Mar 09 2006
UMA DÉCADA
foto: joão espinho
Termina hoje uma década em que Portugal teve um Presidente da República inconsequente, sem rumo, sem metas, apagado, desautorizado e, o pior de tudo, um Presidente que glorificou os políticos-fugitivos.
O seu último gesto, homenageando Teixeira Gomes, um Presidente que resignou ao cargo, tendo recorrido ao exílio em Argel, é o culminar de uma presidência que não ficará na História.
Sai sem inimigos e não se sabe se tem adversários. Os episódios Santana Lopes e Paulo Portas são um brevíssimo parágrafo que, involuntariamente, escreveu para os anais da política lusa.
Foi, mais um, Presidente de todos os portugueses.
9 de Março de 2006 às 9:02
porra que este post é mesmo para não falares do Benfica
9 de Março de 2006 às 10:14
O Jorge Sampaio é um “veterinário qualquer”?
9 de Março de 2006 às 10:15
Ah!
Parabéns ao Sr. Professor e votos de um bom mandato.
9 de Março de 2006 às 10:37
o maior cego é aquele quer nao quer ver…
9 de Março de 2006 às 10:42
@bejense – nem mais!
9 de Março de 2006 às 10:50
Recordo-me bem do dia em que esta foto foi tirada.
Foi o dia em que todos me deram os parabéns pelo meu trabalho e pelo meu profissionalismo que esteve como sempre aos olhos de todos e hoje isso já não tem valor porque a ambição e ganância cegam completamente. O pior é que este acto de tremenda ignorância tem seguidores. Enfim, é a vida…
9 de Março de 2006 às 10:56
Quanto ao Sampaio tenho uma ideia diferente da tua.
Sempre o achei uma pessoa ponderada e moderada, querendo sempre manter a estabilidade e o equilibrio.
Gostei muito dele até ao momento em que se lembrou que assassinos, terroristas e pedofilos mereciam uma redução de pena.
9 de Março de 2006 às 10:56
@mad – também me lembro dos públicos louvores que te deram e do reconhecimento pelo teu trabalho. Hoje alguns ignoram as palavras proferidas e escritas: estão perdidas no tempo ou, então, hipocritamente “apagadas” por quem não tem consistência moral de assumir o que disse/escreveu, tudo fazendo para que o passado seja apagado. Esquecem-se que a hipocrisia não se esconde nem se apaga.
Adiante!
9 de Março de 2006 às 11:02
Parabéns ao Jorge Sampaio pelo desempenho.
Ao Cavaco…logo se vê se merece…tenho dito.
9 de Março de 2006 às 11:17
@sofia – merece o quê?
9 de Março de 2006 às 11:19
nao quer ver que o homem foi um BOM presidente (ai essa mania de interpertar mal o que os outros dizem 🙂 )
9 de Março de 2006 às 11:24
@bejense – o adjectivo “bom” contrapõe-se a “mau”, verdade? E eu disse que foi inconsequente. O que para muitos é bem capaz de ser “bom”.
9 de Março de 2006 às 11:50
O meu amigo devia ir explicar ao santana que o PR foi inconsequente…
Nudando de assunto ontem corri Beja (leia-se fui à estudantina e à fernandes) à procura de um moleskini.. e nada.. como acho q ja li aqui um post a dizer q comprou um em Beja (se calhar enganei-me) preste la o servico publico sff e diga-me
9 de Março de 2006 às 12:03
Bejense, Moleskines? em Beja?
Nem pense nisso.
Olhe, experimente a ir a Serpa à livraria Vemos, Ouvimos e Lemos. É aí que compro os meus.
9 de Março de 2006 às 12:12
muchas gracias senorita, ja agora sabe se esta aberta ao sabado?
9 de Março de 2006 às 12:17
@bejense – PSL aterrou no prato presidencial pela mão de outros. Quem o promoveu, depois teve que o despromover.
Quanto aos caderninhos, a Mad já lhe respondeu. Sabe, é que esses caderninhos são um sub-produto do consumismo intelectual. Aqui em Beja é mais cozido de grão, coisas mais viradas para o operariado inculto e que acredita nos amanhãs do coiso e tal.
