem vermes. Em que o comércio se ve sobrecarregado com taxas, sobretaxas, impostos por conta e especiais por conta, entraves à circulação e estacionamento de automóveis e finalmente onde os hipers e chineses livres por artes magicas dessas obrigações, praticam impunemente o dumping arrasando pela concorrencia desleal toda e qualquer tentativa de vitalização genuina dos espaços ancestrais urbanos. Além do mais representam uma sangria de recursos financeiros que quase não deixam retorno. – O dinheirinho é todo levado para fora. –
    No entanto a catástrofe será maior se não houver uma alterção rápida deste estado de coisas. O esvaziamento total é só uma questão de meia duzia de anos, há cada vez menos pessoas a viver no centro da cidade e cada vez menos investimento e vontade de investir. Por outro lado todo o tecido produtivo e de destribuição está em crise uma vez que as grandes superficies sabendo que não tem quase concorrencia impõem condições quase incomportáveis, com reflexos imediatos para a saude financeira dessas empresas e a qualidade de empregos e serviços que elas podem gerar na própria cidade. Há uma cada vez maior concentração em centrais remotas com a consequente perda de emprego local.
    A curto prazo teremos uma cidade vazia de pessoas e de qualquer actividade comercial, excluindo um ou outro café ou restaurante e toda ela rodeada de Hipers. E o que fazer? Alguém saberá dizer?

  6. papidamati diz:

    O que ainda mais me entristece no meio disto tudo … é não poder comprar um chapéu de aba larga em nenhuma grande superfície comercial … Isso é que dói …
    Se é a manteiga .. o champô … ou a garrafa do tinto, tem-se pena, mas vai-se ao hiper … agora aquelas coisas que deixarão de estar ao nosso alcance só porque não há condições … isso é que é triste!
    É perder-se aquilo que de mais puro há .. enraizado num povo … as suas tradições!

  7. kontra diz:

    @JP – não diria tanto, mas que não se dedicam só ao comercio de m3rd4s feitas de forma k nem queremos saber como, isso de certeza. Afinal o dinheiro nao se lava numa maquina de lavar qualquer…..

  8. zeveneno diz:

    parabens á minha sobrinha marta…
    Tudo muda até uma referencia com foto das tuas filhas no dia de anos parece que tambem já trespassou….

  9. sa diz:

    Continuem a votar neles!! Ganham sempre e este e o resultado

  10. sa diz:

    Continuem a votar neles!! Ganham sempre e este e o resultado.Uma cidade descaracterizada e sem rumo que o psd e o ps não entenderam por cobro nas ultimas eleições.Esta m/ amigos e razao desta desgraça,e cada vez sera pior.E os n/filhos??mudam-se para Lisboa?ou sevilha

  11. pontapé na lógica diz:

    Importava também perguntar o que anda a Associação Comercial do Distrito de Beja a fazer, para além de promover politicamente dirigentes sem

  12. pontapé na lógica diz:

    Importava também perguntar o que anda a Associação Comercial do Distrito de Beja a fazer, para além de promover politicamente dirigentes sem

  13. Quintanilha diz:

    Em Sines é a Câmara que está nessa fase!
    Vendem receitas futuras e vão vender o “chão” onde está implantado o mercado municipal, que é para demolir!

  14. charlie diz:

    @ pontapé na lógica.

