Set 26 2006

VERGONHOSO

Publicado por as 9:45 em A minha cidade

O Presidente da Câmara Municipal de Beja destapou-se ontem perante a Assembleia Municipal. Recorrendo a uma despropositada violência verbal – para ele são ofensas pessoais quando se proferem declarações adversas às suas políticas – inseguro, fazendo ouvidos surdos a questões incómodas, Francisco Santos abusou de uma aparente e rude firmeza para fazer prevalecer os seus pontos de vista.
Nas questões colocadas pela funcionária avençada da CMB, a quem ele assinou a carta de despedimento, só soube balbuciar com um “se quiser vá queixar-se ao Tribunal de Trabalho” e com o insustentável argumento de ser ele a gerir os recursos humanos. Como se um bom médico fosse obrigatoriamente sinónimo de bom gestor de recursos humanos. Ter-lhe-ia ficado bem responder sem evasivas, sem iludir as verdadeiras razões deste despedimento. A Assembleia foi testemunha de como se pode contornar a verdade.
Depois, nas questões relacionadas com a remodelação das escolas básicas da cidade, usou e abusou de um tom agressivo, tentou amedrontar com ar ameaçador o deputado municipal socialista que se havia insurgido contra as insinuações proferidas por um vereador comunista, disse que não respondia aos e-mails por mim enviados (em nome da bancada do PSD), acenando com o regimento da Assembleia

Share

19 Resposta a “VERGONHOSO”

  1. chico diz:

    Um gestor de RH que “manda” uma funcionária queixar-se ao Tribunal de Trabalho é um gestor?
    Que dirão os camaradas sindicalistas, sempre atentos e sem sono, perante esta resposta deste calibre?
    Não é esta uma atitude digna daqueles patrões sem escrúpulos que “atiram primeiro e perguntam depois”?

  2. Vitor diz:

    O senhor cada vez está mais desestabilizado. Pense que o seu partido nunca será força politica em beja e que o senhor tambem não terá qualquer cargo politico nesta cidade, felizmente pois com o seu ódio para com os comunistas teríamos todos que sair da cidade. Esta praça começa a ter muitos tiques de mau gosto…

  3. nikonman diz:

    @vitor – quem é que lhe disse que eu aspirava a cargos políticos? E por que razão é que o PSD não é uma força política? Provavelmente você é daqueles que prefere as “democracias” de partido único, não é?
    E já agora: ódio é um sentimento que desconheço. Mas que não acredito que o comunismo faça as pessoas mais felizes, disso pode ter a certeza. Deixe lá os tiques e discuta o que se escreve neste blogue (que, obviamente, não é do seu agrado, habituado que deve de estar a ler só aquilo com que concorda).

  4. Anónimo diz:

    Já agora esperava ver na Praça a sua brilhante interpelação sobre o Vereador do seu partido retirado pelas práticas estalinistas de um fotografia numa cerimónia onde ele não este.
    Descreva lá como foi a sua interpelação para saber se devemos rir ou chorar.

  5. nikonman diz:

    Mais que uma interpelação foi uma crítica, pelo facto de no último boletim municipal se apresentar uma imagem do executivo, onde não estava o vereador do PSD ( numa reunião onde não esteve presente o referido vereador). Como sabe,foi prática stalinista apagar de documentos e registos fotográficos os rostos daqueles que, de uma forma ou outra, não alinhavam com o regime (recordo só o caso de Trotsky). Agora se você se quiser rir com a minha metáfora, faça-o à vontade, que não retiro uma vírgula da crítica que proferi. Aprendi ontem que evocar Staline junto de um militante do PCP é uma ofensa. Pena é que quem se sente ofendido não saiba o valor da expressão “ofensa”.

  6. eleito diz:

    Diria antes que vergonhoso foi o espectáculo montado por VExa. e companhia, arregimentado família atrás para questionar um acto de gestão banal de uma qualquer autarqua que é a decisão de rescindir ou renovar contratos.
    E maior vergonha, as interpelações ao executivo, previamente combinadas com ilustres eleitos do Partido Socialista, no sentido de pôr em cheque os funcionários e dirigentes da autarquia, tudo a eito.
    Quão baixo se pode descer ainda estamos para apreciar mais.

    (Nota do editor do blogue: o comentário supra foi feito a partir da Câmara Municipal de Beja e de um computador perfeitamente identificado. Tem o valor que tem e, vindo da pessoa que vem, muito menos importância lhe poderá ser atribuída. É pena que não tenha dito isso ontem, na cara das pessoas, e se remeta hoje ao cobarde refúgio do anonimato. De si também não era de esperar outra coisa.

