Jun 22 2006

BEJA – PS AJUDA PCP (actualização)

Publicado por as 20:30 em A minha cidade

Admirado? Não se admire, pois é mesmo verdade.
As abstenções dos 2 vereadores do PS (1 faltou) viabilizaram os estatutos da futura Empresa Intermunicipal Aguas do Alentejo Sul*, não se importando se a mesma tem viabilidade financeira (não foi apresentado o projecto), descurando de aprofundar que modelo de gestão das águas públicas se pretende para o concelho, não fazendo o trabalho de casa que era, neste caso, ler um documento recentemente dado à luz pelo Governo (PS) e que se chama “Regime Jurídico do Sector Empresarial Local”, que entra em vigor a 1/1/2007 e revoga a Lei 58/98.
Estranha-se, e bastante, que numa matéria como esta se assuma a abstenção como forma de viabilizar o projecto do PCP. Esta era daquelas de “ou contra ou a favor”.
Assim, ficamos sem saber que opinião tem o PS.
Se é que a tem.

* engloba os 9 concelhos de Câmaras CDU.(1)

(1) errata: Dei esta informação baseado em relato que, ao que parece, não é verdadeiro. Volto à estaca zero em relação aos municípios associados (número e cor). Mantenho o título e o teor do artigo. Interessante como o que chamou à atenção foi um erro meu em rodapé. Desviar a atenção do essencial não foi a minha intenção. Há quem o queira fazer. À custa de um engano meu.

Share

18 Resposta a “BEJA – PS AJUDA PCP (actualização)”

  1. Chico diz:

    Isto é simplesmente inacreditável!
    É por estas e por outras que não se passa da cepa torta.

  2. Freerider diz:

    Não sabia que Almodôvar, Mértola e Ourique eram concelhos CDU!!! O projecto do PCP…Com este tipo de abordagens é que é muito dificil avançar

  3. nikonman diz:

    É a abordagem possível, quando os assuntos são tratados em segredo e à porta fechada. Até o Engº Manuel Camacho, que devia ter levado o projecto à reunião de ontem, prometeu entregá-lo mais tarde. Assim, é difícil fazer uma abordagem mais lúcida, não concorda?

  4. Freerider diz:

    Os partidos representados no actual Executivo Camarario, já o estavam antes… Tendo o projecto de abastecimento de água em alta e saneamento vários anos, não acredito que o mesmo nunca tenha sido abordado nessas reuniões, acrescente-se ainda o facto do actual vereador PSD ter sido Governador Civil (E quererá que acredite que nunca teve contacto com este projecto???).

  5. nikonman diz:

    Eu não respondo pelos outros, não fui nem sou vereador, sendo “deputado” municipal. Separemos as águas.
    Acrescento-lhe mais uma coisa: na 3ª feira, logo de manhã, telefonei para um vereador, pois pretendia ter mais pormenores sobre este assunto. Estando indisponível, expliquei à secretária o que pretendia, rogando que me contactasse logo que houvesse disponibilidade do referido vereador. São 17H00 de 5ª feira e, obviamente, que o vereador nunca me contactará. Burro fui eu que ainda acreditei na transparência do projecto.

  6. preocupado diz:

    Alguém oferece um pc com acesso net ao “freerider” para depois das cinco da tarde? estava a gostar de ler a troca de ideias e de repente, tchauu!! Não querendo fazer publicidade ao seu proprio blog reparei em algo. Este senhor(a) só edita posts entre as 09:20 e as 17:00. Ou muito me engano ou eu tambem pago como contribuinte a net para este senhor ter um blog.Haja paciência. Esta cidade está cheia de “”pantomineiros””

  7. aldeão diz:

    De facto, indicar que os nove municípios são de maioria PCP quando nos nove estão incluídos os municipios de Almodovar, Ourique e Mértola é no mínimo inquinar a discussão. Ainda bem que existe um freerider para repor a verdade. É que eu gosto de discutir os assuntos com base em informação correcta e na ausência de informação não se pode inventar.

