Set 17 2005
Modelos e Fotografia
No meio do lixo que diariamente invade a minha caixa de correio electrónico, encontrei a promoção ao ptvanity5 que se propõe ser “uma base de dados de modelos nacionais prontos a serem integrados nos seus projectos fotográficos” sendo um “serviço que pretende facilitar a união entre Modelos, Fotógrafos, Agencias e Produtores num interface confortável e fácil de utilizar.”
Fui ver.
E o que vi?
modelo: taty – odivelas
modelo: rakel – viana do castelo
Não está em causa a beleza das pretendentes a modelos. Não questiono o desejo destas raparigas em virem a ser modelos. Mas interrogo-me dos critérios desta agência em aceitar fotografias de gosto muito duvidoso que em nada promovem as “modelos”. Seria bom que esta ptvanity5 explicasse às raparigas o que é e para que serve um book e não promovesse retratos que em nada dignificam a Fotografia (e as modelos, claro!).
17 de Setembro de 2005 às 11:42
Não sei se é do fotógrafo se das modelos, mas alguma coisa não bate certo…
17 de Setembro de 2005 às 21:03
Ser fotógrafo é ser poeta das imagens.
Não basta comprar uma máquina.
É preciso ler-se a alma.
19 de Setembro de 2005 às 13:16
Hummmmm….. pelo que li no faq e nos termos de serviço… eles não são nem pretendem ser uma agência. Apenas colocam em contacto modelos ou candidatos e fotógrafos.
Epá, na verdade não é mau de todo a ideia… qts vezes no meu percurso fotográfico não precisei de modelos e simplesmente não os tinha!? fotografei a prima, a irmã pq não tinha $acesso$ a modelos com fotos lindíssimas e q custavam uma fortuna…
Alem disso foi logo buscar os piorzinhos… há lá gente com boas fotos e com bom perfil.
Enfim…”opiniães”
19 de Setembro de 2005 às 13:35
@carlos – obrigado por tão distinta visita.
O que eu referi é que a maior parte dos trabalhos ali existentes são de uma qualidade que em nada dignificam os/as modelos e nem tão pouco a Fotografia. Sendo uma base de dados, certamente que é útil, até porque o fotógrafo saberá “explorar” (em termos de imagem) os modelos.
O que ali está pode criar uma ilusão em candidatos/as a modelos (fotográficos) muito distante da realidade. Talvez aquela plataforma seja útil mas parece-me que deveria haver um “alerta” ou mesmo algumas indicações sobre a forma como se devem apresentar os candidatos.
Mas isto é só a minha opinião, claro!
Aproveito para dar os parabéns pelo excelente portfolio que apresentas e que, se me deres autorização, gostaria de um dia divulgar aqui na Praça.
20 de Setembro de 2005 às 14:17
Parece que a Mãe Natureza não foi muito generosa com a moça de Odivelas (do pescoço para cima, claro…).
(desculpem lá o marialvismo do comentário, mas eu não resisti)
21 de Setembro de 2005 às 2:11
Atrevo-me a comentar o seu Post. Não o veja em forma de crítica, mas em forma de alguém com a visão do lado contrário à do fotógrafo.
Quando me inscrevi no ptvanity5 não tinha as fotos que estão lá hoje. Eram fotos caseiras e auto-retratos, o melhor que consegui até então.
Certamente como muitas das que lá se encontram.
O ptvanity5 deu-me a oportunidade de ser contactada por vários fotógrafos e alcançar uma etapa que nunca na vida imaginei… nem em sonhos!
Acredito que muitas das candidatas e candidatos que lá estão, com as ditas fotos que não servem para book, estão apenas e certamente à espera de uma oportunidade (como eu tive) de terem fotos de melhor qualidade, e usando as suas palavras, que dignifiquem a fotografia e o/a modelo, ou mesmo para terem um book!
Não vejo mal nisso… e muito menos nos critérios do site em aceitar as pessoas.
Existem pessoas que nunca teriam uma oportunidade se não fosse através do site.
Eu incluo-me nesse grupo… e ainda que não vá mais longe, só tenho a dizer
OBRIGADA ptvanity5 pela oportunidade!!! 🙂
Até um apróxima…!
12 de Fevereiro de 2006 às 18:35
to nu inicio da carreira e preciso achar um lugar pra mim morar