Jun 09 2006
PANTOMINEIROS OU MENTIROSOS?
Para Jerónimo de Sousa o 1º Ministro é pantomineiro. Politicamente correcto, pois claro.
Quem lhe responde à letra, e bem, é António Saleiro, que quase quase me roubava o tema de uma próxima crónica para o CA.
Com a devida vénia se transcreve a Radio Pax:
“Se Jerónimo de Sousa fizer uma análise aos boys que existem nas autarquias CDU da região, perceberá que também tem à sua volta “muitos pantomineiros”.
Ontem, na sua habitual crónica de opinião, o ex-deputado socialista de Beja diz que estas são palavras de quem não tem soluções para a região. Saleiro questiona se “este discurso por acaso trouxe uma grande mais-valia ao nosso Distrito… resolveu-se o quê com esse linguajar? Nada… e são estes nadas, estas exigências, muitas vezes para que tudo se faça na hora, que acabam por não levar a lado nenhum, porque cá fora também se sabe que um indivíduo que está há um ano e meio no Governo não consegue fazer rigorosamente nada e não é por acaso que as sondagens estão como estão” remata Saleiro.
O mesmo acrescenta que “o problema dos boys é discurso para Inglês ver”.
Saleiro questiona se “só há boys nos governos do PS e do PSD?
Então e noutros locais, Câmaras, Regiões de Turismo onde o PCP tem poder, por acaso não há boys?
Então na Associação de Municípios, no nosso distrito, onde o PCP tem poder, não os há?!” sublinha António Saleiro. O mesmo vai mais longe e adianta que “se o Sr. Secretário-geral do PCP fizer uma pesquisa, depois é capaz de dizer que só o José Sócrates é pantomineiro, porque se fizer a pesquisa chega à conclusão que acaba por ter a sua companhia na pantomineirice” conclui Saleiro, na qualidade de comentador Rádio Pax.”
Quase excelente. Faltou complementar a crónica com a indicação de exemplos. Mas isso seria politicamente incorrecto.
Fica a tarefa para outros.
9 de Junho de 2006 às 11:38
bom dia,
agradeço o seu comentário
lamento, mas o meu teclado não tem a letra “u” com “dois pontos” sobre ela, se é que isto se pode dizer assim…
de qualquer forma, o autor está identificado pelo nome que vi no site onde encontrei a foto
bom fim de semana
alice
9 de Junho de 2006 às 11:41
pensando melhor, vou copiar o nome correcto que fez o favor de me enviar e corrigir o post
bem haja
alice
9 de Junho de 2006 às 11:45
@alice – os “dois pontos” em cima da vogal “u” chama-se “trema”. Pode ser substituído, no caso de os teclados não o terem ou o escritor for inapto para o descobrir, por um “e” a seguir à vogal acentuada. Como escreveu está bem. Só que antes não tinha escrito: nem com nem sem trema.
bom fim de semana também para si.
9 de Junho de 2006 às 11:48
@alice – bem haja também para si.
9 de Junho de 2006 às 15:42
(vai-te embora 18) comentário apagado.
9 de Junho de 2006 às 17:56
Pois é, como em quase tudo na vida, também na política existem os que sobrevoam generalidades não comprometedoras (porque nunca se sabe quando vão precisar dos que pretendem visar indirectamente…), e os que andam no “terreno” de cara destapada a caçar os “javardos”, muitas vezes com gato e só com pedras na mão.
9 de Junho de 2006 às 19:18
Que me desculpem os
9 de Junho de 2006 às 22:59
Olha em quem tu te foste apoiar! Qualquer dia ainda vais citar o José Raul!
9 de Junho de 2006 às 23:39
@coerente – neste momento só me estou a apoiar nas declarações de Jerónimo de Sousa. É assim tão mau?
Quanto a eu citar Zé Raúl, o contrário já se verificou, por mais do que uma vez. Não emagreci.
10 de Junho de 2006 às 0:45
Ca’ganga democrata me saíste, ó Nicu!!!
10 de Junho de 2006 às 0:54
@vaitembora 18 – então? a democracia mede-se em que unidades?
10 de Junho de 2006 às 1:14
Valeu a pena cá vir pela boa referência literária – o livro de Paulo Morais, Mudar o poder local – deixado pelo pontapé na lógica (seguir link no comentário).
Sobre pantominices…
Se todos os partidos com responsabilidades governativas que no poder local ou central colocam boys, deixam a corrupção alastrar,etc,etc que se distribuam os votos pelos partidos pequenos para diversificar a presença política. Pode ser que se policiem mais uns aos outros.
10 de Junho de 2006 às 19:21
só pantomineiro? nao é só isso. caso saibam de alguma rede de trafico de pessoas. denunciem. caso a vossa empresa tenha concertado preços durante anos, safem-se agora. Denunciem. caso o senhor sentado no restaurante ao vosso lado puxe por um xaruto. nao se fiquem, denunciem. denunciar parece ser o mote deste governo. na denuncia assenta a base repressiva da sociedade. onde é que ja vimos isto?
recorda-me os processos contra familiares meus, que sem saber nada de politica foram denunciados de forma caluniosa ( na verdade aprenderam na cadeia o valor de da liberdade) recordo s santos tempos da inquisição que se socorria da denuncia como forma usual de julgar. já agora alguém me explica porque é que o projecto do PC e do BE nao foram aprovados no que concerne ao novo estatuto dos deputados? qualquer dia temos os nossos filhos a denunciar que os pais nao querem ter mais bebés e que usam preservativos
10 de Junho de 2006 às 20:01
Sagher
Eles não compreendem nada disso porque sofrem dum virus chamado anticomunismo primário. Então o que se deve chamar a quem disse que não se mexia nos impostos e depois aumentou o IVA para 21%? Ou quem prometeu investimentos sem fim (veja-se o caso a Refinaria de Sines). A isto chama-se embuste, engano, pantomimia, logo pantomineiro!
11 de Junho de 2006 às 0:12
o anti-comunismo é um vírus primário? pensei que fosse outra coisa. e os anti-comunistas também são pantomineiros? conte lá, para “nós” aprendermos.
11 de Junho de 2006 às 9:03
Foi você quem disse que não aumentava os impostos e depois passou o IVA para 21%? Foi você quem anunciou com pompa e circunstância mega investimentos como a refinaria de Sines e que agora se esfumaram? Então como eu penso que o senhor tem um domínio mínimo da língua de Camões facilmente perceberá que não lhe estava a chamar pantomineiro! Depois,o senhor ainda não reparou quem quem o Sr. Saleiro queria atingir não era o Jerónimo de Sousa mas sim a própria Federação do Ba ixo Alentejo do PS.
11 de Junho de 2006 às 19:32
A democracia mede-se em arrotos: na proporção inversa dos ditos cujos!Como Vexa está sempre a arrotar…
E a apagar o que não lhe agrada! Badamerda para o seu berloque!!!
18 de Junho de 2006 às 12:58
O saleiro ja é bem conhecido até já fôi a imagem do distrito que linda imagem não haja duvida.
14 de Maio de 2007 às 5:57
\o
love delton