Out 10 2005

A NOITE ELEITORAL (2)

Publicado por as 14:56 em Geral

O clima era de perplexidade. Não se estava a compreender a hipótese de maioria absoluta. Seria a derrota do PS penalizadora também para o PSD? Os números continuam a “cair” em cima da mesa e todos dão subidas ao PSD. O telemóvel é a ponte entre jornalistas e a sede de candidatura. Vou adiando uma intervenção do candidato. Interessava perceber a expressão da vitória comunista. 4-2-1 ou 4-3 ou 3-3-1? Sem estes dados nenhum discurso seria coerente. Vou até à rua. Não há buzinão, não há manifestações de vitória. A máquina do PCP não falha. Não haveria maioria absoluta. Não haveria danos para o PSD. A contabilidade é bem clara: o PSD conquista S. João Baptista e sobe o número de eleitos em todas as Assembleias de Freguesia na cidade. Salvador foge à CDU. A meu lado Maria da Graça Carvalho quer saber os resultados para a Assembleia Municipal. Os números são claros: mais um eleito do PSD. Estabelecemos as pontes de contacto. Espero que a maioria absoluta da CDU não despreze a mais valia desta bejense. Faço alguns telefonemas para saber quem cai e quem se levanta. Ourique muda de mãos. Não foi novidade. Almodôvar mantém-se em boas mãos. Esperado e desejado.
Os jornalistas continuam a tentar obter declarações do candidato. Agora sim. Já há resultados. Alguém fala em Sintra e em Mário Soares e em empates técnicos. Também em Beja se falou, durante muito tempo, em empates. Mas a máquina do PCP não falha. Desta vez também não.
Tirados uns petiscos e mais meia dúzia de telefonemas, dou uma volta pelos blogues da cidade. Nada de novo. Actualizo o blogue do PSD.
A noite vai entrando também pelos olhos. Os jornalistas têm o trabalho feito. Saio da sede. Missão cumprida.
Falta-me alguém por perto. A quem também faço falta.
Nenhuma noite eleitoral agita os meus sentimentos. Entre vitórias e derrotas, a vida está lá fora. E eu faço parte da vida.

Share

21 Resposta a “A NOITE ELEITORAL (2)”

  1. JSousa diz:

    @Nikonman

    E o barómetro? Gostaria que me apresentasse uma análise dos desvios entre os dados do seu barómetro e os resultados reais para que possam ser retiradas algumas conclusões!

  2. lumife diz:

    Para o meu amigo João Espinho vai a minha solidariedade e uma palavra de incentivo. A luta prossegue, não pára agora e recomeça daqui a quatro anos. Deve ser diária e contínua. Tanto há a fazer que tem que se aproveitar todo o tempo e este nunca é demais.

    Um abraço

  3. riquita diz:

    um beijo aos dois, força!
    :))

  4. charlie diz:

    Na minha casa, todos votámos RAmôa.
    Não é da nossa área política.
    Mas apostei na mudança. Na sua juventude e entrosamento na vida local.
    Na inovação e num projecto que lançaria Beja no mapa do desenvolvimento. A mensagem dele não passou.
    Ás vezes sonhar alto demais faz-nos esquecer dos que tem os pés atolados no lodaçal e não ousam sonhar.
    Mas desistir nunca!
    Só quem insiste alcança,
    e o mundo é feito de mudança!
    A J.P Ramôa um abraço e conto com ele para a próxima.
    Ele contará com os nossos votos!

  5. Anónimo diz:

    Tudo na mesma, como a lesma! Sinceramente não entendo este resultado eleitoral, parece que Beja não quer mudar, é letárgico, adormecido. Chega ao ponto de muitos munícipes, que criticaram a gestão camerária, nem sequer estarem recenciados!

  6. Anónimo diz:

    A crónica de uma morte anunciada….podia ser otítulo destes nacos de prosa.Agora lembrei-me, o que é feito dos meninos do blogue diabos do alentejo? terminaram o serviço.coitados,espero que lhes tenham pago….e os do alentejo impopular, a mesma coisa….

  7. Anónimo diz:

    este charlie se nao existisse tinha que ser inventado.è isto que acontece a quem na verdade não existe.É puro éter da blogosfera

  8. José Carlos Bengala diz:

    Considero que Beja perdeu mais uma vez. Mas como o povo é quem mais ordena e estamos num regime dito democrático, temos que aceitar com desportivismo e fair-play os resultados eleitorais. O PS foi penalizado pela má política que tem seguido para o nosso país (são sempre os funcionários públicos a pagar as favas da ‘crise’) e porque escolheu um candidato que poucos bejenses conheciam e que nunca conseguiu fazer passar a sua mensagem, tendo alguns tiques de arrogância que os eleitores costumam penalizar. João Paulo Ramôa foi, na minha modesta opinião, o melhor dos candidatos nos debates realizados, foi o que apresentou as propostas melhor estruturadas e com as soluções mais simples e que esteve sempre à altura na luta que travou. Para ele um grande abraço e para toda a equipa que com ele trabalhou e que continue a sua luta, porque homens como ele fazem muita falta na nossa terra. Para o Dr. Francisco Santos, novo presidente da câmara, espero que consiga alcançar alguns dos objectivos a que se propôs a bem da nossa terra, e que respeite aqueles que não seguem a sua ideologia, procurando escolher as pessoas por critérios de competência e rigor e não pela côr política. Já agora, gostaria de lhe dizer que espero que resolva o problema do terreno destinado a uma gasolineira ou a um qualquer outro negócio prometido ao Clube Desportivo de Beja há cerca de 9 anos(?????) pois o Despertar S.C. pediu um terreno depois de nós e já o tem há cerca de 5 anos, proporcionando ao clube uma importante fonte de receita fixa. Quero também informá-lo que o C.D. Beja já recebeu dinheiro de uma gasolineira por conta deste terreno há tanto tempo prometido pela autarquia.

