Fev 13 2006
A FOTOGRAFIA NOS BLOGUES
Já todos visitámos excelentes blogues onde a fotografia desempenha um papel de relevo.
A Fotografia é usada para ilustrar textos ou às vezes são os textos que tentam ser a legenda de uma imagem.
Porém, continuo a assistir que muitos bloggers referem o nome dos autores dos textos ao mesmo tempo que ignoram o nome dos autores das fotografias.
Não consigo entender esta prática. Os bloggers reconhecem que as fotografias são uma mais valia para os textos e para os seus blogues, mas remetem para as profundezas do “autor desconhecido” a propriedade das fotografias.
Ora, as fotografias não caiem do céu. Têm autor e dono.
Logo, é reprovável esta prática de continuar a ignorar os nomes dos autores das fotografias.
Como se a Fotografia fosse uma Arte menor.
(nota: vou retirar dos meus favoritos, ali ao lado, um blogue que, teimosamente continua a dizer que Pascal Renoux ou Rene Felderer são fotógrafos desconhecidos, apesar do repetido alerta que lá deixei em caixa de comentário).
13 de Fevereiro de 2006 às 11:04
E fazes tu muito bem…
13 de Fevereiro de 2006 às 11:55
Bom, comigo não há esse problema; só ponho as minhas fotos… 😀
13 de Fevereiro de 2006 às 12:01
@mário – qualquer dia descobres uma foto tua por aí e em rodapé a expressão “fotógrafo desconhecido”. Até as unhas dos pés se revoltam…
13 de Fevereiro de 2006 às 13:43
Um dos problemas é que muitas vezes as fotos “blogadas” são retiradas de sitios onde os creditos aos autores já faltavam.
No entanto fica uma dica:
O formato JPG aceita meta-informação (texto embutido no ficheiro), e é uma boa pratica de que coloca o seu trabalho online colocar metags nos seu trabalhos, não é 100% infalivel mas ajuda. Outra forma é colocar as chamadas “watermarks” que embora a fotografia fique com a imagem de “marca de água” sobreposta o autor fica com a garantia que o seu trabalho é reconhecido.
13 de Fevereiro de 2006 às 17:00
Nikonman: yeap, acredito que seja possível. Por isso, a minha preocupação é nunca colocar o original na net, apenas versões trabalhadas. Se algum dia houver problema, e eu tiver paciência para me chatear, tenho as provas…
Só espero que quem a roube seja algum site importante, para haver uma indemnização choruda… 😀
13 de Fevereiro de 2006 às 17:09
@mario – soube hoje a história de uma fotografia roubada no 1000imagens, depois foi usada na capa de uma agenda de …. um organismo oficial. Agora são os familiares do retratado (menor) e o autor da fotografia a reclamarem pela indemnização (o site não defende ninguém, só os interesses dos seus administradores). Por isso, vê lá se arranjas uma boa indemnozação…
13 de Fevereiro de 2006 às 21:10
Cá estou de novo, prosseguindo a minha cruzada. Neste caso para informar o nikon de que onde escreveu “as fotografias não caiem do céu”, deveria ter escrito “as fotografias não caem do céu”.
E não precisa de pedir desculpa pelo erro nem agradecer a correcção.
13 de Fevereiro de 2006 às 21:41
Como é que é compadre!
Tou de acordo contigo. Sei de pessoas que já roubaram fotos e ganharam concursos com elas… e esta hein?
A internet dá para tudo.
Abraços
CM
13 de Fevereiro de 2006 às 21:44
@anónimo/a das cruzadas – isso deve ter sido orgásmico, penso eu de que…
13 de Fevereiro de 2006 às 22:47
Tens razão compadre. Tenho visto para aí tanta porra dessas. Pior, até entre fotógrafos de renome internacional usando fotos roubadas uns aos outros. Foi sugerida a meta-informação mas, infelizmente, é tão simples de a retirar. Abraço.