Jan 12 2006
E DE REPENTE…
… meio mundo virou Santanista.
Para atacar Cavaco Silva elogia-se Santana Lopes. E destaca-se, com muita ênfase, a aparição de PSL na TV.
Mas eu percebo-os. São os defensores da estabilidade. Sabem que Cavaco Silva jamais dissolverá a AR para entregar o poder a PSL, se este (hipoteticamente) um dia voltar a ser líder do PSD.
Viva a estabilidade política, porque a dos princípios e a da coerência já se percebeu que morreu lá para as bandas do anti-cavaquismo.
12 de Janeiro de 2006 às 10:49
João, sou uma visitante asssidua do seu blog.
Publique este texto.
HOMEM RICO, HOMEM POBRE (psicologia duma nação)
Mário Cabral, Casa das Tramóias, Epifania, A.D. 2006
Soares odeia Cavaco. Cavaco é a prova real de que os ideais de esquerda de Soares nada têm a ver com a existência burguesa de Soares. Toda a vida pública do burguês Soares foi no sentido de promover gente do povo como Cavaco. Porém, ao tomar por certa a vitória de Cavaco, Soares horroriza-se com o facto dele, o senhor, ser preterido em função do escravo.
Soares gosta de dizer que é de esquerda. De Cavaco diz-se que representa a direita. Associa-se esquerda à defesa dos pobres e direita à defesa dos ricos. E, no entanto, o burguês é Soares e o filho do povo é Cavaco. Burguês, cosmopolita, mundano; povo da província, campónio.
Cavaco é um pequeno do Algarve que passava as férias a cavar. É o típico filho bem sucedido do povo: orgulha-se de ter conseguido chegar aos lugares cimeiros da academia e da nação. Isto exigiu muito esforço e muita poupança e, por certo, muita humilhação. Cavaco acredita no trabalho e na seriedade estóica e pretende ver seguido o seu exemplo de self-made-man.
Soares é um menino bem-nascido na capital do Império. Sente-se insultado com a falta de cultura política de Cavaco, esquecendo-se que as energias de Cavaco estavam todas viradas para a ascensão social, enquanto Soares já tinha herdado este trampolim. Sabemos que Soares foi preso e etc., ele não nos deixa esquecê-lo. Sabemos que esteve em França, a desenvolver a sua cultura. Mas não devemos Portugal a Soares.
Ao ver a ira de Soares é impossível não recordar Marx: a democracia é a ideologia da burguesia. A ideologia é a fantasia que a classe do poder elabora para enganar as classes oprimidas, de modo a manter-se no poder. Marx explicita: a burguesia garante que todos são iguais face à lei
12 de Janeiro de 2006 às 10:54
Ca se fazem ca se pagam… podemos dizer q este foi mais um caso da ma moeda contra a boa moeda… adorava ter gravado a cara do Sr. Prof. Anibal C. SIlva (candidato presid. republica) nao quero q va preso por um anonimo lhe chamar bacalhau seco 😉 quando a jornalista o confrontou com a declaracao do PSL que ele (+ 1 vez) fingiu nao ter conhecimento e aposto q se houvesse um bolinho rei ali por perto o teria imediatamente atafulhado na sua boca 🙂 se olharem com atencao (quando ele faz aquelas caretas ainda poderiam ter vistos as patitas do sapo a tentarem desesperadamente nao serem engolidas pelo home!)
Acho q a jornalista devia ter fornecido ao sinhor um tubito de vaselina para a coisa nao ter custado tanto 😀
12 de Janeiro de 2006 às 10:57
@bejense – de facto a expressão facial de Cavaco Silva vem provar que ele não é um actor.