9 de Março de 2006 às 12:23
Bejense, a livraria está aberta todo o fim de semana 🙂
9 de Março de 2006 às 12:31
“os amanhãs do coiso e tal”.
E por falar em cantar, parece que a superstar bejense, o grande Serafim, tem para aí uma coisa em que finge que canta e debita uma poesiazinha adolescente…
Alguém já ouviu?
9 de Março de 2006 às 12:59
Uns dizem que Jorge Sampaio foi um bom presidente, outros dizem que foi mau, outros não se definem, dizem que foi inconsequente (aqui cada um lê o que quer… e todos sabemos bem porque… e no fundo a maioria reve-se nesta caracterização!)
Mas agora digo eu: começa hoje mais uma epoca negra na história de Portugal, a aliança de direita, de resto bem patente hoje na intervenção do coiso e tal, e apaludida de pé pelo Socrates, e o resto das bancadas (com a excpeção da bancada do PCP que permaneceu sentada e sem apludir, o que me deixa orgulhoso e mostra que ainda há alguém com dignidade e principios!)
Oh Portugal ao que chegas-te…
Tenho pena que assim seja!!!
Mas é com a adversidade que o povo emerge…
9 de Março de 2006 às 14:09
@andré escoval – a dignidade e princípios a que se refere tem a ver com o eterno ódio que o PCP tem às instituições democraticamente eleitas e que, por isso, lhes fogem do controle?
9 de Março de 2006 às 14:17
Opiniões são opiniões, mas não concordo com a sua. O Presidente Jorge Sampaio teve uma acção, quanto a mim, bastante vigilante e atento ás mudanças que a sociedade portuguesa tem sofrido, deixando alertas para ao poder politico e ás instituições do Estado para acompanharem essa mudança. Acho também que nas suas intervenções imprimiu confiança e esperança aos portugueses, apesar da situaçõa dificil do nosso país.
Deixou a Presidencia com uma enorme empatia com a maioria dos portugueses.
Por todas estas razões acho que foi uma presidencia que ficará, positivamente na História
9 de Março de 2006 às 14:21
Este é um daqueles presidentes que não merece foto na galeria. Foram dois mandatos sem qualquer valor.
9 de Março de 2006 às 15:54
Positivo: Sentido de estado e humano.
Negativo: Letárgico e fraco sentido de liderança.
9 de Março de 2006 às 16:13
@nikonman – Caro amigo, nunca se esqueça que podemos ter concepções de democracia diferentes, logo o que para si pode ser democratico, para mim pode não ser totalmente democratico, ou a democracia não estar a ser executada da melhor forma…
Também nunca se esqueça que ser democraticamente eleito, não deve ser unicamente por um cruzinha num papel, é muito mais que isso!
Mas partindo dessa lógica, teríamos que ter ódios a nós própios, ou já se esqueceu que também somos poder, “democraticamente eleito”. Não precisamos de ir muito longe, tem esse exemplo na sua própia cidade.
Agora a grande questão, é que o PCP luta por uma sociedade verdadeiramente democratica e participada, coisa que para a social-democracia é difícil de assimilar, poderá, acabava-se logo com a hegemonia económica que a mantêm.
Já agora recomendo-lhe relembrar-se, fazer um exercicio de memória, e sobre Centralismo Democrático.
9 de Março de 2006 às 16:22
@andré escoval – o PCP não luta por sociedades democráticas. Conhece algum estado comunista onde haja, por exemplo, liberdade de expressão. Ah, já sei, a liberdade de expressão não dá de comer ao povo nem lhe traz a felicidade.
9 de Março de 2006 às 16:53
@nikonman – De que me vale a liberdade de expressão num estado ditatorial, ou a falta dela num estado democrático?
Pois é, posso falar muito e não ir a lado nenhum e isso ser usado como ponto de alienação.
E falar no sitio certo com a minha opinião e isso servir de muito, ser levada em conta, para a verdadeira democracia de estado, e para ter um estado humanista e virado para o povo!
