Ago 23 2005
TEMPOS DIFíCEIS
Beja adormeceu ontem à noite sob uma ligeira capa de neblina e um ligeiro cheiro a queimado. Hoje, a cidade acordou com uma densa capa de fumo e o cheiro tornou-se mais intenso. À medida que me afastava da cidade, mais evidente era esse panorama.
Sabendo-se da inexistência de incêndios na região, este ambiente faz-nos reflectir sobre o que se passa no resto do País e tentar perceber como foi possível chegarmos a este estado.
Tempos difíceis estes por que estamos a passar …. e não vislumbro tentativa séria de encontrar solução que minimize a catástrofe e nos ponha a salvo de um futuro ainda mais negro.
23 de Agosto de 2005 às 10:17
Esta atmosfera com que nos deparámos dá-nos realmente que pensar.
O pior é o sentimento de impotência perante o horror que se vive no nosso país.
23 de Agosto de 2005 às 11:41
As razões por este estado são tantas, tantas que este blog inteiro não chegava para explicar. Só sei que todos os anos é a mesma coisa, só no nosso Alentejo há poucos fogos, graças á Deus. Porque no Alentejo profundo não há interesses….
23 de Agosto de 2005 às 12:07
Mas que incêndios deflagraram no alentejo que justifiquem esta nuvem de fumo? Onde?
23 de Agosto de 2005 às 22:24
Penso que este fumo deve vir do incêndio de ABrantes. Mas a evidência dos fogos é a prova da incapacidade dos últimos três ou quatro governos, que falam, falam, falam, mas não os vemos a fazer nada! É estudos para aqui, estudos para ali, mas acção nem vê-la. Bem… acção teve o Socrates, mas foi no Quénia, porque cá é o Primeiro-Ministro mais amorfo e que utiliza mais lugares comuns que eu já vi desde os tempos do PREC. Aliás, já oiço mesmo muita gente a dizer que já tem saudades do Santana Lopes!
23 de Agosto de 2005 às 22:51
Esse fumo chegou ao Algarve(Lagos). Segundo os entendidos são devidos aos fogos da Região Centro.Andaram centenas de KMS, em curto espaço de tempo.
Todos os anos o nosso património florestal é destruido e o efeito estufa devido ao CO2 agrava-se.
Enquanto não alterarmos as espécies florestais que plantamos e enquanto não fôr obrigatório ter as matas limpas, todos os anos assistiremos a este espectáculo dantesco de destruição.
Em Outubro será nomeada uma Comissão para elaborar um ” LIVRO BRANCO DOS INCÊNDIOS”, tiram-se conclusões acertadas e tudo fica na gaveta.
No próximo ano, arde mais ……
Um abraço
Duarte
24 de Agosto de 2005 às 22:44
cá para mim a culpa é da câmara. Agora apague, que é o que costuma fazer, seu democrata de pacotilha…..
24 de Agosto de 2005 às 23:36
não apago, não senhor, se isso lhe dá muito prazer. volte sempre e pode chamar-me o que quiser, pois já estou habituado. a si é que não posso chamar cobarde, pois sob a capa do anonimato esconde-se muita coisa. não é?