Ago 20 2006
O POVO É QUEM MAIS ORDENA! (actualização)
“O PCP está a ponderar pedir ao actual presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos de Sousa, e ao vereador Aranha Figueiredo que renunciem aos respectivos mandatos. (…) A possibilidade de substituição dos dois autarcas já foi discutida em reuniões de militantes comunistas, nas quais participaram dirigentes locais do PCP.”
Porquê?
“Análise pouco favorável do trabalho autárquico e da falta de coordenação da equipa liderada por Carlos de Sousa”.
É absurdo, não é?
(ler notícia no Público)
Actualização: Jerónimo de Sousa referiu hoje à Lusa que “a avaliação do desempenho do PCP nas autarquias está a ser feito e que “pode sempre haver uma decisão neste ou naquele sentido””. – notícia Lusa
20 de Agosto de 2006 às 15:32
Caro nikonman
Daqui da freguesia de Guifões, Concelho de Matosinhos, tenho dificuldade em entender esta situação. O amigo que reside numa das RDA’s que ainda foram ficando a sul, pode explicar o que se passa em Setúbal. É que visto, cá do norte, é tudo muito estranho.
20 de Agosto de 2006 às 15:41
@carlos alberto – visto do Sul a estranheza é idêntica. Mas tenho uma interpretação: o PCP não substitui autarcas por incompetência. A razão apontada poderá ser esta mas suponho que tenha havido um acordo pré-eleitoral para substituição do Presidente a meio do mandato. Como o nº 2 é do PEV, também este tem que ser substituído, para que seja um PCP a assumir a presidência. É esta a interpretação, pois como sabe, no PCP é tudo muito centralizado e filtrado.
20 de Agosto de 2006 às 16:11
Será isto mais uma purga entre os vermelhos, dentro do espirito estalinista da década de 50, ou haverá mais coisas por desvendar?!?!
20 de Agosto de 2006 às 16:38
@ Nikonman,
Só um reparo: o n.º 2 do PEV é André Martins e não é nenhum dos nomes em causa. O José Figueiredo Aranha era o quarto da lista. Portanto terá de refinar a sua análise.
20 de Agosto de 2006 às 16:46
@coerente – agradeço a correcção. A análise mantém-se.
20 de Agosto de 2006 às 22:49
O PCP no seu melhor.
21 de Agosto de 2006 às 9:59
A Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) recomendou a dissolução da Câmara Municipal de Setúbal e a perda de mandato dos vereadores, incluindo do presidente, Carlos de Sousa.
(…)
As conclusões da IGAT surgem na sequência da investigação ao casos das reformas compulsivas, alegadamente combinadas entre o Executivo municipal e mais de seis dezenas de funcionários da autarquia.”
in “DN”
Ao que sei, as decisões do IGAT não decorrem da avaliação do PCP…
Penso que nesta situação qualquer partido faria o mesmo. Se não o fizesse estaria a pactuar com irregularidades graves.
O problema é que o PC em vez de assumir que o cerne da coisa está no plano da ilegalidade e/ou irregularidade (e que autarcas seus também padecem dos mesmos males dos outros…) “camufla” a situação, deslocando-a para o plano da “avaliação política”.
21 de Agosto de 2006 às 11:09
boas:
q se ataque os comunistaszezeze em beja eu percebo e aprovo quando fazem coco… ainda para mais vindo de um blog ( de referencia) em beja/baixo alentejo
q se ataque os cominstaszzezeze em setubal eu percebo pois cheira la a esturro… mas ai ja estamos empresenca de um blog q comenta politica de todo o pais (q nao me parece ja ter muita logica) pois os bons posts de politica sao aqueles sobre aquilo q se conhece de facto (beja e arredores) e dos quais se tem acesso a informacoes e casos q nao se podem ler no publico/expresso/dn, i.e. ao comentar sobre setubal estamos apenas a ler mais uma critica generalista e sem valor acrescentado e (presumo eu) com base nos jornais generalistas.