Mas já agora, e não fugindo ao tema do post, a capacidade de aceitar opiniões diferentes, liberdade de expressão, é o que o coiso e tal não tem!! Quer exemplos??? Relembro-lhe o que aconteceu aos estudantes durante o mandato do coiso e tal.
Manifestar-se não faz parte do teu conceito de liberdade de expressao???
Então que aconteceu sobre os policias???
Já me esquecia que isso é a democracia da social-democracia…
9 de Março de 2006 às 18:09
@andré escoval – tanto Estado é mau sinal. As pessoas primeiro, lembra-se? Mas depois…. tem que ser o Estado a controlar as pessoas. Não acredito em centralismos, mas acredito nas instituições, principalmente naquelas que são reflexo da expressão democrática do voto. Porque sei que podem ser julgadas, precisamente através do voto, da expressão crítica dos cidadãos, etc…
Quanto ao que refere sobre a acção de Cavaco Silva enquanto Primeiro-Ministro, não discuto, pois as duas maiorias absolutas são indiscutíveis. Mas já posso, se assim quiser, discutir a legitimidade dos Gulags e das vítimas do comunismo. É que as vítimas da fome, afinal, morreram de pé, mas amordaçadas.
9 de Março de 2006 às 18:38
@nikonman – Sem dúvida que primeiros as pessoas, logo as pessoas são o Estado!
Pois é, bem me parecia que para voce, o significado da palavra Democracia se restringia ao voto! Tenho pena que assim seja, para mim, Democracia, é muito mais que isso! E para além de julgar o que quer que seja, prefiro participar para melhorar, e não é unica e simplesmente com o voto (o que eu dava para já poder votar meu deus!) que o faço!
Se voce o discutisse é que era pa admirar, pk depois onde se agrrava para desmentir tais factos???!
Mas sabe, voce faz lembrar-me um meu professor de história, que punha todos no mesmo saco, chegou ao cumulo de comparar Comunismo e Nazismo…
9 de Março de 2006 às 18:49
ora bem, no meio de tanta bajulice parola, um comentário a destoar e a dizer aquilo que muitos portugueses acham, pensam e têm a certeza.
Sampaio desperdiçou dez anos de Portugal.
9 de Março de 2006 às 19:01
@escoval – bem, você passa ao lado das questões que o possam incomodar. Compreende-se. Quem defende regimes totalitários, foge da verdade como o diabo da cruz.
A mim, como sabe, não me basta o voto. Caso contrário estaria a esta hora encostado à mesa da braseira a ver os flash informativos ou a ver uma telenovela. Eu, como sabe, participo, debato, discuto e não me amedronto com o contraditório. Tenho, é verdade, muita dificuldade em trocar ideias com quem constantemente usa a borracha para apagar a História.
E deixe lá o seu professor de História em paz, pois eu tive um de Filosofia que, depois do 25 de abril, dizia nas aulas que Portugal nunca seria uma democracia parlamentar e que a constituição era inimiga do povo. Foi, até há uns anos, um mui digno militante do PCP. Parece que hoje milita nas bandas do partido do anacleto!
9 de Março de 2006 às 19:02
@arinto – dou-lhe os parabéns pela capacidade de síntese. E peço-lhe desculpa pela extensão dos meus argumentos. Às vezes tem mesmo que ser assim.
9 de Março de 2006 às 19:11
@nikonman – BEm se vê quem foge ao lado das questões…
Mas bem, pois olhe, senão basta lhe basta o voto, bem parece, e assim o apregoa.
Essa de usar a borracha para apagar a história, vindo de um defensor do regime, de um social-democrata, só pode ser mesmo para rir!
Esse professor, coitado, disse e enganou-se, mas ele tentou prever o futuro. Mas hoje comparar o Comunismo ao Nazismo, por amor de Deus a história fala por si!!!
9 de Março de 2006 às 19:44
@escoval – sim, a História fala por si. Checoslováquia, Polónia, Roménia, etc… falam por si. E basta ir ouvi-los.
