Out 07 2006

UMA BLOGOSFERA VIVA

Publicado por as 9:30 em Blogosfera,Crónicas

NA_OUT_2006.jpg

(crónica assinada por mim na edição de Outubro do jornal “Notícias Alentejo“)

Corre por aí, nalguns meios ligados aos blogues, que a blogosfera está a perder ritmo, que está assim meio adormecida, que deixou de ter o ímpeto de outros tempos, enfim, há quem sinta que os blogues já não são o que eram.
Se em relação à segunda asserção estou inteiramente de acordo, já quanto ao eventual adormecimento da blogosfera tenho opinião literalmente contrária.
Os dados estatísticos, e tenho que falar daquilo que conheço e não daquilo que outros alvitram, indicam-me que há cada vez mais gente a visitar blogues, há cada vez mais influência desta plataforma na agenda dos media e, não tenho dúvidas, os poderes estão, cada vez mais, interessados em saber como reagem os blogues a determinados acontecimentos.

Escrevi aqui, no princípio do Verão, que aquela era a época em que a blogosfera previsivelmente se encontraria com baixa participação, entrando também em período estival de férias.
Enganei-me.
O mês de Agosto, esse mês que leva meio mundo para as praias, afastado da Internet e de computadores, foi um mês rico em textos produzidos na blogosfera, foi profícuo em acontecimentos tratados nos blogues, que estiveram na linha da frente dos contributos da tal sociedade civil, e foi também nos blogues que se estimularam algumas discussões à volta de casos/acontecimentos que, na imprensa escrita, não passariam de meia dúzia de linhas para esquecer no dia seguinte.
Veja-se, por exemplo, o que se passou com os Acordos do Plano Tecnológico com universidades dos EUA (Projecto MIT). Esquecido e eternamente adiado, o assunto esteve no cabeçalho de vários blogues, dos quais destaco aqui o Bloguitica, que questionava diariamente

Share

2 Resposta a “UMA BLOGOSFERA VIVA”

  1. zig diz:

    Há gente que lê blogues e há gente que não quer que sejam lidos….

  2. AJRamos diz:

    Nem mais ZIG… e acrescento que há quem os leia e depois em entrevistas transmita a ideia de que quem por aqui escreve são… uma data de coisas esquisitas. Leia aqui nestes dois estas humildaes opiniões sobre um senhor eleito vereador, exemplo de outros tantos que por aí há. (www.alentejanices.blogs.sapo.pt) e (www.gadanha.blogs.sapo.pt).
    @João – excelente artigo e muitos parabéns pela “sinceridade” da escrita. Concordo contigo. Um Abraço

Deixe Uma Resposta