Jun 06 2006
MONUMENTO NACIONAL
De acordo com o Decreto-Lei nº 15/2006, de 6 de Junho, “é classificado como monumento nacional o Hospital da Misericórdia em Beja”. Esta classificação é “um meio eficaz de salvaguarda” deste bem cultural.
Beja dispõe, assim, de mais um Monumento Nacional, obviamente a integrar nos mui visitados roteiros culturais que a nossa cidade oferece a quem a visita.
Proximamente trago aqui uma fotografia deste nóvel Monumento Nacional.
(aos jornais, rádios e outros órgãos: podem usar a notícia. não precisam de citar este blog)
6 de Junho de 2006 às 12:15
E para quando rentabilizar os monumentos nacionais, como é exemplo a Pousada de S. Francisco? Ao invés, o Castelo e respectiva zona envolvente permanece na mais apática e imobilistica situação em que foram remetidos. Será que ninguém se lembra de ali colocar cafés e esplanadas e assim dinamizar e rentabilizar o espaço, como se faz em todo o lado?
6 de Junho de 2006 às 12:54
Este é um edificio muito degradado e está a ser descaracterizado por obras pontuais sem qualquer controlo.
Quanto á zona envolvente, na minha opinião está desvalorizada e não está a ser aproveitada. Basta ver os carros em cima de passeios á porta dos castelo. Alguém que tenha ideias para dar vida a esta zona tão majestosa!
6 de Junho de 2006 às 19:52
No Reino Unido os monumentos nacionais são auto-suficientes: i.e. vivem em função de receitas próprias, subscrições, quotas de ligas de amigos, etc.
O que é facto é que a maioria dos monumentos dispõe: a)De um a cafetaria/restaurante (normalmente tb acessível do exterior); b)Uma brochura, geralmente de qualidade, que pode ser paga em separado ou incluída no bilhete de admissão; c)De uma loja com produtos locais;
E já agora… não tem a tradição da greve-na-páscoa!
7 de Junho de 2006 às 15:44
O castelo de Beja é o exemplo da incúria e falta de objectivos desta cidade. Como se pode exigir dos empresários se o poder politico local não consegue cumprir com o minimo que lhe deve ser exigido. Mas pior do que o castelo é a Praça da República, exemplo de como se conseguiu destruir o que foi ao longo de séculos o local de excelência desta cidade.
7 de Junho de 2006 às 16:35
Monumento Nacional? Não estás a falar desse prédio que alberga uma universidade, uma instituição de solidariedade social e umas casas de habitação?
Rico prédio!