9 de Março de 2006 às 20:00
@nikonman – Claro que fala!! Desde a liquidação dos indígenas nos actuais EUA, campos de concentração do Nazismo, passando pelo Vietnam, Hiroshima, Nagasaki, Jugoslávia, Afeganistão, Iraque…
E já agora, não se esqueça também que foi a social-democrcia, que apresentou há bem pouco tempo no Conselho da Europa a mais incrivel de proposta de limpeza da historia!!!
9 de Março de 2006 às 20:05
Conte lá essa do Conselho da Europa!
9 de Março de 2006 às 20:41
@nikonman – Caro amigo, não tenho que lhe esplicar nada, documente-se para tal. Tal como eu fiz! E depois como até aqui podemos discutir o documento!
Até lá!
9 de Março de 2006 às 20:50
bem me parecia!
9 de Março de 2006 às 20:58
@nikonman – Diga lá, se faz favor, o que lhe parecia porque não entendi.
9 de Março de 2006 às 23:51
Alguns comentários são deveras preocupantes. Não usurpem factos históricos, para defender partidos políticos. Respeitem a diferença, ou há alguém que considera o PSD ou o CDS fascista? E se o comunismo é tão o mais justo dos regimes… o que se passa em Cuba? Alguém que me explique!
10 de Março de 2006 às 0:00
@margarida – Cara amiga, concordo plenamente contigo quandi dizes que alguns comentarios são deveras preocupantes, inclusive o teu!!!
Se há aqui alguém a tentar usurpar o que quer que seja, são voces!!! Tanto aqui como já está provado, como no referido documento apresentado no Conselho da Europa!!
Claro que se respeita a diferença, pois da discussão nasce a luz!!
Bem quanto à questão de ser fascista ou não… isso deixamos ao criterio de cada um… mas partidos que apoiam invasões, fazem a contra-revolução, infrigem diariamente a Constituição da Republica Portuguesa… tem muito que se lhe diga!
O que se passa em Cuba, cara amiga, é uma democracia avançada!!! Algo que para voces é impensavel, mas real!! Poderá, o monopolismo e a hegemonia acaba-se, e é o povo que tem o poder!!!
Até já!
10 de Março de 2006 às 0:36
André Escoval e Nikonman:
Não seria melhor pegarem num telefone e conversarem? (lol)
10 de Março de 2006 às 1:11
é de uma profunda irresponsabilidade falar em fascismo nesta fase da história. olhemos em frenete e deixemo-nos de utopias, e façamos algo para construir um futuro, um portugal maior! em relação ao telefone… a internet é mais barata!
10 de Março de 2006 às 1:21
@anonymous 01:11 (mas eu sei que és tu margarida) – De profunda irresponsabilidade, e pactuante com a limpeza e mistificação da história levada a cabo por o imperialismo avasalador é ocultar com ele o que foi o fascismo!!!
Temos de olhar em frente, com olhos postos no passado, para que o que chamas de Utopia (que nós chamamos de Futuro!) seja uma realidade!!!
10 de Março de 2006 às 1:26
qrido andré estou ainda à espera dos teus esclarecimentos relativamente à acepção da palavra fascismo, poderá não ser a mesma para ambos! não podemos continuar agrarrados ao passado e ao sebastianismo! Felizmnt há pessoas (mts) k pensam cm eu, viu se no passado dia 22 de janeiro!
10 de Março de 2006 às 1:34
@margarida – Fascismo: Movimento politico fundado por Benito MUssolini (este nome diz-te algo?!), totalitarismo (diz-te algo?), nacionalismo imperialista (diz-te algo?), ditatorial direista (diz-te algo?)!!! É esta para mim a acepção de fascismo!!! Diferente ou não, esta é a cientifica e que eu partilho!
Para chegares ao Futuro tens que ter como bases todo um caminho que já percorremos, que tal como dizes também passou pelo sebastianismo no tempo dos vassalos!! Felizmente (para ti!) hoje, infelizmente para muitos a partir de amanhã!!!
10 de Março de 2006 às 9:11
bem, esta Praça esteve muito activa durante a noite. será o hábito das 5ªs nocturnas bejenses? para a próxima preparo uns salgadinhos, para se sentirem mais confortados.
