Dez 19 2005

PELOURINHO 2005 – PERSONALIDADE DO ANO – NACIONAL

Publicado por as 13:10 em Pelourinho

Personalidade do Ano – Nacional

Pelourinho de Ouro

Foi a mais consensual das decisões. Toda a Academia reconheceu a Freitas do Amaral qualidades ímpares. De representante da direita portuguesa passou a 2ª figura de um governo socialista. Elogiou-se a sua capacidade em esconder a ideologia para atingir os fins a que se propõe (que por ora se desconhecem). Este galardão é-lhe atribuído a título provisório, sendo-lhe retirado caso venha a apoiar Cavaco Silva, pois isso significaria um retrocesso na sua caminhada para a esquerda e demonstraria falta de pudor, sendo interpretado como uma colagem ao candidato vencedor.

Pelourinho de Prata

A Academia hesitou entre as propostas apresentadas. Foi neste galardão que claramente se agravaram as clivagens entre grupos. Em cima da mesa estavam as sugestões dos nomes de Mário Soares, Cavaco Silva e Manuel Alegre. Um sector da Assembleia, por sinal bastante contestatário, gritou alto: “Queremos o Louçã, queremos o Louçã”, pelo que o Presidente da Assembleia decidiu incluir Louçã e, para não deixar de fora um sector tão importante da sociedade portuguesa, uncluiu também Jerónimo de Sousa. Do fundo da sala ouviu-se algum ruído, gerou-se alguma agitação, mas não se percebeu bem se seria alguém a querer incluir-se na lista de nomeados. Houve ainda quem pretendesse ver os nomes de António Guterres e José Sócrates nesta lista, mas alguém alertou que isso iria complicar ainda mais a votação. O Presidente colocou então os 5 nomes à votação, tendo sido alertado para o facto de, sendo esta uma votação nominal, dever a mesma ser feita por voto secreto.
Assim se procedeu. Ao abrir a urna e no momento do apuramento dos votos, uma enorme decepção percorreu grande parte da sala, pois muitos votos (quase metade) foram considerados nulos dado que nos mesmos havia sido escrito “Abaixo o Cavaco!”, “Cavaquismo nunca mais”, “Morte ao fascismo!”, pelo que o Presidente da Academia considerou que o galardão seria atribuído a Cavaco Silva, que reuniu mais de 50% dos votos entrados na urna.
Dada a agitação que se instalou na sala, com vários sectores a apontar o dedo acusador para outros sectores (da mesma ala) e com alguns indícios de violência, o Presidente da Câmara encerrou a sessão dedicada à personalidade do Ano, tendo sido unicamente atribuídos o Pelourinho de Ouro (Freitas do Amaral) e o Pelourinho de Prata (Cavaco Silva).

Share

3 Resposta a “PELOURINHO 2005 – PERSONALIDADE DO ANO – NACIONAL”

  1. Maria João Careto diz:

    Olá:

    uma vez que a Associação Cantinho dos animais de Beja é de utilidade pública para a cidade de Beja, gostaríamos de pedir-lhe que visitasse a nossa página aqui no blogspot e que, se possivel, a adicionasse à sua

    obrigada

    MJ Careto

  2. Anónimo diz:

    “(…) o Presidente da Assembleia decidiu incluir Louçã e, para não deixar de fora um sector tão importante da sociedade portuguesa, uncluiu também Jerónimo de Sousa.”

    Pergunta 1: a constituição dos membros da Academia é confidencial, assim tipo “sociedade secreta”?

    Pergunta 2: em caso de resposta negativa à anterior pergunta, pode saber-se se o Dr. Dinis Cortes faz parte da referida Academia?

    É que, lendo a entrevista ao DA e comparando a mesma com um extracto da “Acta”, aqui reproduzido, as semelhanças são notórias.

    🙂

  3. nikonman diz:

    @anónimo:
    1. A Academia nomeou vários assessores para os contactos com o exterior;
    2. Dado que as Notas de Imprensa emitidas pela Academia apresentam inúmeros erros (ortográficos, gramaticais, etc…) são as mesmas de imediato destruídas;
    3. Posso, no entanto, informar que o nome referido não faz parte dos órgãos da Academia dos Republicanos Desiludidos, entidade que atribui os “Pelourinho”.

    Espero ter esclarecido as suas dúvidas.