    Não tem nada a ver com isso da modernização e até nos centros históricos acontece, como vi em Óbidos recentemente, são as lojas mais genuinamente antigas as que tem maior interesse turistico e mais clientes. Muitos comerciantes investiram fortemente, aderiram a projectos, deram formação ao seu pessoal e viram-se depois perante a razia que foi uma cidade em obras durante tres anos e os policias a perseguir furiosamente os automobilistas, a câmara a perseguir os lojistas com idiotices tipo ” este toldo não, aquela placa não, a luz da montra só pode ser assim, a porta só pode ser assado, e passa para cá 100 contos para teres uma treta qualquer à vista, e por ai fora e por ai fora que até doi a alma tanta purga sem proveito…”
    Além de que tempos houve em que vários apanharam multas por estarem abertos até um pouco mais tarde desrespeitando o famoso “horário de trabalho”.
    Perante isto, e com os hipers a fazerem dumping (só nos artigos onde localmente os lojistas ainda vendem alguma coisa, porque os outros artigos, tá bem abelha).
    Com os hipers a não terem policias a chatear porque alguém para um carro para carregar um artigo qualquer. Com os hipers quase sem encargos de pessoal que é tudo a receber dos fundos e trabalhos temporários. Com os hipers a rir-se nas ventas dos fiscais seja de que pelouro for. A perseguição por um lado, a par das facilidades em qualquer pessoa se deslocar a uma grande superficie deu os seus esperados frutos.
    O resultado foi criar na mentalidade do consumidor o hábito de comprar nos hipers. Pela facilide de estacionamento, pelo horário alargado, pelo preço de facto imbativel em muitos artigos, resultado das suas estratégias, nem sempre limpas, de conquista de mercado. Criaram-se novas centralidades, novos hábitos.
    Bem pode qualquer pessoa forrar uma loja com moedas de ouro para oferecer aos clientes que nem com o artigo bem à vista e a metade do preço dos hipers, os clientes já lá vão.

  15. zig diz:

    Lembram-se da proposta na altura das eleições autárquicas de JPR sobre esta questão? Foi ou não foi uma boa ideia? E onde é que ela está? Numa gaveta qualquer….

  16. Lorena Moreno diz:

    Ola:
    Me chamo Lorena Moreno. Encontrei teu blog porque escibi Lorena Moreno em google, hice click en meus imagenes e encontrei uma foto muito linda e um blog que poco posso entender.
    Eu sou espanhola.Apenas se portugues ainda estive como enamorada com um lisboeta um anho.
    So queria saludarte e darte meus parabens por as fotos.
    Lorena Moreno

  17. H - ireflexoes diz:

    Escrevi uns disparates sobre o tema em Junho deste ano em http://ireflexoes.blogspot.com/2006/06/o-comrcio-que-chamam-tradicional.html

  18. JP diz:

    Pois Lorena: yo aprendi castelhano con un mono del Don Luis da Rocha y…si te puedo ayudar pois pide-lo!

    yo estoy tambien en liquidaccion total…pero aun no liquidado!
    todo lo que quieras!

    OLE!!!!!

  19. RCataluna diz:

    Que tristeza…

  20. São Rosas diz:

    Nada erótico!
    E obrigada pelas flores 😉

  21. Janus diz:

    Que tristeza! Parece ser por todo o país.

  22. copiaperfeita diz:

    Esta tudo a ir no temporal. Nem quero acreditar, a Chapelaria Modelo era, desde há muito, uma referência do comércio na cidade. Já lá vão os tempos em que era chique comprar naquela loja. Pena que feche uma referência do comércio da cidade

  23. Quintanilha diz:

    A luta continua!

  24. Anónimo diz:

    Ainda agora a procissão nem saiu do adro da igreja: Quando começar a descer ou subir (tanto faz) a avenida, imaginem quantas mais “Chapelarias” irão estar em liquidação. Com o fechar da Chap. Modelo, não abalam só os manos Figueira: Parte um bocado de todos nós, para dar lugar a um comercio sem rosto e sem qualquer respeito pelo seu semelhante. Explorar, explorar, explorar, quanto mais melhor, sacar de Beja tudo, assim é que deve ser e continuar. Façam-nos ao menos um favor: Sejam rápidos, poupem-nos aquela morte lenta a que tristemente e com o apoio de alguem, há muito nos condenaram. “Acabe-se de vez” com essa maldita “corja” de pequenos comerciantes, que teimosamente querem viver e pagar impostos na sua terra: Vivam os Belmiros, os Amorins, os Espirito Santo, e todos os outros: esses sim, “gente” firme que paga impostos e criam muitos postos de trabalho.
    Só mais uma achega: Propoe-se à autarquia bejense, que altere a designação toponimica da Rua Capitão João Francisco de Sousa, para Avenida de Xangai: Uma das Agências Bancárias, talvez a do BPI,(dado já haver outra) deverá começar a chamar-se CHINA BANK, dando ainda maior incremento aos negócios da Comunidade Chinesa nesta cidade. A Associação Comercial e o Nerbe, devem criar Gabinetes próprios de apoio aqueles dinamicos empresários asiaticos (Se não se conseguem vencer, então juntem-se a eles).
    Que tristeza a nossa… quem diria que haviamos de chegar a esta situação: Não foi para isto que muito boa gente se sacrificou!
    Um grande abraço para o Manuel Figueira e para o Luis Figueira, extensivo a todos quantos trabalham e trabalharam naquela casa. A porta da Chapelaria Modelo vai fechar-se, mas os seus donos saem de cara limpa e cabeça erguida, sem qualquer mácula ou comportamento indigno: Bem hajam… a cidade e os bejenses, um dia hao-de reconhecer e agradecer o vosso contributo no desenvolvimento regional.