10 de Março de 2006 às 9:36
Cuba é uma democracia avançada?
A melhor piada de fim de semana!
É uma afirmação tão ridicula e fácil de desmontar que nem vou perder tempo com isso.
Quer dizer: o paraíso cubano não se põe em causa, é sagrado e intocável. O esquizofrénico totalitário Fidel, mais o assassino Che tomado como símbolo são intocáveis. Já o CDS e o PSD serem ou não fascistas, já é coisa que se pode discutir. Para isso já há “abertura”…
Mais: um partido que não pratica a democracia interna (o PCP) e que expulsa militantes por delito de opinião em pleno século XXI, e que se recusa a aceitar a história pós-1989, também é intocável, qualquer coisa de sagrado…
Só que, quando não praticamos a democracia em casa, não a sabemos praticar, também, fora dela.
Por outro lado, partidos implantados em Democracia, conscientes ao avanço da História e facilitadores de ampla discussão interna, abertos a propostas e novas ideias de futuro (aqui, essencialmente o PSD), já poderão, consoante o “critério de cada um” ser considerados fascistas.
Pois é. O “critério de cada um” serve para discutir a casa dos outros. Na casa deles (PCP), o critério de cada um já é um conceito mais relativo. Porque o “critério do Partido” é intocável, sagrado. E é perigoso pensar pela própria cabeça.
10 de Março de 2006 às 11:42
@nikonman – Pois é caro amigo, bastante activo. Mas agradeço desde já os salgadinhos e prometo que outra noite destas, eu e a sua colega de partido (sim tu margaridinha!) voltaremos aqui com mais uma discussão acessa.
Mas já agora dizer que isto foi só um lámire de outras discussões que houvem entre mim e a menina noutro ponto da internet!!
Um abraço caro nikonman!
10 de Março de 2006 às 11:46
HOUVEM?
10 de Março de 2006 às 12:07
@chico – Democracia: Sistema poltico fundamentado do príncipio de que toda a autoridade emana do povo e se materializa na participação deste na gestão administrativa estatal quer seja directamente ou por representação.
Se chama esquizofrénico totalitário, a Fidel Castro, e assasino a Che Guevara, o que chamar a Bush, Mussuloni, Franco, Hitler, Salazar, Pinochet, o que chamar aos EUA, o que chamar à UE, o que chamar à NATO, … ??????? Mas à, até agora o povo sempre defendeu o seu líder e sustentou a Revolução que fez, não me lembro do mesmo se passar com o resto!
Mais, há igual abertura para discutir se o PSD, CDS (e eu incluo o PS!) são de caracter fascista, tal como há abertura para discutir a democracia interna do PCP e se Cuba é uma democracia ou não!! Mas nunca se esqueça que os factos falam por si, cada um faz a intrepetação que bem entender, que nem sempre é a mais isenta, mas sim a que mais lhe convém!
Mas em relação a democracia, continuo a dizer, para mim Democracia não se restrigem ao voto, é tar a castrar a Democracia, é muito mais do que isso. Quando conseguir compreender isso, então talvez tenha resposta a muitas questões!
O PCP não expulsa militantes por delito de opinião, recorde-se pelo que foi, e lembre-se que qualquer partido tem estatutos. Mas já agora lembre-se também que mais que o PCP o PSD, que voce mostra tão democratico, também expulsa militantes, quem diria não é verdade??? E como foi dificil aceitar a candidatura do Major ou do Isaltino!!!!
Pois é. A grande questão é que o PCP da opinião de cada um, forma a opinião de todos, Democraticamente!!! Que assim não o entende ou aceita só tem um caminho…
10 de Março de 2006 às 12:09
@nikonman – Caro amigo, peço desculpa, foi um lapso, onde se lê houvem, passa-se a ler houve!
10 de Março de 2006 às 12:12
Um dia, ainda “hádem” ver a luz.
10 de Março de 2006 às 12:13
não duvido que hádem!
10 de Março de 2006 às 12:21
@ chico e nikonman – Também não tenho quisqueres duvidas sobre isso, porque como Marx o concebeu (e a história se encarregou de o provar!), o Capitalismo não é o fim da história!!!!
