Mar 10 2006

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE BEJA PODE ENCERRAR

Publicado por as 9:40 em A minha cidade

De acordo com notícia hoje divulgada pela Radio Voz da Planície, o estabelecimento prisional de Beja pode vir a encerrar, no âmbito da reestruturação do sistema prisional que o Ministério da Justiça vai levar a efeito. Já há dias o Presidente da Câmara Municipal de Odemira foi notícia por ter sido porta-voz, junto do Governo Central, da indignação da população daquela localidade, que contesta a decisão governamental.

Indignado fico eu também quando leio na notícia o seguinte:

“Contactámos a Câmara Municipal de Beja no sentido de conhecermos a reacção de Francisco Santos, presidente da edilidade, ao possível encerramento do Estabelecimento Prisional, tendo em conta que os trabalhadores e os guardas prisionais residem na cidade e/ou no concelho, foi-nos referido pelo Gabinete de Imprensa que, e citamos “o presidente só se pronuncia depois de ter novos dados, para além daqueles que são avançados pela Federação“.

Isto é, a Câmara Municipal de Beja está à espera que a decisão se efective, para depois tomar uma posição.
Lembram-se da história do estágio da selecção?
Quando se anda a reboque, sem capacidade de antecipação, é natural que as coisas corram mal.
Ou muito me engano ou nesta história vai voltar a haver muita ingenuidade.
Depois não se queixem.

P1010007epb1.jpg
foto: joão espinho

Share

9 Resposta a “ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE BEJA PODE ENCERRAR”

  1. Bejense diz:

    eh pa a mim nao me faz muita diferenca 😉 agora quem estiver a pensar ater la com os costados ou ir visitar familiares ai ja é mais chato 🙂

    pra mim era polos todos em alcatraz (vulgo berlengas) e largar de helicopetro uns matimentos por semana, e nem guardas punha (a colonia de gaivotas diminuia, mas os tubaroes iam comecar a parar plo sitio)

    prontos crucifiquem-me 🙂

  2. zig diz:

    Estou de acordo contigo. A mentalidade do executivo autárquico de Beja foi sempre de esperar! Esperar por quê e por quem? Que alguém resolve os problemas, ou que eles se resolvam por si só? O Presidente da Câmara de Beja devia desde já tomar uma posição firme, a da continuação do estabelecimento em Beja. Principalmente pelos postos de trabalho, mas também pelo investimento feito já relativamente pouco tempo nesta prisão. Talvez ele ainda não tenha tomada uma posição por desconhecimento dos pormenores desta notícia, temos que dar tempo ao tempo.

  3. o coerente diz:

    Concordo com o Bejense. Eu preferia um estabelecimento de ensino a um estabelecimento prisional. Já agora, hoje vem no “Público” que a Câmara Municipal de Beja vai investir perto de 2 milhões de euros nas escolas básicas do concelho. Mas isso aqui não é notícia! Só o DA, os buracos, o trânsito no parque industrial, o Museu do Sítio, o Parque Nómada e quejandos em que valem a pena ser falados. É por isso que depois quando se chega as eleições os resultados são o que são!

  4. zig diz:

    coerente:
    Nisso a autarquia só faz o que lhe compete. Caso não saiba, os edifícios do ensino básico são da responsabilidade das câmaras municipais. Mas claro, aplaudo esta notícia!

  5. coerente diz:

    Zig,

    Claro que sabia. O que eu pretendi foi realçar que não existem só coisas má e que nós em Beja não vivemos em num inferno. O problema é que nós os portugueses (parece que você não está nestas consdições) temos a tendência para apenas realçar o que é negativo. Falta-nos um pouco de auto-estima. Dou-lhe um exemplo: O Pax Julia teve anos a fio fechado. A Câmara comprou-o e procedeu à sua recuperação, mas depois vieram logo criticar a ausência de programação. Somos sempre assim!

  6. nikonman diz:

    @coerente – você quando vai a um restaurante costuma pedir um livro de louvores para ali escrever que a comida era boa e o serviço melhor?
    Não pede pois não?
    Mas provavelmente se a coisa correr mal até pede o livro de reclamações. Certo?
    É que para dizer bem das coisas da cidade já temos os boletins municipais, o Alentejo Popular, mais recentemente o Diário do Alentejo, as notícias encomendadas na radio Voz da Planície, para além, como é óbvio, dos comunicados da concelhia do PCP (estes às vezes mudam a cassette anti-governo). Estamos entendidos?

  7. Trequita diz:

    fechar a prisão? quais são as razões que poderão levar a isso?
    Falta de verbas? falta de presos é que não deve ser…

  8. coerente diz:

    @ Nikonman,

    Quando vou a um restaurante e o sou bem servido tenho por hábito transmitir isso ao pessoal do estabelecimento, bem como recomendar o restaurante aos meus amigos. Não utilizo só o livro de reclamações. De qualquer forma, ficou claro pelo seu post que este blog não tem por objectivo dizer “bem das coisas da cidade de Beja”. Estamos entendidos e dou-lhe os parabéns pela honestidade!

  9. nikonman diz:

    @coerente – este blog não tem por objectivo dizer bem nem dizer mal. Leia o que está sob o título Praça da República, desde o primeiro dia, e talvez consiga perceber alguma coisa deste blog. Se conseguir, dou-lhe os parabéns, pois eu ainda não consegui.

Deixe Uma Resposta