Dez 05 2005
PELOURINHO 2005 -2-
Durante o fim se semana reuniram-se os distintos membros da Academia de Republicanos Desiludidos, entidade que atribui anualmente o galardão “PELOURINHO” e que escolheu esta “Praça da República” como meio de divulgação daqueles prémios.
A primeira reunião, na qual participaram todos os membros (efectivos, honorários e suplentes), serviu para definir algumas regras de funcionamento das sessões, escolher as categorias contempladas com “Pelourinho 2005” e para divulgar o expediente.
Assim, sabe-se que os Republicanos Desiludidos farão as suas deslocações em viaturas próprias e não terão direito a ajudas de custo. A Academia garante o fornecimento de alimentação e alojamento. Na sua primeira alocução, o Presidente da Academia relembrou as sessões dos anos anteriores, considerando-se “o fiel herdeiro das tradições da Academia” e que não fará rupturas relativamente às práticas e hábitos das Direcções suas antecessoras. Referiu ainda o Presidente que “devido às fortes restrições orçamentais, a Academia vai cortar com algumas das benesses e mordomias anteriormente distribuídas pelos distintos membros”, mas que lhe cabe a ele redistribuir esses privilégios e nomear a seu belo prazer os seus assessores “pois pretendo ter a meu lado quem sabe bem servir sem se servir”. Nem todos os associados estiveram de acordo com esta atitude, mas não o declararam frontalmente, percebendo-se que, através de algumas negociações (ditas de bastidores), tudo ficará como antigamente mas com uma imagem de maior seriedade. Foi também autorizado o uso de telemóvel durante as sessões, pois alguns dos membros da Academia necessitam de estar em contacto permanente com as suas fontes de informação.
Decidiu a Academia atribuir em 2005 os Pelourinho referentes a:
– Facto do Ano – Nacional / Regional
– Personalidade do Ano – Nacional / Regional
– Blog do Ano – Nacional / Internacional / Regional
Os “Pelourinho 2005” serão em Ouro, Prata, Bronze, Mármore e Madeira.
Alguns dos Pelourinho poderão não ser atribuídos. Poderá haver Menções Honrosas.
Questionada a Assembleia, foi decidido autorizar que os seus membros possam usar auto-colantes, T-Shirts, esferográficas e outros meios de propaganda da campanha presidencial. Poderão igualmente usar símbolos religiosos, mas não serão permitidas alocuções sobre crucifixos e chouriços de cariz eclesiástico.
A Academia estará, a partir de 8 de Dezembro (feriado religioso numa república laica), em sessão permanente, podendo emitir, a qualquer hora, comunicados e/ou resumos das intervenções.
Durante a primeira sessão de trabalhos houve algum sururu quando um avião sobrevoou as instalações onde a Academia se encontrava reunida pois alguém sugeriu que “são os espiões da CIA, são os espiões americanos!” ao que o Presidente reagiu silenciosamente mas com um olhar demolidor.
Os prémios serão divulgados a 19 de Dezembro, no blog “Praça da República em Beja“.
5 de Dezembro de 2005 às 22:19
Espero que a Academia mantenha a qualidade nas suas escolhas. Veja-se a atribuição do Pelourinho de Ouro para a personalidade do ano (Alentejo) em 2004: Miguel Ramalho. Não é que o laureado virou vereador. Boa premunição da Academia!
8 de Dezembro de 2005 às 15:40
premonição. Certo??
14 de Dezembro de 2005 às 21:06
Cara Edite,
No meu dicionário, que já é velhinho é certo, a palavra escreve-se premunição, no sentido em que se trata de um pressentimento. Quanto à palavra premonitório, esta sim é escrita com “o”. Estamos conversados? De qualquer forma, foi um prazer.
15 de Dezembro de 2005 às 2:38
Meu caro Anonymus:
O
15 de Dezembro de 2005 às 11:44
Edite,
Pode crer que a minha justificação foi “honesta”. E por dar muito valor à palavra escrita socorri-me do referido dicionário, tendo pelos vistos sido atraiçoado. Já confirmei a sua opinião em outro dicionário. Neste momento, por razões logísticas, não lhe posso referir a edição e o autor do meu velho dicionário (tem mais de 25 anos). Mas logo que o possa fazer dar-lhe-ei essa informação para que possa constatar que não foi falta de humildade. Quanto à propensão para cultivar a ignorância, embora aceite a sua opinião (nem todos estivemos na fila correcta quando o criador distribuíu a inteligência), fique a saber que essa propensão não é deliberada!
Mande sempre.
15 de Dezembro de 2005 às 12:58
meu caro
se a s/ resposta à minha pergunta inicial fosse sim, então o sr. seria propenso a …
Não o é de facto !!
É um cavalheiro, humilde e portanto de estatura superior. E inteligente, pelo que deduzo do seu texto.
É muito bonito a partilha daquilo que se tem daquilo que se sabe.
Evito vender o meu pouco saber. Prefiro partilhá-lo.
E é aprendendo que o mundo pula e avança..
sua edite*
15 de Dezembro de 2005 às 17:56
assim é que é; gente civilizada. candidatos a algum pelourinho?
18 de Dezembro de 2005 às 15:54
Cara Edite,
Como o prometido é devido, cá vai a indicação da minha fonte:
Dicionário Complementar da Língua Portuguesa – de Augusto Moreno – 8ª Edição de 1971 – página 1121
Premunição (L. praemunitione), Aviso prévio; denúncia de um facto que está para acontecer; pressentimento.
Por curiosidade, a parónima (premonição)nem aparece neste dicionário.
Como vê a minha justificação foi bem honesta, daí não me ter estribado num simples engano de tecla.
Esperando que a minha falha seja relevada, despeço-me com a máxima consideração.