E o que muitos hoje chamam de Utopia, nós chamamos de Futuro!!!
Como diz o lema do 8º Congresso da JCP que se realizará este ano dia 20 e 21 de Maio na cidade de Vila Nova de Gaia: “Transformar o Sonho em Vida!”
10 de Março de 2006 às 12:27
quais queres?
10 de Março de 2006 às 12:32
Sr. Escoval, Sr. Escoval…
Leia umas coisas, pá!
Não vou discutir consigo, porque tenho uma certa dificuldade para argumentar com pessoas que têm a cabeça formatada.
Cansa-me, está a ver?
Se você quer acreditar que em Cuba existe uma Democracia sustentada com apoio popular, está no seu direito.
Se quer trazer à conversa nomes de outros torcionários (de esquerda ou direita, tanto faz), traga. Simpatizo tanto com eles como com Estaline (que curiosamente não refere, por esquecimento, certamente).
Mas o que me dá gozo a sério é discutir com livres-pensadores. Isso sim, é estimulante!
Pessoas que não toleram rótulos nem são a voz do dono, está a ver?
Pessoas com visão suficiente para perceber que os candidatos dissidentes do PSD são alegados criminosos que não foram expulsos por delito de opinião, mas sim devido à sua conduta errada.
A Democracia constroi-se com uma constante atitude de “pôr em causa”, de não aceitar, se quiser, de uma constante “des-construção” de ideias feitas.
E assim se avança: questionando, pondo em causa, propondo, reformando, debatendo, sem dogmas nem ideias definitivas.
Um processo em constante dinâmica feito por homens e mulheres livres e sem medo, unidos pelo amor à verdade.
Lamento profundamente (não estou a ironizar) que haja pessoas que aceitam de ânimo leve todos os dogmas que lhes são apresentados, sem crítica, partindo do princípio de que são verdades universais e indiscutíveis.
A História está cheia de dogmas que, como sabe, nunca deram bom resultado. Postulados que levaram à morte desnecessária de seres humanos (sejam dogmas económicos, sociais, raciais, religiosos ou outros quaisquer).
Desejo-lhe um bom fim de semana.
10 de Março de 2006 às 12:52
@chico – Caro Chico, secalhar por ler demais é que tenho plena consciencia e convicção do que digo, e secalhar também por isso não as vejo como dogmas tal como o sr diz!
E tal como o sr se cansa, também eu me canso, mas não desisto, porque não pactuo com usurpações, limpezas, e domesticação da história!
Ninguém duvida que são alegados criminosos. A questão é o cumprimento de estatutos!!!
Um bom fim-de-semana igualmente para si!
10 de Março de 2006 às 15:30
@andre escoval – secalhando, secalhando!
10 de Março de 2006 às 16:16
Nikonman, não batas mais no ceguinho…
😉
10 de Março de 2006 às 16:22
@chico – eu? bater? em ceguinhos? é o que mais me faltava….
😉
10 de Março de 2006 às 16:30
@chico e nikonaman – Quando tiverem poder se aceitar e digerir o oposto daquilo que defendem, voltem que cá estarei!!! Até lá continuem ceguinhos!!!
E a satisfazer o Ego um do outro!!
Hasta!
10 de Março de 2006 às 16:37
A minha alma ‘tá parva!
10 de Março de 2006 às 16:40
hasta la vista!
10 de Março de 2006 às 16:46
ó chico, de que te admiras? então tu não vês que o rapaz é um jotinha, e como qualquer jotinha só pensa aquilo que o deixam pensar? ah, mas depois vestem de negro, como a fome que as suas ideias têm espalhado pelo mundo.
eu já perdi a paciência para os aturar. vêm aqui bolsar alguns dogmas e, tal como lá fora, acham-se detentores da verdade absoluta, apesar de serem os maiores críticos do absolutismo. mas é só quando lhes convém. tenho pena se este andré deixar de cá vir, pois é uma voz que saiu da tutela, apesar de ser um seu digno representante.
