Jan 12 2006

ASSEMBLEIA MUNICIPAL -1-

Publicado por as 10:05 em Geral

Como prometido, inicio hoje a divulgação de algumas das actividades que se vão desenvolvendo na Assembleia Municipal de Beja (AM). Não pretendo, com esta iniciativa, substituir quem tem a obrigação institucional de divulgar as matérias tratadas na AM. Obviamente que divulgarei aqui as iniciativas em que eu e o grupo municipal do PSD estejam envolvidos, pois serão aquelas que poderei explicar, discutir e defender.
Reparei que, com o meu post anterior sobre este assunto, há pessoas que desconhecem como funciona uma AM, julgando-a até de carácter confidencial. Provavelmente haverá muitos cidadãos que desconhecem que matérias são tratadas na AM e que poderes tem efectivamente uma AM..
É por isso que abro mais este tema aqui na Praça. Este espaço pode igualmente servir para que se levantem algumas questões consideradas de interesse e que eventualmente possam ser levadas a discussão na Assembleia Municipal. Usem, mas não abusem, deste fórum.

E para começar, leia o Protesto que a bancada do PSD apresentou na sessão de 29 de Dezembro e que se refere à forma pouco digna como decorreu a cerimónia de instalação do novos órgãos autárquicos.

Decorreu no passado dia 25 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Beja, o Acto de Instalação da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Beja. Imediatamente a seguir reuniu esta Assembleia em sessão extraordinária, nos termos previstos na Lei, para eleição da respectiva Mesa.
Considera-se que estes eventos devem ser revestidos de alguma solenidade, respeitando regras mínimas de protocolo e, obviamente, de consideração pelos convidados.
Assistiu-se, porém, no dia 25 de Outubro, ao atropelo destas regras básicas, verificando-se que a maior parte dos eleitos se viram impedidos de assistir ao evento, sendo remetidos para os corredores e escadaria do edifício e percebeu-se o mau estar de algumas entidades convidadas, a quem não foi prestada a devida atenção.
Para além do que já se relatou, é nosso entendimento que a forma como se verificou a votação para a eleição da Mesa desta Assembleia, não salvaguardou a privacidade de quem exerceu o voto, não havendo local recatado para que cada um pudesse inscrever, sem exposição pública, o seu voto no papel distribuído para o efeito.
Por tudo o que se expôs, vêm agora os eleitos do PSD nesta Assembleia protestar, sugerindo que, futuramente, sejam evitadas estas situações, destacando-se pessoal habilitado e experiente em relações públicas e protocolo e que se conceda ao evento a dignidade que ele merece.
Beja, 29 de Dezembro de 2005
O Grupo PSD

Share

Uma Resposta a “ASSEMBLEIA MUNICIPAL -1-”

  1. Mayday diz:

    O protocolo na Camara Municipal de Beja parece que não mudou com o novo Presidente. São 20 e tal anos lá Niko, aquilo já é a casa deles e essas questões passam ao lado…