Eu percebo q se noticie /poste sobre acontecimentos
21 de Agosto de 2006 às 11:11
boas:
q se ataque os comunistaszezeze em beja eu percebo e aprovo quando fazem coco… ainda para mais vindo de um blog ( de referencia) em beja/baixo alentejo
q se ataque os cominstaszzezeze em setubal eu percebo pois cheira la a esturro… mas ai ja estamos empresenca de um blog q comenta politica de todo o pais (q nao me parece ja ter muita logica) pois os bons posts de politica sao aqueles sobre aquilo q se conhece de facto (beja e arredores) e dos quais se tem acesso a informacoes e casos q nao se podem ler no publico/expresso/dn, i.e. ao comentar sobre setubal estamos apenas a ler mais uma critica generalista e sem valor acrescentado e (presumo eu) com base nos jornais generalistas.
Eu percebo q se noticie /poste sobre acontecimentos
21 de Agosto de 2006 às 11:26
Carlos Alberto – RDA’s que ainda foram ficando a sul
Nikonman – PCP, PEV, PCP, PCP
SMMGB – Purga entre os vermelhos
Re21 – PCP no seu melhor
Deixa lá ver se depois do Che e do Bejense (que normalmente alinham no espírito do blog) terem feito uma leitura mais imparcial, mais filtrada, mais coerente, mais inteligente da situação, se é desta que os habitués deixam de disparar ataques gratuitos contra os comunas e tornam os debates mais interessantes.
21 de Agosto de 2006 às 13:14
Vi hj no “Setubalense”, jornal de Setúbal, que pressionaram Carlos de Sousa a demitir-se, a apenas divulgar a noticia após a festa do avante, e que alegasse problemas de saúde como causa da demisão.
Assim se vê a maneira de trabalhar no PC, e já agora, o respeito pelos eleitores…
21 de Agosto de 2006 às 13:18
Justifica-se eleições em Setúbal!
Em vez de ser o núcleo duro do PCP a escolher, deve ser o povo de Setúbal já que o projecto em que votaram falhou.
21 de Agosto de 2006 às 16:00
Amigo nikonman, deixa-me que discorde do “espirito critico” do teu post. Não se pode ser preso por ter cão e preso por não ter. Se estão detectadas irregularides graves na Câmara de Setúbal e o PCP decide que o o seu autraca não deve continuar, parece-me mais de aplaudir do que criticar. O contrário, como aliás o fazes e quase sempre bem no teu blog, é que deveria ser motivo de análise crítica. Estarei a ver bem?
21 de Agosto de 2006 às 16:19
@amigo pré. obrigado pelo teu comentário. Vejamos se me explico: o PCP não é transparente sempre que deixa cair um dos seus. Esta súbita incompetência de Carlos de Sousa indicia outras coisas. Como sabes, com a subida de Jerónimo de Sousa a S-G, tudo se tornou mais centralizado. Não acredito que Carlos de Sousa esteja a ser vítima da sua própria “incompetência”. Quantos Presidentes e vereadores CDU não há por aí e que são nulos em gerir as suas autarquias e mesmo assim o Partido não os deixa cair? Não se trata, julgo eu, de irregularidades. Até porque é o próprio PCP a negar essa informação:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1267839&idCanal=21
O que está em causa aqui, caro Pré, é o facto de uma autarquia estar a ser manobrada por uma estrutura partidária local. Se fosse com outra força política ouvirias a mesma crítica da minha parte. Como sabes, sou do PSD, mas não sou cego, mesmo quando está em causa o meu Partido.
Mas aguardemos pelo desenrolar desta situação que, parece, tem mais a ver com ajustes internos (olha as fugas de informação) do que outra coisa qualquer.
21 de Agosto de 2006 às 17:43
@bejense – as saudações benfiquistas são em austríaco ou à boa maneira alentejana???
Quanto ao resto, pois aqui no blogue Praça da República fala-se do que dá na bolha do seu editor. Umas vezes fala-se de futebol, outras de culinária, outras de política e algumas sobre os ornamentos das fachadas dos prédios vizinhos. Mas nunca me ouvirá falar sobre a “bunda” da vizinha (quem diz a bunda da vizinha diz o penteado do vizinho). O blogue é assim uma coisa com estatuto editorial esquisito, mas vai fazendo a sua caminhada. Sempre a subir e sem doping!
