Set 02 2005

EXPLIQUEM-ME LÁ…

(dado o interesse que despertou este post, puxo-o cá para cima, mantendo a pergunta que nele formulo e apelando à vossa participação)

Publicado por as 0:45 em A minha cidade

… porque é que tendo a Câmara Municipal de Beja uma página institucional na internet, recorre a Biblioteca Municipal a uma plataforma externa para anunciar as “Palavras Andarilhas“?

(comentário aqui do vizinho: e há algum mal nisso? eu: acho que não. só queria era encontrar uma explicação lógica)

Share

40 Resposta a “EXPLIQUEM-ME LÁ…

(dado o interesse que despertou este post, puxo-o cá para cima, mantendo a pergunta que nele formulo e apelando à vossa participação)”

  1. Diabo do Alentejo diz:

    Caro bloguista a resposta para esse enigma está no nosso blog acabadinho de criar. visite-nos

    http://diabodoalentejo.blogspot.com

  2. Miguel Pestana diz:

    “Dispõe de uma boa localização e fácil acessibilidade” in http://www.cm-beja.pt
    “…fácil acessibilidade…” Só podem ser comediantes, só podem!

  3. Censurado diz:

    boa nikko….censura.
    mas tb…a praça é sua 😉

  4. nikonman diz:

    @censurado – não censurei. Simplesmente apaguei comentário que era uma ofensa ao Director da Biblioteca. E aqui na Praça não permito que se ofendam terceiros, mesmo com caixas de comentários abertas aos que não têm rosto.
    E se lhe incomoda muito este meu acto de “censura” tem bom remédio.

  5. Censurado diz:

    Pareçe-me que não falamos da mesma coisa não me recordo de falar do “director” da biblioteca. Porque assim sendo já la vão dois riscos a azul. Mas como disse antes…a Praça é sua.

  6. nikonman diz:

    @censurado – como estou a lidar com anónimos, tenho dificuldade em identificar quem diz o quê. Assim sendo, os seus “n” comentários foram apagados porque me pareceram “spam”. Eram todos iguais e foram espalhados por várias caixas de comentários. E nada tinham a ver com os textos publicados nos post. Entendidos?

  7. Censurado diz:

    Anonimidade tras dessas coisas este é só o meu 3º comentario nesta praça (1º apagado, 2º mais abaixo, 3º o presente), e costumo ser assertivo no que digo… O post a que me referi apagado foi um com recado para o diabo do alentejo.

  8. nikonman diz:

    Ah, sobre a minha namorada? Pois, não tinha nada a ver com o texto, pois não? Recados, recados é melhor dá-los no local certo.

  9. wikipedia diz:

    Spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

    Na sua forma mais vulgar, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas.

  10. Censurado diz:

    É verdade nikkonman, tem razao, foi impulso do momento, vou começar a ter mais atenção, pois recados realmente tem de ser dados no sitio certo, à pessoa ou pessoas certas.
    E para terminar pode apagar os “nossos” comentarios de hoje k em nada contribuem para a praça.

  11. nikonman diz:

    @censurado/wikipedia/anjo – volte sempre!

  12. ops... diz:

    não se meta com a biblioteca, amigo. é um aviso

  13. nikonman diz:

    @anónimo ops – a biblioteca é alguma instituição intocável? ainda bem que me lembrou, pois há umas coisas que estavam a ficar esquecidas. não vai esperar muito.

  14. ops... diz:

    depois não diga que não o avisei

  15. nikonman diz:

    ai que medo!

  16. Anónimo diz:

    Que vontade de rir,a informação e a contra informação, fazendo a suposta informação falar o que a contra informação quer`.É ridiculo numa cidade onde ha tanto para criticar que se eleja a biblioteca, que todos fora de Beja admiram e enaltecem, porque nós aqui, dizemos mal de tudo, por isso estamos na merda em que estamos….

  17. nikonman diz:

    já percebi que a Biblioteca de Beja é a menina bonita da cidade. Também já percebi que é uma instituição que, por fazer aquilo que lhe compete e desenvolver um trabalho reconhecido fora de portas, é intocável. Fiquei agora a saber que há quem pense, a partir da Biblioteca, que aqui na Praça há informação e contra-informação. Sinceramente!!!
    Mas enfim. Os que lá estão saberão porque pretendem fazer da Biblioteca uma entidade impenetrável e livre de críticas.
    Ora bem, nem o Mário Soares consegue tanto!

  18. ops... diz:

    eu avisei. já começou…

  19. nikonman diz:

    ainda bem!

  20. de fora diz:

    “trabalho reconhecido de fora de portas”?? pois, só cá vêm nos dias de “festa”, e são cada vez menos. a verdade é que quem manda naquilo já não tem condições pessoais e políticas para mandar, e está sempre ausente, como é sabido. a biblioteca está a ser cada vez mais um mito em vez de ser uma realidade dinâmica. obrigado pelo espaço dado às opiniões divergentes.

