Out 21 2006
BAAL 21 VERSÃO 21 DE OUTUBRO
Fui, tal como ao plenário de Julho, com o cepticismo de que não sairia mais esclarecido e com sérias dúvidas do sucesso deste movimento pelo Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.
Vim, porém, mais enriquecido. Continuo seriamente convencido que o sucesso do movimento só se obtém se, na realidade, houver vontade para fazer convergir esforços.
Por isso destaco aquela que foi, a meu ver, a intervenção mais lúcida da sessão de hoje de manhã. Ela veio donde eu menos esperava: pela boca do deputado do PCP, José Soeiro. Apontou, sem rodeios, os desafios que temos que enfrentar. Intitulou-os, e bem, de “grandes demais”, assinalou que as dificuldades nos exigem esforços redobrados, adiantando que todos somos poucos para inverter o caminho que o Alentejo está a levar. E rematou: “É possível mudar”.
No final fui cumprimentá-lo, felicitá-lo pela lucidez e apelar-lhe, sem hipocrisias, para que a sua mensagem chegue também ao seio do seu Partido.
A sessão de hoje do BAAL21 valeu só por isso. Ainda houve uma andorinha que tentou falar em barricadas – a mania do “nós somos bons, os outros não prestam” – mas não teve eco.
O futuro do BAAL21? Continuo tão céptico como estava no primeiro dia.
Mas acredito que “é possível mudar”! Com ou sem estes intervenientes.
23 de Outubro de 2006 às 22:20
Arranjo-lhes já um teste á capacidade deste movimento. A CP anda a entreter a malta com os intercidades e prepara acabar com quatro ligações regionais Beja-Pinhal Novo (2 em cada sentido) será a forma de combater o isolamento das populações? O Alentejo é só Évora e Beja? Combate-se a desertificação no papel ou com actos concretos? veremos.
23 de Outubro de 2006 às 23:22
Registo com agrado a evolução. Já era tempo de deixares o Pita Ameixa a falar sózinho. Mereces melhor companhia.
24 de Outubro de 2006 às 0:05
@coerente – você, que já anda aqui há algum tempo, é capaz de me dar um exemplo em que eu esteja agarrado ao Pita Ameixa? Ou que minimamente pareça que lhe estou próximo? Já agora – e porque certamente acompanha a novela semanal do Diário do Alentejo – é capaz de me dizer quantas vezes me referi ao deputado do PCP. Veja lá então como é que avalia o meu posicionamento, certo?
24 de Outubro de 2006 às 0:12
Deputado do PCP? Essa, sinceramente, não percebi. Quanto ao Presidente da FBA do PS, são conhecidas as suas posições sobre o BAAL 21 que têm coincidido com as suas. Mas as razões dele eu compreendo…
24 de Outubro de 2006 às 0:21
É porque não acompanha a novela no DA.