21 de Agosto de 2006 às 20:22
se é por imcompetencia, falta de trabalho realizado e desastres vários vão até MOURA. aquilo é um galinheiro de vindos de outros tachos falidos
21 de Agosto de 2006 às 22:34
Uma vez que os temas de política nacional passaram para a ordem do dia deste blog surpreende-me porque é que a seguinte notícia sobre a Câmara de Lisboa não foi igualmente objecto de um post?
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=212142&idselect=90&idCanal=90&p=200
É que no caso de Carlos Sousa não estamos em presença de nenhuma acção de favorecimento em proveito próprio. Convém recordar que Carlos Sousa recebeu a Câmara de Setúbal das mãos do PS tecnicamente falida tendo que assinar um contrato de reequilíbrio financeiro com o Governo mediante o qual se comprometeu a reduzir em 10% os quadros de pessoal. Para tal, terão sido determinadas reformas compulsivas de 60 funcionários que se encontravam numa idade mais próxima da reforma, existindo suspeita de conluio entre os decisores e os funcionários. Se pensarmos que há uns anos atrás várias empresas se reestruturam com base em programas de reformas antecipadas, contribuindo desta forma para o desequilíbrio da segurança social, se calhar os prejuízos provocados pelas reformas destes 60 funcionários são uma pequena gota no oceano. Para mim, o maior erro de Carlos Sousa foi o de ter aceite o desafio da Câmara de Setúbal nas condições em que a herdou do PS e de não ter continuado o óptimo trabalho que estava a realizar em Palmela. Por outro lado, a sua oposição ao processo de coinceneração na cimenteira do Outão também não foi perdoada. Vamos aguardar pelo desenrolar do processo, pois não acredito numa eventual incompetência após várias décadas de trabalho autárquico, primeiro em Almada, depois em Palmela e finalmente em Setúbal para além de ter sido presidente da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
21 de Agosto de 2006 às 23:59
Anonymous:Achas que tou errado na leitura do post?,ouviste o Jerónimo a falar dos autarcas?tudo elogios, porquê da purga estalinista?, sabes a razão?.
22 de Agosto de 2006 às 1:06
@bejense: democracia não significa corrupção, e não se pode justificar um erro político apenas porque outros os cometeram no passado. Erro… sobre erro… e vamos andar semppre na merda dos políticos (desculpa-me o francês)
22 de Agosto de 2006 às 10:29
@nikoman: Você diz isso porque nunca viu a bunda da minha vizinha… é de comer e chorar por mais 😉 – sim, que os olhos também comem 😀 – para quando uma exposição fotografia em beja intitulada: As melhores bundas de Beja – presente, passado e futuro (incluindo uns derrieres de bebes e velhinhas hehehe) – isso sim é q era servico publico!
@I’am to lazy to fill the name field: Eu nunca disse q um erro justifica o outro… apenas chamei a atencao sobre o q me pareceu
22 de Agosto de 2006 às 10:50
@bejense – exposição em Beja? Talvez um dia. Já percorri quase todos os concelhos do Distrito. Convidado pelas autarquias respectivas. Há alguns onde nunca entrei (Ourique e Beja, ambos pelas mesmas razões). Proximamente vou expor numa freguesia do nosso concelho. Uma pequena aldeia que merece uma visita demorada, apesar de parecer nada ter para fotografar. Devemos ter a exposiçaõ inaugurada no dia de S. Martinho. Com vinho novo e cantes, que é como a gente gosta.
O caso de Setúbal está mais que dissecado: o PCP retrógado e conservador sobrepõe-se ao PCP renovador. E, à boa maneira estalinista, põe-se a circular uma informação para “queimar” aquele que se quer aniquilar. Não há mais comentários a fazer nesta matéria. O Jeronismo esmagou qualquer tentativa de renovação do PCP.
Leia isto:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=212257&idselect=93&idCanal=93&p=200
Relativamente à reforma compulsiva (após processos disciplinares), aconselho-o a não levantar muito pó. É que, parece-me, todas as Câmaras têm telhados de vidro.
Quer um exemplo? É só uma questão de procurar.