12 de Janeiro de 2006 às 11:04
A quem escreveu isto:
12 de Janeiro de 2006 às 11:28
Estou em acordo absoluto com o texto posto por “conformada”. Não tanto quanto a ideologia política de Sócrates, porque quem assistiu aos debates na RTP1 entre PSL e o actual PM, aí notava-se uma grande diferença. Mas em vez de ponderar, Mário Soares enterra-se cada vez mais. Ontem até me assustei com a cara vermelha dele a meter medo aos seus ouvintes denunciando o
12 de Janeiro de 2006 às 11:42
O cavaquismo (caso nao saiba) foi um periodo em q um senhor ARROGANTE e PREPOTENTE que nunca se enganava e raramente tinha duvidas mandou policias bater em policias e ordenou uma carga policial sobre utentes da ponte 25A e que dizia que a Greve Geral era um atentado para o pais, ao mesmo tempo que aumentava o #fumcionarios publicos, os seus ordenados e DESBARATAVA os dinheiros de bruxelas em cursos de formacao SEM SENTIDO e estufas para lavagem de dinheiro e PIOR de tudo em que ate para guarda rios tinhas de ter o cartao de militante do PSD, controlou todas as empresas do estado desde a adminstracao ate aos lugares meramente tecnicos…
isso foi o cavaquismo, as pessoas é q parece terem a memoria curta, ou entao tem saudaed dos beneficios PESSOAIS que tirarem por fazer parte da
12 de Janeiro de 2006 às 11:48
@bejense – você, de facto, vive num mundo estranho. Isso é que foi o cavaquismo? E agora quando mais de 50% dos eleitores elegerem Cavaco Silva você vai dizer que os portugueses são o quê? Vá lá. fale seriamente de política e deixe os ódios, que são sempre maus sentimentos.
12 de Janeiro de 2006 às 11:59
@nikonman:
tem razao vivo num mundo (pais) estranho check your inbox for more details…
se +50% escolherem CS para presidente isso mostra que os milhares que votaram no PRD do herminio das vacas (nenhuma conotacao com.. blabla) ainda tem cartao de eleitor e continuam a flutuar entre a direita e a esquerda, mostrando nao terem convicoes e ideias proprias, pois deixam-se arrastar ao sabor das sondagens e do marketing..
PS (post scrptum) para q nao haja confusoes! uma noticia q talvez lhe interesse:
“Nikon Corporation has made the decision to focus management resources on digital cameras in place of film cameras.” While the company will still sell their flagship F6 film body and the manual FM10, all other film cameras will be discontinued. Owners of discontinued models will still be able to get support for years to come.
12 de Janeiro de 2006 às 12:31
@bejense- não tenho cartão de militante de nenhum partido e sou dos que o senhor diz que flutuam entre a direita e a esquerda mas acredite que tenho convicções e ideias próprias.Tenho um ideal politico nacional que se chama Portugal e tenho um ideal politico regional que se chama Beja.São esses ideais que me movem e motivam politicamente e acredite que nenhuma sondagem ou marketing me move pois se assim fosse votava sempre nos comunistas que defendem o “povo e trabalhadores oprimidos contra o imperialismo mundial”.Sou livre de escolher nada me impede de escolher aquilo que eu julgo ser o melhor para mim para o meu país ou para a minha cidade.Não recebo cartas a aconselhar o sentido de voto, não tenho que andar de porta em porta ou de comicio em comicio mesmo contra aquilo que penso a vender a banha da cobra.Tenho liberdade de escolha e é essa liberdade de escolha que me permite a mim e a mais dois milhões de eleitores e não milhares como o senhor disse escolher o melhor para este país.
12 de Janeiro de 2006 às 12:50
@bejense- em relação aos exemplos que o senhor dá do cavaquismo permita que lhe diga que não são os melhores.1º policias baterem em policias se bem me recordo a lei na altura dos acontecimentos dizia que não eram permitidas manifestações das forças de segurança.
2º o caso da ponte foi mais um sinal de tentativa de anarquia e essa infelizmente só durou dois anos e há muito tempo atrás felizmente,pois eu penso que a manifestação e o protesto é um acto legal em democracia mas a nossa liberdade termina onde começa a dos outros e se há quem se queira manifestar também há quem ache que com manifestações o país não vai para a frente mas sim com trabalho e uma barricada na ponte não foi propriamente um acto sério e democrático de protesto.Perante isto que queria o senhor? Que Cavaco Silva ou outro qualquer deixasse isso impune? Em que País julga o senhor que vive? uma república das bananas?tenha um minimo de sensatez porque dizer mal por dizer ou odiar alguém por não ter a mesma cor politica isso não.