  21. Anónimo diz:

    Nao sou defensor oficioso da biblioteca que não precisa graças a DEus, mas senhor “por fora” não diga tanta asneira ou não seja má língua.Olhe, leia a última revista OS MEUS LIVROS e veja qual é a biblioteca considerada de referência a nível nacional.Custa-lhe aceitar?

  22. por fora diz:

    Olhe, veja o dinheiro que a CMB injectou na biblioteca e veja as contas das estadas, restaurantes e afins que são pagos aos ilustres participantes em toda a espécie de colóquios e comemorações… Os tais que, de barriguinha cheia, retribuem com críticas simpáticas.

  23. por fora diz:

    E já agora, a melhor biblioteca pública (não universitária) do país é a de Matosinhos.

  24. Anónimo diz:

    já vi que além de ignorante deve ser de matosinhos, pois só as pessoas de lá devem dizer isso.O senhor sabe que nunca ninguém na biblioteca recebeu cachet por participar em coloquios e conferencias? E olhe que por lá já passaram largas centenas dos mais ilustres homens da cultura e da ciência.Se a asneira pagasse impostos talvez o défice nao fosse este.As pessoas a que me refiro coitadas andam fazendo colóquios e conferencias e palestras para lhes pagarem o almoço e o jantar…O neurocirurgiao João Lobo Antunes; o poeta Vasco Graça Moura;O Bispo D.Januario Torgal Ferreira;O psiquiatra Eduardo Sá;O padre Vitor Melicias;O cantor Pedro Abrunhosa; O Dr Duarte Lima;O Dr Mario Soares;O dirigente da Intersindical dR carvalho da Silva; a deputada dr Odete Santos e tantos outros que vão estar na biblioteca que vc detesta no mes de Setembro e Outubro vêm todos para lhe darmos a sopa….coitados .Não converso mais consigo.Maria Jose T.

  25. nikonman diz:

    não se ofendam, está bem?

  26. charlie diz:

    Quanto não vale uma discusão acalorada.
    O senhor de matosinhos pode vir cá comer uma açorindinha na ceia que a malta paga.
    Depois para o almoço do dia seguinte febra de porco preto.
    Para ir daqui bem disposto, leva o tratamento final com água de malvas.
    Que mais quer? É a tradicional forma de receber dos Alentejanos.
    Ah… e passe pela biblioteca.

  27. Leão diz:

    Parece que voltamos aos tempos da inquisição e não se pode dizer o que esta mal nesta cidade. Eu imagino o que se vai descobrir quando o PCP sair da câmara e estas opressões acabarem.

    Força NIKONMAN continue assim que nós gostamos!

  28. pataca diz:

    Tenho vergonha do que acabei de ler…Não posso acreditar q exista tanta falta de consideração por um verdadeiro espaço de cultura. É incrivel como conseguem politizar tudo…

  29. J. Sousa diz:

    Pataca está cheia(o) de razão!

    Parece-me que à custa de questiúnculas pessoais se está a denegrir a imagem de uma instituição que pelo trabalho desenvolvido é uma referência da cidade (julgo ser uma das bibliotecas mais frequentadas deste país!) e que deveria merecer o respeito de todos. Porventura, os ilustres detractores sabem que existem várias extensões da biblioteca nas aldeias limítrofes que permitem aos seus habitantes terem acesso à imprensa escrita e à internet? Se calhar esses custos também lhes merecem críticas, porque preferiam a situação anterior em que, para encontrarmos um amigo, tínhamos que nos deslocar a uma tasca ou quando nós, miúdos das aldeias, vínhamos para Beja para estudar e éramos considerados uns pacóvios, tal a diferença existente no acesso aos bens culturais. Felizmente que a nossa biblioteca está a contribuir para estreitar essa diferença. Bem-haja!

    Sejam mais positivos! Afirmem-se pela alternativa, apresentando soluções e não se limitem a criticar aquilo que, bem ou mal, está feito! Se repararem bem, Beja tem muitas coisas boas e se lhe derem o devido valor serão, certamente, mais felizes.

    Com esta atitude

  30. por fora diz:

    Por acaso vivo em Beja, e por acaso o meu filho fez-me chegar um nº da famosa revista RODAPÉ… hum… ilustrações de Tiago Mestre e textos vários de Marta Mestre… tudo em família, não é verdade?

  31. F.M. diz:

    Amigo nicoman não sei se já teve oportunidade de ver a pagina da C.M.B., é que depois de estar anos a fio sem qualquer actualização, agora colocaram-lhe um novo “cabeçalho” e quando vamos pesquisar aparece “texto”, que além de ridiculo é vergonhoso, ainda mais tratando-se de uma Câmara. Qualquer pessoa que tenha que vir ao Alentejo e vá pesquisar lá no “tal” sítio…da C.M.B….irá dizer :
    aí minha nossa senhora…o que é isto!!!
    o pior é se essa pessoa vai pesquisar uma pág. de outra Câmara… se calhar já nem vêm a Beja…
    Quandos os Santos da casa não fazem milagres…ou quando nem sequer à santos(técnicos de informática) nem milagres (aparecer o programa das Palavras Andarilhas na Pág.da Câmara – Evento reconhecido a nivel nacional)…o melhor mesmo é recorrer a plantaformas exteriores. Parabéns à equipa das Palavras Andarilhas por não ficarem à espera e colados à inércia, ineficácia, incompetência da maior parte dos serviços da autarquia. Parabéns também à Praça da República por ser mais uma plantaforma a divulgar o evento.