10 de Março de 2006 às 16:58
@nikonman – Caro amigo, não é hasta la vista, mau maria, é Hasta la Victoria Siempre!!! Viva a democracia e o pluralismo!
[]
10 de Março de 2006 às 17:11
@nikonman – estes casos paradigmáticos, autênticos esteriótipos debitadores de ladaínhas repetidas (qual tabuada aprendida na velha primária de outros tempos), são uma delícia.
Quando os pomos à prova e eles não conseguem ultrapassar as fronteiras da rígida doutrina, então, a coisa ganha contornos humorísticos.
Tenho pena de não saber ainda “quando tiver poder me aceitar”.
É algo muito metafísico para a minha cabeça, mas prometo que vou tentar.
10 de Março de 2006 às 17:14
@nikonman – É um jotinha sim senhor! Agora quanto ao pensar auilo que só o deixam pensar, não é bem assim, tanto é que nem no tempo do Salazar isso aconteceu!!
Quanto ao vestir de negro, também lamento informa-lo de que está errado, muto errado!!
Mas o negro é sem duvida uma boa forma de representar as ideias que o sr apologia.
Mas caro amigo, fique descansado que não irei deixar de frequentar este seu espaço publico.
Quanto a ser uma voz que saiu da tutela não o diria, sabe porque??? Porque não conheço qualquer tutela!!!
[]
10 de Março de 2006 às 17:38
ó kamarada andré, então você não sabe que a sua tutela não aconselha a navegação pelos blogues? aliás, não só não aconselha como até reprova quem anda por estes caminhos de liberdade burguesa onde não há o aprofundamento do centralismo democrático? leia o que o seu camarada rubens de carvalho escreveu sobre os blogs. fez teoria e como tal seguiram-lhe os ditames. é assim o PCP e é assim que nós gostamos dele.
10 de Março de 2006 às 17:45
Minha nossa! já pensaram em publicar as discussões deste blog? São bastante interessantes, deviam de pensar nisso. Ainda penso que telefonar seria melhor, por causa do tempo, mas assim nós (os leitores) não nos podiamos deliciar com as “conversas”.
10 de Março de 2006 às 18:49
Mais uma discussão que começou bem, mas acaba com os intervenientes a quererem ser mais que os outros e á medida de cada comentário a elevação vai-se perdendo e o interesse também.
10 de Março de 2006 às 22:55
Oh Camarada André, ainda cntinuas a gastar latim com reaccionários burgueses? Acho que nem vale a pena…deixa-os chafurdarem na sua comodidade capitalista, é assim que eles se sentem bem.
A social-democracia só se pautou, ao longo das décadas, pelo aumento crescente das desigualdades sociais e o capitalismo selvagem, assim cm o imperialismo ianque e as guerras “pela liberdade dos povos oprimidos” (hahaha) etc etc etc. Digam lá, meus dignos senhores do PSD, em k é k a social-democracia (o nome é engraçado: social ?! democracia ?!?! mas enfim é o nome k lh dão) tem melhorado o nosso País, em k medida é k afirmam k o PSD é o uniko partido democratico e k da liberdade e outras falácias afins?
Outra coisa: Talvez seja pelo seu “rigor” com os militantes k o PCP nka teve corrupções no seu seio, ao contrario dos senhores da reacção, k parece k n cnseguem manter as maozinhas kietas. Ai ai a ganância burguesa…
Mas o melhor msm foi knd xamaram o Che Guevara d “assassino”. Parece k as mentes direitistas são incapazes d conceber k existem pessoas k sao capazes d dar a vida em nome d um ideal. Meus senhores, acham k Cuba n é uma democracia? Então prefeririam, d certeza, k fosse cm antes da Revolução, uma casa d p**** ond os gringos mantinham as casas d jogos e exploravam as matérias-primas cubanas c as grandes companhias. Isso sim, satisfazia o imperialismo k a social-democracia tnt venera.
13 de Março de 2006 às 22:19
Falta saber se o próximo será melhor… foi um excelente 1º ministro!
Abraços
CM
15 de Março de 2006 às 15:48
Ora, ora…
Se não fosse ele, não tínhamos o nosso comendador, porra!