12 de Janeiro de 2006 às 15:20
parece q estou a fazer a apologia do anarquismo… la por suportar a maxima anarca que diz:
12 de Janeiro de 2006 às 15:33
@bejense – há uma coisa que me irrita solenemente que é criticar-se quem milita em partidos (neste caso o PSD), quem tem cartão de militante e/ou pertence a algum órgão partidário.
Parece que é crime!
Depois vem a conversa das nomeações “via cartão de militante” e fico sem saber o que dizer. Se não sabe, fica a saber: sou militante do PSD há 26 anos e, se procurar, não verá no meu currículo nada que esteja ligado ao facto de ser militante do PSD. Quer saber mais? Têm sido mais os prejuízos e desvantagens por ser social-democrata do que vantagens ou benefícios.
Por isso, tome lá cuidado com as pedras que manda, pois no meu saco elas não cabem e costumo reagir muito mal às injustiças.
12 de Janeiro de 2006 às 15:53
@bejense-quanto ao que sobre a lei ser cumprida estamos de acordo, quanto ao diálogo antes da aplicação de força também estou, mas continuo a dizer que naqueles dois casos talvez fosse inevitável o extremar de posições e o uso sempre lastimável da força mas sempre necessário quando se quer ter pulso no país ou onde quer que seja. Quanto aos tachos vou aplicar a velha máxima “quem nunca pecou que atire a primeira pedra” o que acho que a nivel politico e partidário levava a que todos metessem a dita pedra no bolso. Não é só nos governos PS, PSD, CDS que existem tachos. Infelizmente ou felizmente têm sido estes partidos a tomar o poder mas o senhor observe também os poderes autárquicos e tome como exemplo Beja, Évora ou Faro que mudaram as estruturas politicas e logo os tachos e alguns até mesmo dentro do mesmo partido como em Beja, porque “ninguém cospe no prato em que come” e logo que as pessoas mudaram também a corja em volta delas mudou.Por isso quando criticar faça o favor de apontar o dedo ao poder politico e não a um ou outro partido porque mal está quem acredita na liberdade de escolha, na liberdade de expressão ou na liberdade de oportunidades pois esses não têm padrinho nem cunha nem cartão de militante.
12 de Janeiro de 2006 às 16:10
@nikoman
Calma homem eu nem sequer o conheco, nem sei onde trabalha, (nem sabia se era militante ou so simpatizante do pesede..) voce interpretou o meu comentario como um ataque pessoal e fez mal… nada q escrevi o indicia. Agora tem de concordar que ate temos uns exemplos escandalozos aqui no burgo…
lembrei-me agora que citei um caso concreto, se por acaso tem alguma filha recemlicenciada que arranjou emprego aquando da subida ao poder do Durao e q namora (namorava) com um dirigente da jsd apreno-lhe as minhas desculpas (pois nao queria atacar ningem em CONCRETO) mas sim apenas dar um exemplo…
de qq modo o caso que cito foi escandaloso… (espero sinceramente que nem tenha filhas!)
@preocupado
Concordo na generalidade com o seu ultimo post
12 de Janeiro de 2006 às 16:22
@bejense – você é, na generalidade, contra as nomeações políticas. Mas, tanto quanto percebi, só as que estão relacionadas com o PS e com o PSD. E então as do PCP? Não contam? Olhe, meu caro (se me permite que fale assim), aconselho-o a olhar bem para aquilo que está a passar na sua frente. E se não quiser ver, paciência.
Mais uma nota: as minhas filhas para além de serem menores não são para aqui chamadas, assim como os meus familiares que, eu saiba, são gente honesta e trabalhadora e que, para bem deles, não militam em qualquer partido.
12 de Janeiro de 2006 às 16:38
porra nikoman, ainda nao percebeu que eu nao sou comuna??? (nem PS, PSD, PP ou BE??) 🙁
é obvio q tb sou contra os tachos do pc e de todos os partidos…
Quanto à sua familia ja expliquei que nao quis acusar ninguem, muito menos a si… sinceramente fiquei com medo q fosse o pai da miuda que citei como exemplo e vamos acabar com esta conversa de familias q nao sao para aqui chamadas e concordar que nao foi vitima de nenhum ataque pessoal. ok?
12 de Janeiro de 2006 às 16:58
ok?