  9. JSousa diz:

    Os blogs “diabo do alentejo” e “beja mais feliz” já desapareceram. Já cumpriram as respectivas (dis)funções! Talvez daqui a quatro anos voltem outra vez. Infelizmente! Pobres de espírito os que não sabem fazer política de outra forma!

  10. António Almeida diz:

    Sempre foi uma subida de cerca 5% (perto de mil votos!).

  11. aldeão diz:

    Engº Bengala fique sabendo que neste “regime dito democrático” ainda existem pessoas que são despedidas só porque fazem parte das listas da CDU. É verdade a democracia ainda não é igual para todos!

  12. José Carlos Bengala diz:

    Caro aldeão: trato-o assim pois não sei o seu nome. Eu dou e sempre dei a cara e faço este comentário pois foi a CDU que ganhou a câmara de Beja. Se fosse o PSD a ganhar a câmara não precisava de dizer isto, pois conheço suficientemente bem João Paulo Ramôa para saber que o critério dele baseia-se na competência das pessoas e não na sua côr política, veja-se o exemplo enquanto Governador Civil. Se tivesse sido o PS a ganhar a câmara diria exactamente o mesmo pois também não conheço o candidato e não sei que tipo de critério utilizaria. Saudações democráticas.

  13. aldeão diz:

    Caro Engº Bengala,

    Apenas chamo a atenção para a resposta do Engº João Paulo Ramôa à primeira questão do questionário deste blog. Não existiu na resposta nenhuma ressalva quanto à competência! Eram todos demitidos e não acredito que não exista nenhuma chefia competente na CMB.

  14. charlie diz:

    @ anonimo.
    Eu não existo de facto…
    Sou apenas a cauda dum cometa.

  15. nikonman diz:

    @charlie – ainda dás troco? 🙂

  16. **** diz:

    Caro Nikonman!!! Apetece-me dizer… GANHAMOS!!!
    Ganhamos, todos os bejenses, que elegerem um Presidente que tenho o prazer de conhecer e achar uma pessoa com suficientes qualidades para continuar um projecto, que é diferente, mas tem muito do espitito Comunista…
    Já agora, como fazia parte de lista CDU, à Junta de freguesia de Cabeça Gorda, vencemos aquele que era considerado um dinossáuro do poder local!!! Estamos todos de parabens…

  17. José Carlos Bengala diz:

    Caro aldeão: também não concordei com a resposta do Engº Ramôa quanto à demissão de todas as chefias da C.M. Beja pois, sendo funcionário da câmara, sei que existem chefias extremamente competentes, nomeadamente na área onde trabalho (Divisão de Obras Municipais). Seria pois uma medida cega e por isso também não concordaria com ela, tomada desse modo. Agora que há áreas onde é necessária uma renovação, que ninguém tenha dúvidas disso. Independentemente das preferências e cores políticas de cada um. Cumprimentos

  18. Toino diz:

    Sendo o seu blog dos mais lidos, venho aqui fazer publicidade ao meu, acabadinho de criar. E feito para descontrair, pois de eleições já estamos todos fartos,e a política não se esgota nas eleições, quanto mais a vida.
    http://www.toinomonte.blogspot.com
    obrigado
    Toino

  19. aldeão diz:

    Caro Engº Bengala,

    Totalmente de acordo consigo, como em qualquer organização.

    Já agora a minha homenagem a uma pessoa que também foi alvo de um ataque soez de um desses blogs diabólicos já extinto e que teve como único propósito esconder a face de gente sem escrúpulos. Refiro-me ao responsável pelo sector cultural e desportivo da CMB (José Filipe Murteira dos Santos). Pode não ser o homem mais inteligente do mundo como dizia o defunto blog, mas é competente e sobretudo honesto. Força Zé Filipe, continua o excelente trabalho que estás a realizar e nunca te esqueças das origens!

  20. Anónimo diz:

    senhor engenheiro Bengala,já agora diga lá á gente quem são as chefias incompetentes e que são necessárias renovar.Todos os seus colegas ficam esperando…

  21. José Bengala diz:

    Sobre essa situação já disse o que tinha a dizer (só me pronuncio sobre a minha divisão). Sobre as outras divisões não faço qualquer comentário. Compete aos responsáveis da câmara averiguar sobre o que está bem ou o que está menos bem. E por aqui me fico. Já calculava que fosse meu colega, só é pena que as pessoas se escondam atrás de nomes fictícios.