  25. charlie diz:

    @anonymous das 10.07 PM
    O que me apraz é pensar que quando não houver ninguém a viver no centro, nem dinheiro para comprar nada, os Chineses também irão passar os dias às moscas e fecharão também as portas. Uma espécie de vingança…do Chinês. Que apaguem a luz quando sairem… :((

  26. Anónimo diz:

    Parabens João Espinho!
    Continua. Infelizmente existem mais mazelas para fotografar: Olha o jardim publico, olha o mercado municipal,olha a praça da republica, olha o jardim do
    bacalhau, olha o lixo do terreiro dos valentes, e há mais. É preciso desmascarar esta canalha e correr com eles quanto antes. Já agora, dá uma volta pelo Parque Industrial (existe ?). É o que se pode chamar “Beja no seu melhor” !

  27. Realista diz:

    Nem tudo é mau no chamado “comércio tradicional” de Beja. No ramo de pronto a vestir abriu recentemente a excelente loja Palloram, as Modas Marizè mudaram-se para as novas instalações da Av Miguel Fernandes, na Praça Diogo Fernandes existe outra boa loja de pronto a vestir mudada da “Galeria (?) dos Valentes”, abriu outra nova loja na Av. da Boavista frente às bombas de gasolina. E muitos mais exemplos poderia dar …
    No entanto, todos os que se insurgem contra o encerramento de lojas no centro de Beja se puserem a mão na consciência digam, com sinceridade, quantas vezes fizeram compras na Chapelaria Modelo

  28. ventura diz:

    Alguém obriga alguém a entrar nas lojas dos chineses ou nas grandes superfícies?
    Já lá vai o tempo em que as pessoas iam fazer as compras em determinadas casas comerciais , em que os donos se enchiam de dinheiro e iam comprar boas vivendas
    no Algarve ou noutros locais.
    por ex: se era um talho e lá ia o Sr. Fulano que sabiam ter muito dinheiro, era sempre melhor servido com melhores carnes que qualquer pessoa com menos possibilidades, essas nem tinha direito de escolher o que pretendia e o que levavam era quase por imposição. ( quem diz na carne diz no peixe diz nas frutas e por aí fora ) Quem se encheu noutras épocas não é dono do dinheiro das pessoas e terá que se lembrar que o tempo mudou .
    Não pretendo atingir com o que acabei de escrever todos os comerciantes, mas existiam.
    Sei que nem todos eram iguais, mas agora tudo paga mesmo as pessoas que eram justas.
    Com isto não estou a favor das grandes superfícies, porque esses facturam muito á conta
    de quem para eles trabalha, que tem ordenados miseráveis e horários de escravos.

  29. Anónimo diz:

    Diz o Sr ou Sra que ninguem obriga a entrar nas grandes superficies ou nas lojas dos chineses: É a sua opinião e vale o que vale. Olhe que a autarquia tem tirado o transito todo da cidade,criando inumeras dificuldades de estacionamento, etc. etc. nas zonas comerciais, levando a que tudo se encaminhe para onde sabemos (modelo, marché etc. etc.) Quanto às lojas dos chineses, repare só nos horários que lhe deixam praticar: não há sabado, não há domingo, não há feriado, não há almoço, é um rega bofe! Por isto tudo, estas organizações tem a vida mais que facilitada! E quanto aos senhores que se enchiam de dinheiro e depois iam comprar vivendas no Algarve (?), bem ai, estamos conversados: è a sua ponta de inveja a vir ao de cima!
    Então e quantos fiados havia ?? Existem hoje ?? Quantos empregos representavam ?? Onde pagavam os seus impostos ??
    Não lhe digo mais nada, porque estamos em lados opostos da barricada. Continue a ir às grandes superficies e aos chineses… eu cá por mim… continuarei a ir à fruta na Maria Manteigas, ao peixe no Traquino ou no Galamba à carne no João Manuel ou à do Xico etc etc.
    Esses sim, são a MINHA GENTE, Gente Boa e bem formada, que nos conhecem e nos amam como já amaram os nossos pais e se cá continuarem, amarão os nossos filhos e continuam a vender fiado (infelizmente para eles)e a servir-nos do bom e do melhor que têm e arranjam
    . Penso que as pessoas como você, quando tem “guitarrinho” vão ao modelo ou à cooperativa etc etc e a partir do dia 15 ou 20 vão ao tradicional (ai ainda se fia) porque a sua conta bancária já está menstruada

