Out 10 2005
A JÓIA DA COROA
foto:joão espinho
Não sou analista político, pelo que não me cabe fazer análises aprofundadas sobre os resultados das eleições de ontem.
Enquanto cidadão, porém, posso tentar perceber as escolhas que ditaram que Beja continue a ser a jóia da corôa comunista.
Certamente que alguém encontrará razões, para além das políticas, para que o eleitorado escolhesse, de novo, uma equipa comunista para gerir os destinos da cidade e do concelho nos próximos 4 anos.
Há, sem dúvidas, explicações sociológicas que merecerão a atenção dos entendidos na matéria. Não estarei, porém, muito longe da verdade, se afirmar que o envelhecimento da população do concelho, a saída para outras regiões de jovens em busca do primeiro emprego e o habitual alheamento de um grande número de munícipes, ditaram a permanência comunista na autarquia bejense.
Não acredito que tenha sido o programa apresentado pela CDU o factor essencial para esta escolha. Por explicar estarão também as razões da votação da CDU, comparativamente a 2001, ser praticamente igual. Provavelmente a péssima escolha do cabeça de lista do PS (e que só o próprio não entendeu) e a intenção de mostrar um cartão amarelo ou vermelho à maioria absoluta de Sócrates expliquem este resultado em Beja.
Quanto ao PSD, apesar de ficar aquém do pretendido, conseguiu o seu melhor resultado de sempre em eleições autárquicas.
Espera-se agora que esta maioria da CDU não seja relativa a expurgos da competência, para promoção dos indefectíveis, e que o novo Presidente saiba, também ele, entender os cerca de 9 mil munícipes que não se revêem no projecto comunista.
Da minha parte, aqui na Praça, continuarei a ser igual a mim próprio. Enquanto eleito na Assembleia Municipal, serei uma voz na oposição construtiva.
Porque Beja não pode perder mais do que já perdeu.
10 de Outubro de 2005 às 9:39
Este resultado penaliza todos os que desejavam a mudança.
Torna-se pertinente voltar a perguntar: “para quando uma coligação PSD/PS para a Câmara de Beja?”
Se alguem souber a resposta agradeço.
Agora, temos mais quatro anos de marasmo, ou melhor, mais do mesmo. E nunca mais sairemos da cepa torta!
10 de Outubro de 2005 às 9:54
Parabéns pá!
@rui: mas ….mais do mesmo é assim tão mau???? Como seria se fossem outros????…. Só vendo né?
10 de Outubro de 2005 às 9:55
Parabens! Mande o seu curriculum para a Universidade Moderna, pode ser que o aceitem nos inqueritos e sondagens da mesma Universidade.
10 de Outubro de 2005 às 9:58
@ Sofia
Mais do mesmo é mesmo, mais do mesmo!
O que já conhecemos à 30 anos… se os outros seriam melhores ou piores, é só especulação…. Ainda não tiveram oportunidade de mostrar o que valem (ou não…).
Mas, faço votos que este novo elenco da CMBeja limpe alguns podres bem GRANDES, que foram sendo criados… (mas não acredito… acho que vão engordar ainda mais o “polvo”)
10 de Outubro de 2005 às 10:00
@jojete – não entendo mas também não faz mal.
10 de Outubro de 2005 às 11:00
Parabéns João!
Bom trabalho!
10 de Outubro de 2005 às 11:01
Porque será que se queixam que está tudo mau, e que tudo se prevê ficar pior. O povo que é o mais sofre, teima em eleger um partido que já criou raízes na Câmara Municipal de Beja, agora com uma nova cara (não muito animadora), mas talvez com as mesmas intenções, ou seja tirar dos pobres para dar aos ricos. Estava tudo nas mãos do povo e não souberam aproveitar a oportunidade que poderia trazer mais sorte para as suas vidas. Quem não arrisca não petisca!! Agora são mais quatro anos a penar…
10 de Outubro de 2005 às 11:07
apetece dizer: toma lá que já almoças-te!
Conheci o novo presidente da CM Beja… parece boa pessoa e conhecedor da região… ainda por cima médico. Para mim e para todos os que votaram nele está muito bem. Venham 4 anos de bom governo.
António Melão
10 de Outubro de 2005 às 11:10
Novamente a CDU!! O PSD tinha boas intenções para os idosos, estudantes e para a população em geral… Acho que não é a cor do partido que importa, mas sim a pessoa que se dispõe a fazer mais por um povo que sofre, e que pelos resultados das eleições quer continuar a sofrer e a ver o seu dinheiro a dar cada vez para menos… O Engº João Paulo Ramôa tinha capacidade para fazer muito por esta terra, agora esperemos pela próxima oportunidade… Enfim, esperemos que este novo presidente faça uma limpeza bem grande na CMB, e olhe para quem precisa!
10 de Outubro de 2005 às 11:39
Com este resultado, Beja não venceu. Baixou os braços e deixou-se estar sem atitude.
É um paradoxo. A revolução faz-se pela mudança e não pelo imobilismo.
E o partido que se auto intitula de revolucionário é o mesmo que corre com todos os ventos de mudança, a começar pelos que de dentro pretendem a dialéctica permanente, a mudança constante, motor do desenvolvimento.
Não fora eu ter criado raizes e relações de afecto com gentes desta terra, outros horizontes alegrariam os meus olhos cansados de lhe meterem os dedos dentro..
10 de Outubro de 2005 às 11:41
@rui:
A oportunidade de mostrar o q valem ainda está longe…penso eu…..e se vão “engordar mais ou polvo ou não” como vc diz….é só especulação!
É preciso saber perder homem!!!! 😉
10 de Outubro de 2005 às 15:01
“Não estarei, porém, muito longe da verdade, se afirmar que o envelhecimento da população do concelho, a saída para outras regiões de jovens em busca do primeiro emprego e o habitual alheamento de um grande número de munícipes, ditaram a permanência comunista na autarquia bejense.” É bastante redutor querer cingir quem vota na CDU à população mais idosa, para além de ser um argumento já um pouco estafado (já deve ter a mesma idade da Democracia Portuguesa)
10 de Outubro de 2005 às 23:18
Este tipo de comentários parece-me de uma imauridade democrática atroz.O lugar-comum segundo o qual a CDU quando ganha é por conta dos velhotes catequisados que vão invariávelmente botar a cruzinha no boletim e não devido ao seu mérito programático, além de soar a desculpas de mau perdedor, tem subjacente uma grande falta de respeito pelo outro: Se eu ganho é porque o meu candidato e as minhas propostas são boas, se os outros ganham é porque ninguem vai votar ou por que a população é idosa, ou porque o meu cão é um Sabujo chamado Mantorras!
Acaso acha o meu caro Nikonman que a àrea metropolitana de Lisboa envelheceu muito recentemente? Certamente assim o será, senão como explicar que a CDU tenha maioria na Junta metropolitana de Lisboa? E o Barreiro? Não terá a “recuperação” de uma Camâra “perdida” na eleição anterior estar, pelo menos marginalmente, ligada com a comparação entre propostas e desempenhos politicos?
É muito bonito dizer que se respeita e que o povo é soberano e é a democracia e tal…mas o respeito manifesta-se em aceitar não apenas porque sim, mas aceitar porque se tem a humildade de assumir o povo achou os outros melhores que nós, aínda que nós os achemos errados.