Ago 25 2006

AS OBRAS NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS

Publicado por as 8:30 em A minha cidade

Como é sabido, algumas escolas do 1º ciclo do ensino básico da cidade irão sofrer obras de beneficiação, que estão a cargo da autarquia e, por estar atrasado o seu início, levou a que as crianças venham a ter aulas no Regimento de Infantaria, única solução encontrada pelo Município para evitar males menores. A solução, não sendo ideal, parece ser ajustada, pois garante segurança, um factor que pais e encarregados de educação e os agentes escolares consideram primordial para que o ano lectivo decorra sem mais acidentes.
Há, porém, neste processo, um défice de informação por parte da Autarquia.
Sempre que questionado sobre o assunto, o Presidente da edilidade remete para outros as culpas por as obras ainda não se terem iniciado.
No princípio de Julho, dizia o Presidente que “a Câmara Municipal de Beja não vai conseguir concluir as obras de beneficiação nalgumas escolas do 1º ciclo do concelho, antes do início do próximo ano lectivo“, acrescentando que “a CCDR Alentejo ainda não aprovou a comparticipação das obras”. Ora, o Presidente não deveria ter dito “concluir“, mas sim “dar início“.
Passado mais de um mês, vem agora Francisco Santos dizer-nos que “o projecto de intervenção nas escolas do 1º ciclo do concelho de Beja ainda não chegou à CCDRA“.
Resumindo: em Julho a CCDRA ainda não havia aprovado a comparticipação, em Agosto o projecto ainda não dera entrada na referida CCDRA.
Cheira a esturro.
Esclareça-nos, senhor Presidente:
Quando é que o projecto e a candidatura à comparticipação saíram dos gabinetes técnicos da Câmara?
– Que alterações é que esse projecto já sofreu desde o seu início?
– De que forma é que a autarquia tem acompanhado o caminho burocrático da candidatura à comparticipação? Isto é, a autarquia tem feito deslocar pessoal seu a fim de se inteirar do andamento do processo, ou tem-se limitado a enviar ofícios e telecópias para os serviços competentes?
– Não tendo o projecto dado entrada na CCDRA, onde é que ele está?
– Se o processo não tiver resolução imediata, o que pensa a autarquia fazer?

Informação, exige-se! E quanto mais depressa, melhor!

Share

7 Resposta a “AS OBRAS NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS”

  1. chico diz:

    Antes de mais, quero felicitar-te pela reportagem de ontem no CM e pelo reconhecimento nacional do teu trabalho.
    O reconhecimento não cai do céu. É preciso merecê-lo, e tu já não tens contas a dar a ninguém.

    Quanto a esta trapalhada das obras nas escolas, parece-me a mim, que estou de fora, uma má gestão no processo burocrático.
    Mais do que explicações da Autarquia, era agora importante saber, junto da CCDRA, se o processo está lá, quando deu entrada, se foi devolvido por conter erros, etc.
    Ou seja, se a Câmara cometeu algum erro técnico ou processual (má elaboração, incumprimento de prazos…) ou se, por outro lado, o erro foi da CCDRA.
    Que eu saiba, a CCDRA ainda não reagiu a este clássico processo de vitimização.
    Os comunistas em geral e a CMB em particular costumam “chutar para cima” quando algo corre mal (governo, serviços coordenadores, o estado do tempo ou a fase da Lua, etc.).
    Resta saber se, desta vez, têm ou não razão.

  2. nikonman diz:

    @chico – obrigado pelas palavras relativamente ao reconhecimento. Também fazes parte da Praça e sem leitores/comentadores esta Praça ficaria igual áquela que nós conhecemos.
    Quanto às obras nas Escolas, eu gostaria de acreditar que a culpa reside na CCDRA. Mas se assim fosse, a CMB teria obviamente documentado essa culpa. O que não fez, pelo que se pressupõe onde podem residir as culpas.

  3. António P. diz:

    Bom dia Nikonman,
    Estava à espera de um “post” matinal sobre os valentões do PSD em Setúbal !
    Afinal parece que estão como o PS.
    Dê notícias já que parece estar tão bem informado.
    Cumprimentos

  4. nikonman diz:

    @antónio p – não tenho mais informações que aquelas que a comunicação social transmite. E relativamente a Setúbal, tanto quanto li, o PS quer que o PC assuma responsabilidades. Só que não percebi do quê. Quanto ao PSD, desde a primeira hora que reclama por intercalares. Houve alteração na posição?

  5. nikonman diz:

    Fui agora ler o site da Lusa e a notícia das 12H59 deixou-me de boca aberta. Já cá volto.

  6. serôdio diz:

    Ó nikoman, vc acha que a camera lhe vai respomder ou dizer alguma coisa? Não v~e que eles agora andam entertidos com a festa do Avante e não têm tempo para o povo. Viu o que aconteceu ao gajo de Setúbal?

  7. charlie diz:

    @Chico.

    Claro que quem tem razão serão eles. Eles tem sempre razão Como pode alguém detentor da verdade absoluta cometer erros uma só vez que seja?