Out 28 2005

HERANçA DE ILEGALIDADE

Publicado por as 10:55 em A minha cidade

Espero que na sua agenda, Francisco Santos tenha umas páginas livres para tomar notas sobre a “Herança de Ilegalidade” que o seu companheiro Carreira Marques lhe deixou, em relação ao novo e absolutamente ilegal Museu da Rua do Sembrano“, quem faz estas declarações é Gonçalo Afonso Dias, arquitecto responsável pelo projecto escolhido em concurso público para aquele “Museu”.
O projecto do Museu da Rua do Sembrano, como se pode ler no blog criado pelo Arquitecto Afonso Dias, sofreu ao longo dos tempos várias modificações, para além dos entraves burocráticos a que este sujeito, tendo visto “luz verde” quando houve verba do POLIs para o concretizar.
Porém, segundo Afonso Dias, são praticadas diversas ilegalidades e a Câmara Municipal de Beja, na pessoa do seu então Presidente, decide-se por entregar a obra a outro arquitecto, sendo que o Museu hoje existente nada tem a ver com o projecto que saiu vencedor de um concurso público.
Este é um assunto que, provavelmente, vai acabar nos Tribunais, pois alguém terá que responder à denúncia feita por Afonso Dias.

Ler:

Carreira Marques, BejaPolis e o meu Museu

Um projecto desviado

(segundo informação do próprio arquitecto, este assunto vem referido na edição de hoje do jornal “Independente”)

Share

21 Resposta a “HERANçA DE ILEGALIDADE”

  1. charlie diz:

    Isso não era para se ter sabido, e divulado ANTES das eleições?

  2. nikonman diz:

    @charlie – e sabia-se, tanto que o arqº em causa publicou no seu blog toda a história, ainda antes das eleições. Aqui a Praça, após trocar algumas impressões com o referido arqº, decidiu que a publicação do assunto só se verificaria depois das eleições, porque com o ruído da campanha, este tema poderia ser considerado de propaganda.

  3. charlie diz:

    @ Nikonman

    Entendido ;(

  4. **** diz:

    Caro, gostava de saber qual o seu comentário acerca das declarações do presidente da camara de Lisboa sobre a vinda do aeroporto para beja!!!! Relativamente ao museu de sitio, penso que é um problema da direcção da Bejapolis, não pode o novo executivo da camara ter responsabilidade por alguma situação que possa ter acontecido!!! hasta

  5. nikonmam diz:

    @**** – isso é hábito seu de jogar areia para os olhos dos outros para ver se cegam? comigo essa não pega.

  6. **** diz:

    Não me respondeu à questão que coloquei. Será que tambem não quer o Aeroporto em Beja, como alguns dos seus!!! O importante é esta questão que com toda a certeza trará muitos empregos à nossa cidade!

  7. **** diz:

    Não me respondeu à questão que coloquei. Será que tambem não quer o Aeroporto em Beja, como alguns dos seus!!! O importante é esta questão que com toda a certeza trará muitos empregos à nossa cidade!

  8. **** diz:

    Não me respondeu à questão que coloquei. Será que tambem não quer o Aeroporto em Beja, como alguns dos seus!!! O importante é esta questão que com toda a certeza trará muitos empregos à nossa cidade!

  9. nikonman diz:

    @**** – não sou obrigado a responder-lhe, principalmente quando aquilo que faz não é questionar-me. Isto é: a si pouco lhe importa o que eu penso ou deixo de pensar sobre o Aeroporto. Mas, se está mesmo interessado, dê uma vista de olhos pelos arquivos desta Praça, na secção de Crónicas da Radio Pax, por exemplo.
    A si o que lhe interessa é desviar atenções, ilibar comportamentos dos seus camaradas de Partido, tornando-os imaculados. Conhecemos essas cirurgias. Relativamente às culpas que endossa à Sociedade BejaPolis, só você mesmo é que deve ter visto esta Sociedade como organismo autónomo da Câmara e em cuja administração não estaria nem o Presidente da Câmara nem nenhum vereador. Para além disso, não está em causa o comportamento de uma pessoa mas sim de uma entidade pública. A pessoa saiu mas a entidade continua. Ou será que temos Avelinos aqui na nossa terra?