    Nota 2 este comentário denuncia claramente 2 pessoas. Bingo!)

  7. Sandro diz:

    Acho incrivel atitudes como as descritas no post!
    Mais ainda quando a única argumentação que as pessoas têm para apresentar, é a rudeza das suas afirmações e a brutalidade com que as proferem.
    Infelizmente, o poder corrói, mói, e até transfigura quem o tem! Já outros, foram, são, serão, simplesmente, sempre assim!
    É pena… Quam não ganha nada com isso é a política, e, mais importante, os eleitores.

  8. Charlie diz:

    Nestes dias em que o Verão se despede sem pressas e se entretém no jogo do gato e do rato com o Outono chegadiço, tive o raro privilégio de assistir, nesta cidade, a um momento alto do viver cívico e político, coisa rara na nossa sociedade e por isso mesmo digna de figurar para os presentes e vindouros como um paradigma de procedimento exemplar.
    Devo por isso e em nome da verdade, pois só a verdade é revolucionária, discordar frontalmente de quase tudo que o João, o homem da Nikon, escreveu, malgrado a nossa ancestral amizade.
    Sou testemunha com estes dois a dois que a terra há de comer e dissolver no seu seio, que vi e ouvi poucas vezes na vida, conduta mais digna e elevada da parte dum cidadão, como foi o caso patente na noite de 25 de Setembro, protagonizada na pessoa de Sua Excelência o Doutor Francisco Santos.
    Criatura de fina educação e postura impar. A todos respondeu com particular cuidado e dignidade, chamando a si a discussão dos pontos que a seu ver a oposição apresentava e que lhe mereciam atenção pelo contributo válido que representavam para o nosso viver colectivo.
    Nem uma só vez ele mostrou um leve assomo de arrogância ou prepotência, pecados mortais das maiorias, e antes pelo contrário, em quase tudo foi o fulcro da discussão franca e aberta que tanto enriquece as sociedades pela abrangência de pontos de vista.

  9. kALiAs diz:

    É por estas e por outras que tenho cada vez mais a convicção que nas próximas eleições autárquicas a Câmara Municipal de Beja vai finalmente mudar de mãos.
    Não há mudança sem rotura, e mais do mesmo não por favor. Beja precisa de virar e apanhar o comboio do desenvolvimento, e enquanto o Partido Comunista não sair de onde está, nós os Bejenses, vamos continuar avessos a melhorias.
    Cada vez estou mais esperançado que da próxima é de vez! Lá estarei para votar contra. Ponto final.

  10. zig diz:

    E assim vamos nós….

  11. ventura diz:

    O pessoal que não gosta do actual presidente,vai ter que aguentar no minimo mais tres anos isto para os que forem do PS e para os que forem doutros partidos, terão que esperar primeiro que as galinhas tenham dentes.
    Eu sei que vos custa,mas vão ter que se mentalizar.

    Já agora deixo a seguinte pergunta, o problema é o partido ou a pessoa do Presidente ?

  12. Anónimo diz:

    @KALIAs.
    toda a gente subscreve a tua 0pinião que é pertinente e incisiva. Já é tempo de olhar a n/ cidade num enfoque alternativo, visando sempre o seu progresso económico e social, que “eles” teimam em transformar em ilhéu estalinista desactualizado, sempre em prejuízo do desenvolvimento do n/ alentejo.

  13. Anónimo diz:

    @ ventura.
    Felizmente a n/ CRP prevê situações em que o abuso dos dentes de galinha não possam moder “muito”, sob pena de ficarem destentados…

  14. jorge diz:

    mais uma vez as pessoas que dirigem a nossa querida cidade,mostram o que valem,ou seja não valem nada,desejo realmente que passe depressa os 3 anos.para de uma vez por todas nos bejenses nos livremos de vez destes senhores

  15. Mayday diz:

    O presidente da cidade nunca me convenceu e não tem feito nada por esta cidade. Nem dialogar sabe?? Beja está parada!!! moribunda e conheço pessoas que já foram e estão a ir embora, muitas!

    A nota do editor do blog, na minha opinião, não devia estar exposta, ficava só para o editor…mas o Nikonman é quem manda!

  16. Quintanilha diz:

    Surpreendido!?
    E que tal um presidente de Câmara (PCP) passar um raspanete numa funcionária por ela ter cumprimentado elementos de outra força política (PS)?

  17. nikonman diz:

    @quintanilha – na Câmara subsidiada pela EDP?

  18. Artista plástico diz:

    Eu já ofereço o material para construir o monumento que o Charlie sugere: Que tal bosta?

  19. Anónimo diz:

    k tristeza……e é axim