Set 06 2006

APITA O COMBOIO

Publicado por as 10:05 em A minha cidade

Não se percebe tanta indignação pela notícia de que a CP se prepara para suprimir as ligações directas entre Beja e Lisboa, transferindo o intercidades para Évora.
É que, se estiveram atentos aos noticiários, o próximo Congresso Nacional do PS vai ser em…… Évora.
Não queriam que os congressistas fossem para Évora nas viaturas do estado, pois não? E não vos passava por a cabeça que a ligação Lisboa – Sala do Congresso (Évora) se fizesse com escalas no itinerário, pois não?
Quase que aposto que o Secretário-Geral-Primeiro-Ministro vai de comboio para a capital do Alentejo.

(Nota: o BAAL21 já se pronunciou?)

INTERCIDADES o transporte escolhido pelos delegados ao Congresso do PS.jpg

Share

21 Resposta a “APITA O COMBOIO”

  1. bejense diz:

    se esta bosta de terra deixar de ter comboio directo para Lx é melhor encomendarem logo os trajes regionais e fazer disto uma reserva, pode ser que venham turistas ver os vermelhos….

  2. Anónimo diz:

    É isso mesmo bejense. Os comunistas é que têm a culpa de o comboio abalar.

  3. bejense diz:

    oh home… eu nao disse que a culpa era dos comunistazeeee, agora se tao no poder desenmerdem-se e facam qq coisa q isto com a AE a 60Km e sem comboio pra lisboa só mesmo se o pessoal acreditar no aeroporto e na praia de messejana é q fica por ca….

    e a ideia da reserva de comunistas ate podia dar dinheiro e ja agora podiamos tb exportar as mentes brilhantes q f****m a arquitetura da cidade e tornaram isto numa cidade sem alma e sem historia com as intervencoes nas pracas, podiamos tb exportar a ideia de fazer parques estacionamento subterraneos para criacao de moscas e , quiça, a edição de um livro a explicar como se consegue dar um ar mais cosmopolita a uma cidade, aumentando o nº de carros q circulam mudando o fluxo de transito na cidade de modo a q sempre q se vai de A a B tem de se passar por C,D ..U…

  4. Luís diz:

    Fico sempre chateado quando vejo este tipo de notícias. Mas tendo em conta que ir e vir a Lisboa de comboio custa 30 euros…

  5. Chapeu de Palha diz:

    Eu não posso acreditar que Beja vai ficar sem comboio…!Atendendo ao facto dos preços dos bilhetes que equivalem a uma viagem de Bx-Paris (comboio). Mas tb se perde isso? Vamos também deslocalizar as habitações, levá-las para sitios da moda…E, dizer que Beja fica numa redoma. Algures perdida num espaço que por acaso é maior que alguns paises europeus.

    Quanto ao aeroporto, nao acredito!! E auto-estrada…nem ve-la…!!
    Mas é bonito, estas dificuldades de acesso. Sao sinonimo de ruralidade. Ruralidade já não é pateguice mas o que é realmente bom!!! (pensam muitos assim…infelizmente!!)

    Mas tb, pq é q se iria mudar ou dar estas coisas? As pessoas que mandam são sempre as mesmas e a tomada de medidas (ou seja, a acção) é para onde existem mais proveitos.

  6. Chapeu de Palha diz:

    Eu não posso acreditar que Beja vai ficar sem comboio…!Atendendo ao facto dos preços dos bilhetes que equivalem a uma viagem de Bx-Paris (comboio). Mas tb se perde isso? Vamos também deslocalizar as habitações, levá-las para sitios da moda…E, dizer que Beja fica numa redoma. Algures perdida num espaço que por acaso é maior que alguns paises europeus.

    Quanto ao aeroporto, nao acredito!! E auto-estrada…nem ve-la…!!
    Mas é bonito, estas dificuldades de acesso. Sao sinonimo de ruralidade. Ruralidade já não é pateguice mas o que é realmente bom!!! (pensam muitos assim…infelizmente!!)

    Mas tb, pq é q se iria mudar ou dar estas coisas? As pessoas que mandam são sempre as mesmas e a tomada de medidas (ou seja, a acção) é para onde existem mais proveitos.

  7. zig diz:

    Bem, para quem produz milhões de prejuízo (CP) não está mal!

  8. ventura diz:

    Não vai que na Cuba não deixam.

  9. moialmas diz:

    Qual é a admiração? afinal quantos “comboios” Perdeu Beja ao longo dos anos? Esta atitude tipicamente Bejense de ficar a ver passar os “comboios”só podia ter este resultado… mas não há problema ainda temos a automotora!!! e se perdermos a automotora a podemos pedir ao museu da CP o velhinho comboio a vapor e para terminar em beleza tranformam Beja num “apeadeiro”.

  10. Machado de Assis diz:

    Não me parece que iremos perder o comboio, o que tem alguma lógica e irá acontecer, é sermos um ramal do Intercidades que passará a ligar Évora em vez de Beja a Lisboa. Isto porque até é rentável a ligação da nossa cidade á capital. O que a CP quer é dinamizar a linha para Évora, sobretudo devido entre outros motivos ao facto de ser uma cidade património mundial. A culpa é mais nossa do que da CP ou de Évora. Enquanto esta aproveitou e de que maneira o seu património, nós destruimos com o Pólis parte do nosso, e sobretudo não conseguimos dinamizar o centro histórico que está ás moscas. O eixo castelo-Praça da República-museu precisa de se tornar na zona nobre da cidade, colocando aí cafés, restaurantes, esplanadas e outros motivos de interesse, e ao mesmo tempo impedir que nas áreas urbanas tal aconteça, de forma a canalizar para além a população. Até que haja outro tipo de investimentos, é o turismo a única arma que temos para desenvolver Beja e impedir o seu colapso anunciado.

