Set 27 2005

CDU NO SEU MELHOR

Publicado por as 22:37 em Geral

A CDU, ou, se preferirem, o PCP, andava a trilhar caminhos demasiadamente democráticos para aquilo que é a sua prática habitual.
Talvez impulsionado pela visita do camarada Presidente Jerónimo de Sousa, o PCP regressou às suas origens, isto é, “porrada nos governos que é isso que a malta gosta“.
Estão-se nas tintas para o tal projecto de desenvolvimento e a rota do futuro é um desfile de ataques aos adversários porque, já se sabe, a derrota é já ali e o que interessa é “deitar abaixo”.
Leiam esta pérola e digam lá se isto não é o regresso do velho PCP!!!
Quando a própria casa não está segura, desviam-se os olhares para a casa do lado….

No site da CDU/Beja

BEJA: A ROTA DO FUTURO
26/09/2005

Depois de termos apresentado as nossas propostas para a cidade e o concelho nas diversas sessões intituladas; Beja: pensar, propor, debater a cidade com as pessoas, onde recolhemos um conjunto muito válido de sugestões para o nosso programa, que nos permite afirmar que, até ao momento, a CDU foi a única força política que apresentou um pensamento estruturado sobre a cidade e o concelho e teve a ousadia de avançar com projectos inovadores para as diferentes áreas de intervenção do município.
Temos norteado a nossa campanha pela positiva, pelo envolvimento das pessoas no debate sobre a cidade e o concelho, numa perspectiva de futuro. As outras candidaturas à falta de argumentos, pois a obra que temos feito está aí e fala por si, têm tentado desviar o debate para questões do desenvolvimento económico que, embora muito importantes, não dependem directamente do município, apesar de termos tido, e continuarmos a ter, uma palavra importante a dizer.
Aí, de uma forma demagógica, os outros candidatos têm dado largas à sua imaginação e demagogia, quer propondo a criação de postos de trabalho como se fossem primeiro ministros, quer afirmando que com eles a instalação de empresas na cidade seria uma realidade, como se isso dependesse dos seus bonitos olhos ou das suas belas palavras.
Hoje, como é do conhecimento geral, as empresas instalam-se de acordo com dois factores: mão de obra altamente especializada ou mão de obra barata. E, assistimos como também é do conhecimento de todos, basta ler os jornais, à chamada deslocalização de empresas, não atrás das palavras do candidato do PS , mas sim de melhores países para investir e criar empresas, onde a qualificação da mão de obra ou o seu preço seja compensador. Veja-se a impotência do Governo em segurar empresas em Portugal, apesar dos benefícios fiscais e outros que lhes concedeu. É isto que caracteriza o nosso tempo. É esta uma das facetas da chamada globalização da economia. Paralelamente, e é preciso não esquecer, têm sido os governos do PS e do PSD os grandes responsáveis pelo atraso no desenvolvimento económico, não apenas de Beja , mas de todo o interior do país. Na nossa cidade até por uma questão de pudor os candidatos do PS e PSD deveriam estar calados, porque tem sido com os seus governos que a cidade, o concelho e a região foram desapossadas dos poucos serviços, instituições e competências administrativas que possuíam, não se conhecendo da parte dos agora candidatos, que têm tido responsabilidades políticas e institucionais, uma palavra ou um protesto. Tem sido a câmara, a CDU, as associações empresariais, os sindicatos e outras forças vivas, que têm pugnado contra esta deliberada política de esvaziamento da cidade e da região. Um pouco mais de decoro não lhes ficaria, por isso, nada mal.
Um outro assunto, que merece apenas uma nota de rodapé, tem sido o cirandar dos candidatos do PS e do PSD por toda a cidade à procura das coisas mais incríveis para dizer mal daquilo que está feito. Curiosamente não lhes ouvimos uma ideia ou proposta em como se poderia fazer melhor. Nada. Rigorosamente nada. Nesse deambular para chamarem a atenção sobre eles, uma coisa esperamos que tenham ganho: um melhor conhecimento da cidade.
Ambos fizeram o périplo da má língua, da vacuidade de propostas, da falta de ideias. Falam de uma cidade que apenas eles a vêem assim. Quem os ouve perguntará se eles realmente conhecem a cidade. Tudo está mal e tantos são os dislates e desconhecimento patenteados que é a única conclusão que se pode tirar.
Contrariamente, não iremos fazer o discurso de que tudo está bem, porque se assim fosse a cidade ficaria parada por não precisar de mais nada, mas propomos um roteiro, a que chamámos a ROTA DO FUTURO. Nele iremos percorrer a cidade e, em cada espaço, emblemático ou significativo do nível de qualidade que queremos levar a todo o concelho apresentaremos, de forma detalhada, as nossas propostas.
Assim, no Parque da Cidade, falaremos das propostas para as áreas do urbanismo, jardins e espaços verdes; no Pax Júlia-Teatro Municipal, falaremos das propostas para a cultura; na Praça da República apresentaremos as ideias e projectos para o Centro-Histórico; No Parque de Feiras e Exposições será apresentada a nossa ideia de desenvolvimento para o concelho; junto às futuras instalações do Centro Social do Lidador, em construção, as propostas para a área da solidariedade social; e, no Jardim de Infância do Bairro da Apariça daremos a conhecer as propostas que temos para a educação .
É para visitar esta cidade, a verdadeira cidade de Beja, que vos convidamos.

