Dez 23 2005
UMA APOSTA
De hoje a um mês, por esta hora, já temos um novo Presidente da República eleito e as TV’s já passaram as declarações de meio mundo da política.
Vai uma apostinha?
Que Jerónimo de Sousa dirá que a sua desistência a favor de Mário Soares não foi suficiente para derrotar a direita e que a culpa é do Louçã e do Alegre? Apostamos?
23 de Dezembro de 2005 às 0:19
ehehehehe. calhando vai ser assim.
23 de Dezembro de 2005 às 0:50
és capaz de não estar longe nessas previsões…se (a certeza quem a poderá ter?)
beijos.
23 de Dezembro de 2005 às 1:12
Desta vez não creio que o candidato apoiado pela CDU desista. Nesta altura do campeonato seria um grave erro, porque já se convenceram que Cavaco Silva vai ganhar. Por isso, perdido por 10 ou por 1000 é lhes indiferente. Vai uma aposta?
23 de Dezembro de 2005 às 9:47
Apostar assim, é como jogar no Totobola com uma dupla.
Só porque não tenho a certeza quanto a Jerónimo de Sousa, ainda que este já tenha dado indícios de desistência a favor do Soares.
Senão, era tripla.
De qualquer forma, com eu já disse, Cavaco Silva só precisa das eleições para tomar posse, uma vez que, informalmente, está eleito.
23 de Dezembro de 2005 às 10:36
Aposta que ganhas
23 de Dezembro de 2005 às 10:58
Vai uma apostinha em como o Soares vai dizer que perdeu por causa do Manuel Alegre e que os outros dois vão dizer que tiveram vitórias morais porque o Jerónimo vai ter 7% e o Louçã 5%.
23 de Dezembro de 2005 às 12:52
Corrijam-me se estou errado, mas para o babaco bilva (trocadilho porpositado) precisa de ter maioria absoluta (i.e + 50%) dos votos para ser eleito à 1a volta, certo? entao como é obvio q nenhum candidato de esq. vai ganhar à 1a volta, desde q se vote em alguem q nao o cavaco estamos a contribuir para dificultar a vitoria à 1a volta, certo? de certeza q os votantes nas varias candidaturas de esq. sao mais do q se todos desistissem afavor de soares ou alegre, ou seja no meu (eventualmente errado) ponto de vista quantos mais candidatos a esq tiver (1a volta) maior serra o nº de votos q captara – pois se o alegre nao concorresse muitos votos da ala esq. PS iriam para o BE ou PC ou Abstencao idem para todos os candidatos…
vendo as coisas assim ate uma eventual candidatura na ala + direita do psd ou cds iria trazer votos de ultra direitistas q nao podem com o cavaco (e.g. paulo portas) – nao me lixem na hora da verdade nao acredito q o home ponha la a cruz diga o q disser 🙂
sendo assim e sendo a estrategia da esq. passar À seg. volta a desistencia de 1 candidato daesq afavor de iria diminuir os votos totais da esq…
bom nao sei se me fiz explicar bem, os sinhores experts da politica q me iluminem sff
23 de Dezembro de 2005 às 15:36
Caro Bejense,
se me permite opinar (sendo certo que não sou expert na matéria), discordo!
Essa explicação, mto desenvolvida por estes dias, sendo do ponto de vista estatistico inatacável, falha na argumentação politica. Esquece algo que me parece mto importante: a dinâmica de vitória. A vitória eleitoral é algo mais complexa que a mera aritmética dos votos; para a alcançar exige-se uma motivação crescente, uma “onda” de entusiasmo que permita conduzir à vitória! Importa nunca esquecer que em Portugal existe uma percentagem significativa de pessoas que decide o voto nos ultimos instantes, nao raramente de forma quase irracional! Mais.. votar em quem vai perder, afasta (e muda) muitos votos!
HL
23 de Dezembro de 2005 às 15:39
Até que enfim que o Homem ganha uma aposta!!! O Ramoa deixou-o com as calças na mão… e agora quer ganhar alguma coisa.
Mas apostar tem os seus riscos, se calhar não é tão liquido como se pensa. Se bem que a luta do Niko (com as autarquicas de Beja incluídas) já merece uma vitoriazinha. Pode ser! A ver vamos como dizia o cego.
23 de Dezembro de 2005 às 15:59
HL obrigado pela explicacao e ate tem logica no meu cerebro demasiado habituado a ciencias exactas e menos elasticos para as chamadas
23 de Dezembro de 2005 às 16:20
@prince charles – não fosse o espírito natalício e diria que vc é um bruxo. Essa de eu ficar com as calças nas mãos é muito pertinente. Nem sabe como! Cuide-se.
23 de Dezembro de 2005 às 16:47
Bejense… não procurei explicar coisa alguma, apenas trocar ideias, das quais pode ou nao concordar!
Por partes: tem dúvidas que as sondagens têm um efeito propulsor dos votos?? Desconhece que os partidos procuram apoderar-se das empresas de sondagens??
Talvez seja lapso da minha juventude.. mas SAMPAIO não venceu sempre à 1ª volta? Quando a Soares em 86, foi claramente o resultado de uma campanha sempre em crescendo, resolvida no ultimo debate, num periodo em que havia, genuinamente, esquerda e direita!
HL
23 de Dezembro de 2005 às 21:16
Este post é um escândalo,apostas com candidatos?,os candidatos não são cavalos,nem cães,este post deve ser apagado desde já,e aposto que o dono do blog o não vai apagar,tal como aposto que o Cavaco não vai ganhar,joguem no euromilões,cambada de apostadores!.
24 de Dezembro de 2005 às 0:12
O bacalhau seco cheio de tremeliques e pose não vence à 1ª volta. Tomara que dispute uma 2ª com o poeta e veremos se chegará a presidente. Quanto ao bochechas…nem merece a pena falar, pois não passa de um ordinário.
24 de Dezembro de 2005 às 16:42
a propósito porpositado?? etc,etc
24 de Dezembro de 2005 às 16:48
@anónimo – a que propósito?
26 de Dezembro de 2005 às 12:39
Para mim, Cavaco já ganhou, e ganhou na altura em que o Bochechas entrou na corrida e dividiu o PS em 2.
Além disso, Alegre bate no ceguinho ao dar a entender que com Cavaco a Presidente não seria o fim do Mundo.
Muitos amigos do Alegre votariam Cavaco ou ficariam em casa numa 2ª volta.
Bochechas go home, mas deixa a Joaninha comigo.