  32. ops... diz:

    eu avisei, não avisei?

  33. Anónimo diz:

    por acaso nao gosta dos textos publicados e das ilustrações?Por acaso nao lhe publicaram nenhum texto ou ilustração?Por acaso a Rodapé não é também ela considerada uma revista de nível nacional.OLhe o que vc tem é dor de corno, mas para isso não há tratamento.A inveja tem destas coisas….Sabe que a Rodapé foi considerada uma das cinco melhores revistas nacionais de divulgação da literatura????

  34. nikonman diz:

    avisou o quê?
    que ia escrever o que escreveu?
    os comentários que aí vou lendo nada esclarecem. pelo contrário, vão jogando lenha para uma fogueira que nunca há-de fazer fumo, para que se pense que não há lume.
    talvez só com a intervenção fogosa do diabo se chegue a pereceber alguma coisa do que para aí vai escrito.
    enfim…..
    já agora queria pedir uma coisa: não ponham na minha boca palavras que eu nunca disse. fica mal a quem o faz e obriga o visado a reagir.
    e a não estou com muita paciência para isso!

  35. nikonman diz:

    há muita conversa cruzada por aqui. vejam lá se identificam (pelo menos pela hora) a quem dirigem perguntas ou comentários, caso contrário a gente não se entende.

  36. Anónimo diz:

    Sabem por acaso o que se passa no Arquivo Distrital em que mais de 90% dos funcionários está de atestado médico? E no museu regional de beja? ninguem fala?e na casa da costura tb não? que pena só falam onde lhes dói mais.Somos muito pequeninos e invejosos…

  37. diabo diz:

    O Diabo veio espreitar e rebola-se de riso… Mas, se quiser, propomos a troca do seu exclusivo para a “Visão” por um exclusivo nosso sobre “As pupilas do senhor Reitor”…

  38. informado diz:

    Como ninguém repõe a verdade dos factos, mesmo tendo conhecimento de como as coisas se passaram, e como tudo isto não passa de um pretexto para se atingirem pessoas e instituições, e como a perversidade vai ao ponto de colocar nomes para fazer crer que é determinada pessoa que está a responder, lançando as pessoas umas contra as outras,informo que a plataforma da Câmara Municipal de Beja não foi utilizada porque à data em que se colocou a referida informação sobre as Palavras Andarilhas, dia 15 de Julho,a plataforma da Câmara estava desactivada e havia urgência, por motivos óbvios, em colocar o mais rápido possivel a referida informação on-line.Mais se informa que a referida opção não acarretou custos para a Câmara.

  39. Luís Mestre diz:

    Não sei se o ‘informado’ é mesmo informado e se o que diz é verdade. De qq maneira, ao fim de 38 comentários já era tempo de aparecer alguém com palavras concretas…

  40. nikonman diz:

    Parece-me que, afinal, alguém tinha a resposta para a questão. Não percebo as razões para adiar essa informação.
    Já agora dou também alguns esclarecimentos adicionais:
    1 – Tomei conhecimento dessa página das “Palavras Andarilhas” através da newsletter de “O Contador de Histórias”, de que sou assinante.(http://www.ocontadordehistorias.com/)
    2 – Ao ver o URL verifiquei que a referida página estava alojada no Tripod. Fiquei desgostoso por ver as “Palavras Andarilhas” no meio de publicidade a hotéis, casas de turismo rural, etc…
    3 – Dado que a CMB tinha reaberto recentemente o seu sítio na internet, achei estranho a Biblioteca estar a recorrer a uma plataforma externa, não utilizando uma ferramenta preciosa que, certamente, tem custos elevados e cujo aproveitamento deve ser maximizado.
    4- Coloquei a questão na Praça e foi o vendaval que se viu. Algumas pessoas, de mau carácter, imaginaram cenários inexistentes, despejaram aqui ódios e invejas e, o pior de tudo, apontaram o dedo acusador, sem cuidar de avaliar da justeza das suas acusações.
    5 – Este episódio ofereceu-me a oportunidade de conhecer o carácter de pessoas que se julgam superiores às outras, se manifestam com arrogância desmedida e, o que é lamentável, se escondem cobardemente sob a capa do anonimato. Felizmente, a internet regista as migalhas que esses ( supostos) anónimos vão deixando nos comentários, pelo que não foi difícil chegar à ponta do novelo.
    Na altura própria, e se tal se afigurar necessário, revelarei quem por aqui andou, ficando no ar uma única questão: porquê?
    6 -Agradeço a quem fez o comentário esclarecedor. Como esta Praça não é levada a sério, tudo está bem quando acaba em bem.