  30. VENTURA diz:

    Sr ou Sra Anonymous

    Depois de eu ter dado a minha opinião, já sabia que alguém não iria gostar de ler o que escrevi o que é normalíssimo.
    Estou a reparar que pela forma revoltada como respondeu é alguém das pessoas que citei e que se encheu noutros tempos ou então será familiar.
    A sua opinião vale o que vale assim como a minha concordo.
    Escreveu que a autarquia tem tirado o transito todo da cidade,criando inumeras dificuldades de estacionamento, etc. etc. nas zonas comerciais , confesso que não o percebi

  31. Anónimo diz:

    A Associação Comercial do Distrito de Évora leva a efeito um Programa de Animação de Natal, no Centro Histórico de Évora, entre os dias 1 e 23 de Dezembro de 2006.

    Do programa de actividades previsto consta:

    Espectáculo de dança, dia 1 e 8 de Dezembro, pelas 16:00 horas na Praça do Giraldo: danças sevilhanas e ballet “não clássico” pelo IPJ, uma apresentação pelo ginásio Ritmus Health Club, capoeira e hip-hop pela Sociedade Harmonia Eborense, acordeon pelo Instituto Musical Patrício, Lda, e ainda uma apresentação do grupo B1.

    Criaturas endiabradas (dia 2 de Dezembro, por diversas ruas do comércio tradicional): actores que através dos seus gags temáticos interagem com o público, realizando acrobacias, danças e belíssimas combinações de malabarismo. Chegam para criticar, caracterizar e ridicularizar a nossa sociedade através de divertidas rábulas. Fazem as delícias dos presentes.

    Animação pela G.A.T.U.É (Grupo Académico de Teatro da Universidade de Évora), no dia 9 de Dezembro, pelas 16:00 horas, na Praça do Giraldo, na qual fazem parte um pequeno número de palhaços, com malabarismo e música ao vivo.

    Animação e entretenimento das crianças pelas alunas do 3.º ano da licenciatura em Educação de Infância (dia 12 a 16 de Dezembro, numa tenda montada na Praça do Giraldo). Esta iniciativa tem o patrocínio da papelaria NAZARETH E FILHO, LDA e da UNIVERSIDADE DE ÉVORA.

    Chegada do Pai Natal na charrete de cavalos (dia 18 de Dezembro). O Pai Natal sai do Rússio pelas 10:00 horas, chega à Praça do Giraldo pelas 10:15 horas, onde permanecerá até às 11:00 horas.

    2 Pais Natais percorrem as ruas do comércio tradicional, distribuindo guloseimas, balões e punch balls a todas as crianças. Algumas das guloseimas são oferta do supermercado CASÃO.

    Ateliers: atelier de enfeites de Natal, carta ao Pai Natal e face painting, para os mais pequenos. A criança com a melhor carta ao Pai Natal será premiada com um brinquedo surpresa, oferta da CASA MILHO.

    Passeios na locomotiva animada, durante os dias 18 a 23 de Dezembro, com o seguinte percurso: Praça do Giraldo, Rua Serpa Pinto, Volta à Muralha, Rua Cândido dos Reis, Rua José Elias Garcia, Rua do Menino Jesus, Portas de Moura, Rua Dr. Eduardo Nunes, Rua da República e Praça do Giraldo.

    Animação de Rua, durante os dias 21, 22 e 23 de Dezembro: modelador de balões e personagem em andas.