12 de Janeiro de 2006 às 16:59
@Niko,
Fazendo “tábua rasa” do que derivou do teu post para os comentários, nem sempre muito edificantes… mas como também não abono em favor da “edificação” é melhor seguir em frente..
Pois bem, permite-me uma ironia: Eu acho que o Soares e o PSL com esse fantasma dos “sarilhos político-institucionais” e da dissolução do Governo, só estão a fazer um grande favor ao CS!
Pois se eu tivesse a certeza que Cavaco dissolveria este governo fantoche e aldrabão, era o primeiro a votar nele, eu e certamente muita gente.
Por isso, essa demagogia do “medo” só aproveita ao CS, pois mais de metade do país não se importaria nada de correr já com o Sócrates.
A cada dia que passa esse bochechas dá um tiro no pé.
12 de Janeiro de 2006 às 17:02
@bejense – desculpe não ter respondido logo, mas andava a voar.
Ok!
No hard feelings.
Espero vir a conhecê-lo nas festividades do 3º aniversário desta casa. Desta vez vou dar prioridade aos comentadores. Tenho é que arranjar maneira para que oa anónimos continem anónimos (os que assim quiserem).
12 de Janeiro de 2006 às 17:17
@nikonman- para que os anónimos continuem anónimos não podem ir a essa festa.A pena é que nem todos dão a cara e nesse rol me encontro eu, mas enquanto a minha vida profissional não estabilizar tenho que continuar assim escondido atrás dum nick de “merda” pois uma pessoa para trabalhar e ganhar sustento tem que viver “amordaçada” infelizmente. Eu não fui do tempo da velha senhora mas pela informação que absorvo desses tempos as coisas hoje em dia ainda não estão muito melhores.
12 de Janeiro de 2006 às 17:34
Ok!
Nao me diga que andava mesmo a voar 🙂 é que eu conheco muito bem a maltinha quase toda dos avioes 😉 hummm
12 de Janeiro de 2006 às 21:03
Caro nikonman,
Acredita mesmo em estabilidade com Cavaco Silva? O Governo é rosa, e se o Prof. Aníbal Cavaco Silva, ganhar sendo ele apoiado pelos laranjas e pelo CDS-PP acho que estabilidade é mera utopia da sua parte. Duas forças políticas diferentes e vontades iguais: Governar. Mas para governar existe o Governo e não um Presidente da República. Sabe e perceber prefeitamente que o PR só faz cumprir a Constituição, não governa o Governo. Dia 2, veremos como será!
12 de Janeiro de 2006 às 21:04
Caro nikonman,
Acredita mesmo em estabilidade com Cavaco Silva? O Governo é rosa, e se o Prof. Aníbal Cavaco Silva, ganhar sendo ele apoiado pelos laranjas e pelo CDS-PP acho que estabilidade é mera utopia da sua parte. Duas forças políticas diferentes, com vontades idênticas: Governar. Mas para governar existe o Governo e não um Presidente da República. Sabe e perceber prefeitamente que o PR só faz cumprir a Constituição, não governa o Governo. Dia 22, veremos como será!
12 de Janeiro de 2006 às 21:17
Engraçada a conversa que aqui se estabeleceu. E eu pensava sempre que os comentadores deste blog se conheciam pessoalmente. Mas quase todos, por razões várias, se
12 de Janeiro de 2006 às 22:58
@zig
voce trabalha por conta propria (alias sei quem é pq me reparou (e bem – passe a publicidade)uma tv 😉 agora quem trabalha por conta de outrem… nao é assim tao facil
13 de Janeiro de 2006 às 0:21
@bejense
Obrigado pela publicidade, a gerência agradece, hehehe. Não estou a ver quem é, mas não faz mal. Se soubesse, não diria aqui, porque você prefere ficar no semi-anonimato, e eu respeito. Mas trabalhar por conta própria não são só vantagens, não tenho horário nem fins-de-semana. Aliás, qualquer um que tenta fazer pela vida e trabalha, não tem uma vida fácil.
21 de Fevereiro de 2006 às 19:57
nao sei se estou no site correcto,mas precisava de encontrar um manual de uma nikon fm10.
alguem pode me ajudar?
obrigado