Out 06 2006
ORÇAMENTO E MUNICíPIO PARTICIPADO
Tenho estado a ouvir o Presidente da Câmara referir que o Orçamento da CMB para 2007 será de 30 milhões de euros.
Sabe-se, igualmente, que o executivo pôs em marcha o “Município Participado”, onde serão recolhidas propostas dos munícipes para a elaboração do orçamento.
A minha questão: que parcela destes 30 milhões será para executar as propostas do “Município Participado”? Seria conveniente que o executivo definisse claramente esta questão, não vá o povo pensar que os 30 milhões são para levar a cabo os seus desejos/caprichos.
6 de Outubro de 2006 às 18:57
Entretanto …
Comboios para Évora voltam a circular a 22 de Outubro
A circulação ferroviária na linha Casa Branca-Évora vai ser retomada a 22 deste mês.
O relançamento do serviço ferroviário para Évora deverá contemplar três comboios intercidades entre Évora e Lisboa, diariamente, em cada sentido. Beja, que tinha duas ligações directas à capital e que estava na iminência de as perder em benefício de Évora, perde uma e mantém outra, em cada sentido.
A introdução de intercidades constituirá uma melhoria significativa nas acessibilidades a Lisboa visto que as composições terão ar condicionado, serviço de bar e um conforto superior ao dos autocarros que actualmente são o único transporte público que serve Évora.
Os comboios terão origem e destino na estação do Oriente (com ligações à linha do Norte) e paragem na estação de Entrecampos, no centro de Lisboa.
Apesar de ter demorado oito meses a ser modernizada, a linha só foi intervencionada ao nível da plataforma. Não foi electrificada nem nela foram instalados sistemas modernos de sinalização e controlo de circulação.
As velocidades sobre carris não excederão os 120 Km/hora [60 Km/hora era a velocidade anterior], mas a intervenção feita pela REFER deixou a infra-estrutura preparada para os 220 Km/hora, o que só deverá acontecer em 2008 se avançar nos prazos previstos a construção da linha Sines
6 de Outubro de 2006 às 23:09
Nikonman,
1ª nota: Que eu saiba a Câmara de Beja não faz parte daquela lista negra das 70 câmaras que já excederam os limites de endividamento.
2ª Existem outras Câmaras do teu partido que já estão a vender a receitas futuras (IMI), hipotecando a margem de manobra de futuros executivos.
Que diferença!
Quanto aos orcamentos participativos conheço duas experiências no terreno (Palmela iniciado com Carlos Sousa e Barreiro) que estão a dar bons resultados. No início a oposição também criticou e agora quando pretendeu apanhar o comboio já era tarde de mais…o comboio já ia em andamento. Vejam lá se não acontece o mesmo em Beja!
7 de Outubro de 2006 às 0:35
@coerente – tanta observação para defender a CMB fica-lhe bem. Pena é que nenhuma responde à minha questão. Que tem cabimento, talvez tardio, pois esta coisa do município participado vai muito para além das sessões de esclarecimento que se estão a realizar nas aldeias do nosso concelho. Mas você só vê o que o deixam ver. A mais não é obrigado, diga-se!