  11. Luís diz:

    @ Machado de Assis

    A minha família teve um restaurante aberto durante 23 anos (!) no referido eixo castelo-Praça da República-museu. Agora está fechado…

  12. jorge diz:

    isto de beja perder serviços do estado agora o comboio, o que falta mais perder, será que nôs bejense perderemos tb a nossa dignidade, e se nos juntármos de uma vez por todas como fazem no norte do país e nunca mais votar em nenhum politico deste vergonhoso pais, devia haver uma nova revolução para banir todos os politicos. bem hajam bejenses

  13. Anónimo diz:

    “nunca mais votar em nenhum politico”? ou, pelo contrário, procurar uma alternativa para os chicos, carreiras e quejandos que há 30 anos vêm esvaziando a cidade de Beja de TUDO inclusive de pessoas?

  14. Anónimo diz:

    Se o perderem o comboio é bem feito cambada de otários…
    Querem comparar-se com évora

  15. Anónimo diz:

    E não vai ficar por aqui … Já há muito que o Alentejo e Beja em especial é politicamemente IRRELEVANTE … foi no que deu 30 anos de comunagem à frente disto …

  16. NM diz:

    Cada vez mais tenho um “ódio de estimação” para com Évora! Aqueles gajos julgam-se uns “seres superiores” quando na verdade não são mais, nem menos do que os outros! Têm a mania que eles é que sabem, querem, podem e mandam! Enganam-se! E Beja vai provar, mais cedo do que se julga que merece todo o título de Rainha da Planície, assim os bejenses o queiram! Temos muito meis potencialidades de que Évora para nos desenvolvermos, em tudo! Temos uma localização estratégica invejável (Já assim era no tempo dos Romanos!) temos uma costa fantástica, coisa que Évora nunca terá! Estamos no eixo Lisboa-Algarve e Sines-Espanha. COm o Aerporto de Beja, que vai ser uma realidade e que dá muita dor de cornoa Évora, com o IP(, o IC27 e o IP2, vamos ficar muito bem servidos. Se todos os projectos que estão em curso se concretizarem brevemente, se se souber atrair investimento e fixar as populações, então teremos todos as condições para ter um futiro agradável! Mais, Évora que se contente com a automotora, já estão tão habituados, que não lhes custa nada continuar a andar assim, a reboque do comoio de Beja. Beja tem uma grande tradição a nível ferroviário, e não será desta vez que vai deixar de ter! Évora que esteja caladinha porque, além de terem auto-estrada à porta de casa, também têm Expressos da Rodoviária para Lisboa com muito mais frequência, não precisam de cá vir roubar o Combóio! Évora só tem é mania em cima, julgam-se os reis e senhores do Alentejo, mas não passam de uns parolos de caracácá! Beja vai provar que é, o que sabe fazer e que tem orgulho, mas para que isso aconteça, é necessário não baixar os braços e fazer algo urgentemente! Acabar com os 30 anos de vermelhice pura, defender uma região Baixo Alentejo (deixem-se de um alentejo só, porque cada vez se vê mais que nada temos a ver com aqueles bacocos de Évora!). Quem ri no fim, ri melhor! Sempre foi e será sempre assim! A justiça há-de ser feita a seu tempo! Vamos mostrar que o Imponente Castelo de Beja reinará sobre o miserável Templo de Diana! BEJENSES?? Hello?? Está cá alguem?? ACORDEM de UMA VEZ! Baste sermos secundarizados! Saudações cordiais!

  17. bejense diz:

    NM, devia deixar de fumar essas merdas… 🙂 agora nao sei se lhe elogie o optimismo/querer se a ironia…

  18. Anónimo diz:

    São comentários como o de NM que revelam o complexo de inferioridade dos “béjinhas” em relação a Évora. Évora terá sempre de ser um pólo de desenvolvimento da região Alentejo como um TODO pois ainda é ddos sítios com alguma capacidade de atração de pessoas e investimentos com algum peso. O resto é blá blá blá … enfim cada um acredita no que quer e só não vê quem não quer que Beja morreu como cidade. “ódio de estimação” só revelam provincianismo bacoco. Évora já perdeu muitos serviços públicos para évora, vai perder o intercidades pela simples razão que a cidade todos os dias perde pessoas. Só aqui fica quem não consegue mesmo sair e, mesmo os que ficam, refugiam-se cada vez mais em casa e há muito se desinteressaram do que se passa (ou não) na cidade. Sabe quantas pessoas de Beja e arredores se deslocam com frequência a Évora simplesmente para passear, fazer compras, ir a um bom restaurante ao fim de semana… MUITAS! Para não falar daquelas que, por diversos motivos mantendo residência em Beja, se deslocam diariamente a trabalhar em Évora!

  19. Anónimo diz:

    Em tempo

    Beja já perdeu muitos serviços públicos para évora

  20. Anónimo diz:

    Festa do Teatro volta a Évora: ver mais em http://festae.blogspot.com/

  21. Anónimo diz:

    dexemo-nos de acusações a uns e a outros , pois o que tem que de fazer e de se unirem todos em prol daquilo que pretendem e de não andarmos a acosar a ou b pois todos foram culpados so assim consseguem o que querem, paressem as crianças a lamentaren-se…

Deixe Uma Resposta