Share

8 Resposta a “CDU NO SEU MELHOR”

  1. charlie diz:

    Tive a oportunidade e o prazer de ler o artigo do meu antigo e estimado colega Castro e Brito no Diário do Alentejo. Alí ele espalha o olhar sobre o trabalho feito da mesma forma que um artista aprecia a obra: Vendo-a com o distanciamento necessário.
    De facto como ele diz e muito bem, o grande mérito da CDU esgota-se nos primeiros anos com as obras, sempre adiadas no tempo da outra senhora, do saneamento básico a todas as freguesias rurais.
    Mérito, empenho e obra feita. Tira-se o chapéu.
    Mas e depois?
    Acabou-se a imaginação?
    O que se fez para cativar os investimentos?
    Ponham numa lista, e publiquem onde quiserem quais foram as pressões para por em Beja uma fábrica de aviões que foi para Évora, quando Beja tem uma estrutura aeroportuária da dimensão que se conhece.
    Qual o empenho da autarquia na questão do aeroporto.
    Os tão falados casos de empresários que acabaram por desistir de investir em Beja com papeis e merdas sem interesse que andam anos para que um notável lhe ponha um visto.
    É isso que se tem de mudar.
    Dizer que os outros não tem ideias e soluções?
    Então que soluções apresentam? Ideias vagas e declarações de intenções? O que quero ouvir e ler, são coisas concretas e objecitvas.
    O resto é conversa da treta.

  2. João diz:

    Subscrevo o comentário anterior.
    Também li o referido artigo e no essencial partilho da opinião do Eng. Castro e Brito.
    Para quando a vontade de trazer de investimento para Beja??
    E é verdade, além dos empregos para funcionários do Estado, aparecem como únicos privados criadores de emprego os agricultores espanhóis. Qual será a razão?? Aqui a culpa parece-me ser também dos governos!!

  3. Real diz:

    Invejinha da boa porque o seu candidato não aparece com propostas nem idéias; não é?

    Nota do editor: este comentário foi feito pela Maria Manuel Coelho que, como se sabe, nunca comenta anónima. Deve pensar que os outros são burros….

  4. nikonman diz:

    @real – desculpe, mas não costumo ter inveja de coisas que desconheço e que não existem.

  5. maria diz:

    Mas alguém inteligente e informado tem dúvidas que os sucessivos governos do PSD e do PS são os principais responsáveis pelo atraso do interior do país?? A cegueira partidária pode ser muita, agora negar esta evidência, conhecida de todo o mundo é o mesmo que dizer que os rios desaguam nas nascentes.Até é curioso porque quer um quer outro dos referidos partidos se digladiam a acusar-se de serem os responsáveis pelo esvaziamento social e económico do interior do país.Todas as camaras de todos os partidos se debatem com este problema.

  6. maria diz:

    O senhor diz que não conhece as propostas da CDU? como é possível?? vá ao site da CDU e estão lá.Agora a folhinha que o seu candidato fez com meia duzia de banalidades nem para um candidato a uma junta de freguesia servia.Já agora aconselho-lhe duas leituras:uma do actual vereador Vitor silva, no DA sob o título, no mapa; e outra de uma senhora no jornal AP, que descasca o seu candidato e põe a nu a vacuidade e não só do seu pensamento….

  7. maria diz:

    Só mais um comentário,estive a ler o texto novamente e tenho que reconhecer, para além do seu valor político, a qualidade da escrita.Sabe, tenho lido tanta asneira escrita em pretoguês, que é um consolo olhar para este texto.Obrigado pelo verdadeiro serviço público de divugar as propostas e ideias da CDU.E ainda dizem que vc é sectário…

  8. nikonman diz:

    ena, maria! isto é que é encher o papinho. vê-se que na rua da ancha se fala a uma só voz. santa paciência: vitor silva, alentejo popular. já agora, porque não me manda ler essa belíssima obra que vem publicada no Avante e onde o seu candidato recebe a herança do actual presidente?
    olhe, vá escrevendo que a gente vai lendo.