    Mini-Praça das brincadeiras (de 18 a 23 de Dezembro): Insuflável (na Rua João de Deus, no Largo junto à Farmácia Ferro); Cama elástica (no Largo Álvaro Velho); 4 carrinhos a pedais a circular por diversas ruas do comércio tradicional;

    Pai Natal oferece pipocas (dia 20 de Dezembro, na Praça do Giraldo e Rua João de Deus);

    Entrega de brinquedos e livros usados a crianças carenciadas;

    Entrega de computadores usados a instituições de solidariedade social;

    Concurso de Montras, com prémios para os 3 primeiros classificados, uma oferta da agência de viagens TURALENTEJO (1.º prémio), POUSADAS DE PORTUGAL (2.º prémio) e agência de viagens RAINHA SANTA ISABEL (3.º prémio).

    E a Associação Comercial do Distrito de Beja? O que vai fazer para animar a cidade?

  32. Anónimo diz:

    Louva-se a actuação da Assoc. Comercial de Evora!
    Será que da A.C.Beja alguem consulta esta comunicação ? Penso que não! O Sr. Saleiro está + interessado na sua promoção pessoal e tentar que não o esqueçam .

  33. Anónimo diz:

    Sr ou Sra Ventura (ou desventura)!
    Acabo de chegar do Algarve… de uma “daquelas” casas que aduiri por ter “sugado” o suor “aos desgraçados” ! Francamente …. voce não se encherga ! Então aponte lá quem são os merceiros, os talhantes, os vendedores de fruta ou outros que tem as tais mansões no Algarve ou noutro sitio ? Aponte … não tenha medo ! Já pensou ?? não consegue !

  34. ventura diz:

    Anonymous

    Já vi que gosta de escrever coisas sem sentido e ainda por cima provocando.

    Não me diga que foi ao Algarve, possivelmente ás compras á Guia e depois diz que o comércio em Beja está de rastos, ou fez confusão no caminho?
    Quanto á questão do trânsito meteu os pés por as mãos e agora insulta, aprenda a ler e escrever. (informo já, que não tenho tempo de ensinar e muito menos paciência )
    Desculpe eu estar a agir assim , mas o meu amigo (a) está a forçar a que eu comece a entrar no seu jogo, mas digo já que não alinho nisso, Não procuro, nem aqui venho fazer guerrinhas .

  35. Anónimo diz:

    Temos inveja dos espanhois, agora são os chineses.Já se aperceberam que qualquer um destes só veio facilitar a vida aquem não tem poder de compra?Se não fossem os espanhois pagaríamos tudo a preço de ouro. Estão com pena de quem já não faz fortuna tão rapidamente a explorar os outros?Não tenham medo da concorrência, que é saudável.Antes dos chineses se instalarem qualquer um vendia 10 ou 20 vezes mais caros os mesmos produtos. Mesmo que hoje não vendam tanto , já tiveram tempo de se encher.
    Vejo-os trabalhar sem descanso semanal e sem horas. Já tenho ido a lojas tradicionais, onde às 19 horas em ponto já não sou atendida. È para ver se acabam alguns maus modos e narizes impinados.

  36. ventura diz:

    Sr. ou Sra Anonymous

    Esqueceu-me de responder á sua ultima pergunta de ( novembro 20, 2006 09:20 PM

    Gosti pois claro, atão não haveria de gostar.

    Com a sua escrita até as pedras da calçada choram .

    E agora que estou a enviar isto reparo que acabou de enviar um correio há pouco a contradizer o que tem defendido até agora, mas que género de pessoa é ?

    Que eu saiba ainda existem por cá consultórios de psiquiatras abertos aproveite .

  37. Anónimo diz:

    Sr ou Sra Ventura:
    Explique p.f. onde está a minha contradição.
    Quanto aos consultórios de psiquiatria que me recomenda, agradeço e informo que o meu padecimento não é desse foro: A paciencia, essa é que me vai faltando. Como outro dia lhe disse, estamos em lados opostos da barricada. Eu vou para Vila Real de Santo António e voce vai para Sagres, assim nunca nos encontramos. Passe muito bem e seja feliz !

  38. ventura diz:

    Sagres fresquinha é good
    thants.

    seja feliz tb

Deixe Uma Resposta