Fev 01 2006
LARGAMENTE À BANDA
Pompa e circunstância: todas as escolas públicas estão, desde ontem, ligadas à Banda Larga.
O mundo ao alcance de um clique.
E o 1º Ministro disse: “As escolas ficam agora na vanguarda tecnológica e este projecto é muito importante para esbater diferenças entre o litoral e o interior, entre o centro e a periferia»”.
Foi pena não estar por ali perto nenhum conselheiro que sussurrasse ao ouvido do senhor primeiro que mais de 60% dos docentes não sabem o que são as novas tecnologias e que a internet é, para eles e elas, uma ferramenta promíscua de acesso a coisas imorais.
Não há choque tecnológico que agite esta gente que está largamente à banda.
1 de Fevereiro de 2006 às 11:25
é uma opinião…
..mas alguns tb leem blog
1 de Fevereiro de 2006 às 12:47
João.. nem a propósito,, acabei de escrever sobre isso em http://moderna4direito.blogspot.com/
1 de Fevereiro de 2006 às 12:47
Pois é PONPA e CIRCUNSTÂNCIA! Para k???
Para mais uma das “obras” k o governo apresenta como inovadoras!!!!
E mais, o sr PM anunciou tb k é capaz, e k isto era um exemplo, de por Portugal bem acima da média Europeia!!!
Aplaudam!!!!!
Pk no acessório somos os melhores, no básico e necessário os piores!!!!
Só espero pelo dia em k o sr PM com estas medidas venha anunciar k o insucesso acabou, k o abandono acabou, k os docentes estão contentes com o ensino, k os país participam na vida do seu educando……
Mas caros amigos parece-me, na minha modesta opinião, k ñ é com medidas destas k lá vamos!!!
Vivemos num país estupido, atrasado, altivo, hipócrita!!
Tenho pena de ser estudante e ver o nosso país como o vejo, afinal, mais uma vez na minha modesta opinião, a educação é o pilar da nossa sociedade, pois é ela k a forma kk k ela seja!!!
Gostava d debater a educação em Portugal mais a fundo, interessa a tdos e toca a tdos…
Um bem haja!
1 de Fevereiro de 2006 às 12:53
Vi esta notícia ontem na RTP1. Disse que foi a última escola do país a receber a banda larga. Logo a seguir, apareceu uma notícia em que uma escola só tinha RDIS, o que sai caríssimo, é lentíssimo quando estão mais que três computadores ligados à rede. Na zona de Mértola nem sequer há banda larga, por isso, não sei….
1 de Fevereiro de 2006 às 14:28
Niko
Opiniões são opiniões.Eu não acredito que todas as escolas públicas estão ligadas á Banda Larga.
Mas acredito que este é um esforço para capacitar e formar os alunos que deve ser feito. Não será pelo atraso dos professores em relação ás TIC, que os alunos deverão ficar sem esta “ferramenta”.
Quanto ao “esbater” das diferenças entre o litoral e o interior, não é por aqui que a coisa vai lá e concerteza que o sr. PM sabe…
Agora Niko, criticar por criticar… não me parece uma boa politica. Seja PS no Governo ou PSD.
Ás vezes a (tua) vinculação politica ou clubistica (mts dizem q o SCP ñ mereceu ganhar!!lol!)podem destoar o pensamento.
1 de Fevereiro de 2006 às 14:44
@mayday – sou militante do PSD há mais de 25 anos. É natural que defenda as “cores” do meu Partido. Mas sei onde e quando devo fazê-lo. Ninguém me pode acusar aqui de facciosismo ou de cegueira partidária. Há nas páginas deste blog sobejas páginas que desmentem quem disso me acusa. E são páginas que me trouxeram alguns amargos. Já agora, mayday, folheie este blog e contabilize as páginas em que se critica “por criticar” o governo da nação. Chegaram os dedos de uma mão, não foi? Por isso, mayday, só rogo por um pouco de justiça, certo?
1 de Fevereiro de 2006 às 16:33
@Nikonman
Estive a ler, ontem mesmo, as linhas mestras do famoso “Plano Tecnológico”. Fiquei com a sincera impressão que não passava de uma listagem de objectivos avulsos, demasiados vagos e dispersos (a execução e acompanhamento depende três ministérios e de não sei quantas comissões), demasiado ambiciosos (principalmente em termos temporais) e com pouca operacionalidade (pelo menos ela não é claramente explicitada no plano). De facto, existem problemas óbvios, as três mudanças de coordenador em 9 meses comprovam-no. Mas, apesar de tudo, prefiro um “Plano mau”, à ausência total de planeamento neste domínio, situação que se verificava no passado. Assim, para uma discussão mais fundamentada, sugiro a visita a http://www.planotecnologico.pt/.
1 de Fevereiro de 2006 às 16:59
@mayday
Só mais uma questão. Não me parece que os objectivos do “Plano Tecnológico” devam ser baralhados com questões ideológicas ou politico-partidárias. Em termos gerais, é, independentemente da sua qualidade, um plano para servir o país. Parece-me de muito mau gosto “politizar” esta questão. A discussão deverá, a meu ver, centrar-se na qualidade do Plano com o objectivo de o melhorar, uma vez que a sua urgência é inegável. Caso o PS, nas próximas eleições, passe o testemunho ao PSD, o Plano Tecnológico (com este ou outro nome) é para continuar e se possível melhorar. Como qualquer matéria estruturante, este Plano precisa de ser discutido, e se necessário colocado em causa (em questões específicas, claro) pela sociedade em geral, tal e qual foi feito aqui pelo Nikonmen. Só assim pode ser “afinado” à realidade.
1 de Fevereiro de 2006 às 17:56
Bicho da Mina
Concordo plenamente! É uma questão fundamental para o país e nestas questões as filiações e acções partidárias devem ser esbatidas em prol de um Plano T. ou qualquer assunto fundamental para o nosso país.
Também no meu comentário anterior não leu o contrário, ou leu?
Aliás, como nestas ou noutras matérias, e com a actual situação do país, a convergencia de objectivos e a simplificação de processos devem ser maiores entre os partidos.
Ou seja todos (!), com o contributo aberto das suas diferenças em prol de um país melhor.
1 de Fevereiro de 2006 às 20:02
Só podes desconhecer a página da escola frequentada pela tu a filha mais nova…
De facto, “essa gente” faz e sabe muito mais do que “muita gente” diz e pensa!
http://www.eb23-santiago-maior.rcts.pt/
1 de Fevereiro de 2006 às 20:11
@nf – os bons exemplos são a excepção. É pena que haja quem faça da excepção a regra! Aquele que não quer ver….
1 de Fevereiro de 2006 às 22:38
A existência de banda larga em todas as escolas públicas é um mito.