  8. nikonman diz:

    @aldeão – a rectificação está feita e peço desculpa se o levei por caminhos que não os desejados.

  9. aldeão diz:

    Obrigado pela rectificação. É que se reparar todo o seu post foi orientado para uma discussão político/partidária, quando afinal a AAS é integrada por munícipios das três correntes políticas com representatividade no Baixo Alentejo.Aceito que se discuta se a água deve ser um negócio público ou privado, agora não me parece que colocar a questão em termos partidários seja melhor caminho. A este respeito não tenho dúvidas que deve continuar nas mão dos municípios como é o caso. Mais logo só falta privatizar o ar que respiramos.

    Ps: Ainda hoje com a factura da EMAS recebi o Relatório Trimestral de Qualidade da Água do Concelho de Beja. Quantos serviços municipalizados congéneres o fazem? E se fosse uma empresa de capitais maioritariamente privados também o faria?).

  10. re21 diz:

    Pois,na Marinha Grande é o PSD que ajuda o PCP(CDU) e ajuda bem e estão a fazer um excelente trabalho.

  11. aldeão diz:

    @re21,

    E isso é que é o principal. Poderia dar-lhe outros exemplos em que o executivo camarário é assegurado por vereadores PCP/PSD.

  12. nikonman diz:

    Pode não parecer, mas a gestão das águas de abastecimento é, desde há muito tempo, uma matéria de fronteira político-ideológica.
    Quem não entender isto, ou está iludido ou está a tentar iludir. Veja-se o que se tem feito desde o 25A e percebe-se como as famílias partidárias estão bem identificadas com determinados modelos.
    O que me interessava aqui saber é se o PS de Beja alinha com as teses comunistas e se é ele também avesso à participação de capitais privados nesta área, mesmo em parceria público-privada.
    Esclarecimento exigia-se neste caso.
    Não houve. Pilatos não faria melhor.

    (quanto às alianças em executivos camarários: é um tema óbvia e claramente distinto do que eu levantei)

  13. re21 diz:

    nikoman,não me vou meter na questão da água porque a desconheço,no entanto discordo contigo no aspecto de “alianças em executivos camarários”,no teu post(numa parte dele) é evidente que te referes a esse aspecto.

  14. nikonman diz:

    @re21 – em Beja o executivo tem 1 presidente + 2 vereadores (CDU) e a oposição tem 3 PS e 1 PSD. Não há alianças. Há, isso sim, alguma ingenuidade na oposição e muita esperteza do outro lado. Para se fazer política, de uma forma transparente, tem que se ser claro, objectivo. A abstenção, neste caso, não foi justificada. Não se ouviram as razões do PS. Logo, em política, o que parece, é!

  15. maremoto diz:

    A gestão autarquica é por vezes bastante “tortuosa” com bastidores bem complicados à boa maneira dos filmes de acção.
    Sabemos que a questão das àguas é uma bandeira para o PCP. Mas o PS e o PSD vivem muitas vezes à sombra e nos beneficios que os autarcas CDU distribuem para poderem fazer a “sua” politica.
    Sobre esta questão fica aqui o repto para sabermos mais.

  16. Freerider diz:

    Sobre o projecto proponho uma visita ao site da AMALGA, http://www.amalga.pt . O importante é que este projecto vai beneficiar cerca de 120.000 pessoas, e não 1 partido.

  17. aldeão diz:
  18. nikonman diz:

    @aldeão – certamente que você percebeu o que eu escrevi.
    E reponho a questão do modelo de gestão das águas públicas. Que modelo queremos? O PCP sabemos o que quer, pois a sua posição pouco se alterou nas últimas décadas. Mas… e o PS? Será o PS de Mértola e Ourique diferente do PS nacional? E o PS de Beja defende que modelo? O de José Sócrates ministro ou o de José Sócrates 1º Ministro. A questão é antiga e não apareceu hoje em cima das mesas dos autarcas. Alguns leram os documentos. Outros fizeram de conta.

Deixe Uma Resposta