  10. **** diz:

    Nikonman deve estar muito bem informado acerca da Bejapolis… Mas por acaso nenhum dos administradores da Bejapolis faz parte da Camara actual. Devemos saber qual o real motivo porque o projecto inicial foi alterado e depois tirar as conclusões. Penso que este tipo de comentário deve ser feito com algum critério, já uma vez lhe fiz uma critica deste género.

  11. nikonman diz:

    @**** – lá está você a inverter conteúdos. Mas como você se faz de desentendido eu repito por outras palavras: a sociedade BejaPolis tinha na sua administração membros do executivo camarário. Certo? Pronto, vamos em frente.
    O projecto inicial foi alterado? Pois foi. Lembra-se quando se fizeram críticas a algumas das intervenções POLIs que o então Presidente disse que os projectos não poderiam ser alterados, dado que havia contratos assinados? Pois! Ele disse isso para calar as bocas que criticavam, mas fechou os olhos quando não respeitou um projecto que saiu vencedor de um concurso público. Mas isso a si pouco interessa. Areia para os olhos pra ver se a malta se distrai.
    Quanto aos meus conhecimentos sobre o Bejapolis, posso dizer-lhe que tenho alguns, sim senhor. E eu ainda acredito na sabedoria popular que diz que a verdade é como o azeita. Conhece, não conhece? E para seu descanso e do seu bairro, posso dizer-lhe que aquilo que sei sobre o Beja Polis não me tem chegado ao conhecimento por nenhuma mão aqui do nosso burgo. É que você, e os do seu bairro, só despertaram para esta Praça há muito pouco tempo. Mas eu já cá estou há quase 3 anos e este blog tem sido uma plataforma de portas abertas. Obviamente que muito daquilo que recebo via email ainda não é publicável. Mas sê-lo-à brevemente.
    Já agora diga-me: que referências é que o Carmona Rodrigues fez sobre o aeroporto de Beja?

  12. ines diz:

    Nicoman, vai levar nas nalgas

  13. Manuel diz:

    enquanto se discute o sexo dos anjos…
    http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=266780

    a pequena política em Beja faz carreira. Se houvesse mais união, isto até desenvolvia um pouco, mas enquanto andar cada um a puxar a brasa à sua sardinha (ou partido) não se chegará a lado nenhum.

  14. JSousa diz:

    @ Nickonman

    Não percebo a sua reincindência com este assunto. Já no passado dia 30 de Setembro o senhor colocou um post com este tema, portanto não é verdade que o não tenha utilizado em plena campanha eleitoral. Depois das duas uma: ou a questão é política e então como deputado municipal deverá colocar a questão no sítio certo, ou é uma questão de direitos de autor e, nesse caso, os lesados deverão recorrer para os sítios certos que são os tribunais. Tudo o resto é especulação. Agora não venha colocar o nome do José Manuel Carreira Marques ao pé do Avelino Ferreira Torres. Tenha paciência!

  15. nikonman diz:

    @jsousa – no dia 30 de Setembro inseri uma fotografia do Museu da Rua do Sembrano. Sem qualquer texto. Nada tinha a ver com campanha. Portanto a sua observação é despropositada.
    2º – Ninguém me dá indicações dos locais onde devo ou não levantar questões. Tenho este espaço e pelo facto de ser membro da Assembleia Municipal não deixarei de aqui escrever e fazer as observações que eu muito bem entender. Se está habituado a controlar os seus congéneres, isso é com eles. Comigo, não pega.
    3º – Não comparei o anterior Presidente a Avelino F Torres. Só disse é que em terras de Avelino se fizeram branqueamentos de situações e que espero que isso não ocorra na nossa cidade. Não ofendo pessoas nem tão pouco as difamos, por muito que haja alguns que me queiram colar a essa imagem.
    4º – A questão do Museu do Sítio não foi por mim levantada, nem tão pouco faço investigações jornalísticas. Porém, alerto para determinados aspectos que, vá-se lá saber porquê, se pretendem manter afastados da opinião pública e no segredo de determinados gabinetes.
    Percebo que a situação não seja agradável para algumas cores, só não percebo é porque não se esclarecem e não se explicam as dúvidas, adoptando-se comportamentos que…. mais dúvidas nos deixam.

  16. charlie diz:

    Lembro-me dum grito de guerra que fazia furor nos (meus) verdes anos…
    “Só a Verdade é Revolucionária!”
    Parafraseando a frase de Edward Albee, “Quem tem medo de Virginia Woolf?” eu faria a mesma pergunta adaptada à circunstancia em causa: “Quem tem medo da verdade?”…

    Recordo-me da resposta do fim da peça transposto da peça em que Martha responde a George :Eu tenho!….
    Espero que a Verdade não tenha medo dela propria e seja capaz de vir ao cimo.
    Só ela é revolucionária…

  17. jsousa diz:

    @ Nikonman

    Vamos lá por pontos. Em primeiro lugar não percebo o que quer dizer com o “Se está habituado a controlar os seus congéneres, isso é com eles”, já que, garanto-lhe, o senhor nunca me viu nem mais gordo, nem mais magro. Meus congéneres são todos os alentejanos! Depois, para o deixar descansado também o informo que cartões só os do SLB (até nisto somos diferentes). É certo que no dia 30 o senhor só colocou uma fotografia, mas vá lá à caixinha dos comentários e veja lá um comentário do dia 4.10.05 e para onde era indicado o link. Foi tudo acidental! Como se todos nós não soubessemos como estas coisas se fazem! Quem é que joga poeira para os olhos dos outros?

  18. nikonman diz:

    @jsousa – juízos de intenção são o que são. se eu lhe garanto que simplesmente inseri a imagem, tal como faço a centenas delas, sem qualquer intenção eleitoralista, não percebo essas suas dúvidas. Os comentários aparecem e só apago aqueles que são portadores de mensagens ofensivas, mal educadas e, mesmo assim, algumas vou deixando ficar, pois por vezes falta-me a paciência para as apagar.
    Neste caso, e já que fala nos respectivos comentários, pode verificar a percentagem de pró e contra. Não tente agora dizer que fui eu que fiz o comentário que lá esta e que tem um link, pois se duvida do que lhe estou a dizer, viro-lhe as costas e fica a falar sozinho.
    Quanto à história dos seus congéneres, fique com ela. Se a quiser entender, muito bem, se não quiser, o problema é seu.

  19. furão diz:

    @Jsousa

    Mas qual é o problema de existir o link? E qual é o problema de trazer esta situação a publico antes das eleições? Se vê problema nisso então parece-me que sabe mais do que nós… e talvez algo que todos devessemos realmente saber…

  20. jsousa diz:

    @ Furão

    Claro que eu também não vejo problema nenhum em que se soubesse antes das eleições, nem que as coisas sejam esclarecidas nos locais próprios. Como sabe,qualquer decisão administrativa pode ser objecto de recurso.Não aprecio é lobos que vestem a pele de cordeiros!

  21. Cravadinho diz:

    Com ou sem ilegalidades, já agora gostava de ver a obra acabada, ou seja a ser utilizada. É que há dias peguei nos meus filhos, convencido que lhes ia mostrar uma parte da cidade que eles não conheciam e tentei passar da rua Capitão João F. de Sousa para o museu, resultado: nem passagem nem museu.
    Já agora, se alguém souber porque razão o museu não está aberto, que mediga.