Jul 05 2005
AS MINHAS FOTOGRAFIAS
Muitas vezes deparo com trabalhos meus em blogs e outros sítios da net.
Também já os vi em ambientes de trabalho de alguns computadores e até em “prints” a embelezar escritórios e até numa sala de espera de um consultório médico.
Não me preocupo muito e até sinto um certo orgulho em saber que há alguém que gosta dos meus trabalhos.
Porém, e isto já é um hábito corrente em muitos bloggers, vejo fotografias sem o nome do autor a ilustrar poemas/textos de escritores que, estes sim, têm direito a ver a sua assinatura nos seus trabalhos. Ainda não percebi a aversão que alguns bloggers têm em colocar o nome dos fotógrafos. Ah, já sei qual é a desculpa: “vi a fotografia, gostei muito, gravei e não me recordo do nome do autor” ou “onde fui buscar a fotografia não estava o nome do autor”, etc…
Quando se trate de trabalhos meus sobre o Alentejo ou pormenores disto ou daquilo, fico aborrecido por ignorarem o meu nome, mas a coisa depois passa.
Agora quando deparo com um retrato da minha autoria, fico mesmo azedo.
É que aí houve uma autorização explícita do retratado para um determinado fim. Obviamente que o retratado não vai gostar de ver a sua cara ou o seu perfil numa página de outrém.
Eu sei que estas coisas da internet são o que são, mas haja um bocadinho de bom senso e decoro, está bem?
(sobre isto leia-se o que se escreve no Aliciante e no Alentejanices)
5 de Julho de 2005 às 10:54
Corretíssimo,padrinho!!!!
5 de Julho de 2005 às 11:15
Destaque
Foto: João Espinho Imaginem como se teria sentido Eugénio de Andrade se tivesse visto poemas seus assinados por outra pessoa. Imaginem como se sentiriam se vissem textos vossos assinados por outras pessoas. Imaginem como se sente um fotógrafo ao…
5 de Julho de 2005 às 11:43
Parabéns João, como sempre pertinente, incisivo e deveras cavalheiro na análise (este “gajo” tem mesmo jeito para isto, não tem? quando devia ser apenas curto e grosso ou do género toma lá e embrulha, lá sai a critica tão directa e bem direccionada). Quanto ao caso, talvez mereça (ou não!) aparecer o nome, como aqueles das dividas nas montras das lojas!!!!
5 de Julho de 2005 às 11:58
Tens toda a razão! beijos
5 de Julho de 2005 às 12:12
Tens toda a razão João. O plágio é sempre crime. Porém as razões que apontas tornam mais pertinente a queixa.
Confesso que é difícil não cair na tentação de colocar algumas fotografias tuas, porque são realmente boas, mas regras são regras e a educação não fica mal.
Se colocassem a autoria seria até publicidade embora tratando-se de retratos ter mais a ver com o retratado do que com o fotógrafo.
Paciência.
Um abraço.
5 de Julho de 2005 às 12:28
Mainada!…Tens toda a razão!!
5 de Julho de 2005 às 12:28
Sei bem o que é isso de nos roubarem os trabalhos.
Deixei de mandar estudos sobre algumas coisas para as empresas com as quais trabalhava. Algumas coisas foram apresentadas como invenções deles e nem uma referencia ao autor da ideia.
Borregos com as duas mãos. Puta que pariu os ladrões
5 de Julho de 2005 às 13:10
Nem mais, concordo em absoluto contigo.
Uma vez fui a um médico privado e vi que tinha uma foto minha na sala de espera, que provavelmente imprimiu pela internet.
Não soube como deveria reagir, por um lado fiquei espantado com essa grande coincidencia, por outro lado fiquei orgulhoso por gostarem das minhas fotos, por fim, um pouco chateado por não ter custado nada colocar lá o meu nome.
Abraço
5 de Julho de 2005 às 14:29
Upsssssss mea culpa mea gran culpa … sorry foi sem intensao, mas tb é certo q de intensoes está o … bem adiante .. n se voltara a repetir
5 de Julho de 2005 às 16:55
Copyrights…
Por acaso as fotos que ponho no meu são quase sempre do google…
Mas se precisares de um advogado, estou à disposição…
Abraço da Zona Franca
5 de Julho de 2005 às 19:09
Já muito tempo que não te batia a porta, agora foi graças ao João Espinho do “Aliciante” que te visito.
Como sempre tás brutal.
Um abraço daq:)eles.
pr
5 de Julho de 2005 às 23:41
nem mais. tens toda a razão. não custa nada meterem lá o nome e um link. fácil e correcto. já me aconteceu algumas vezes. abraço
6 de Julho de 2005 às 17:49
Tens toda a razão em ficar chateado, usurpação do direito de autor, apropriação indevida, tudo se faz com as imagens que nos deram trabalho a fazer. Não custa colocar o nome, mas deve ser algo de muito difícil para acontecer tão poucas vezes.
7 de Julho de 2005 às 23:57
Defacto a razão está do seu lado. Mas, permita-me. E então as fotos que publica neste espaço com caras e corpos que certamente nem terão a noção de que está a ser feita uma exibição pública neste espaço? Quando falamos, não nos podemos deixar cegar pela nossa suposta razão, isso é prejudicial. Indica o nome do autor ou local de onde retirou é certo. Mas, e o modelo fotografado!? Sabe?
8 de Julho de 2005 às 1:03
@alk – para seu esclarecimento:
– as fotografias inseridas no Praça são-no com autorização explícita dos autores;
– aponte-me aqui na Praça retratos efectuados por outros autores onde estejam rostos de pessoas não públicas e para os quais não tenha eu obtido autorização de destaque;
– a maior parte dos fotógrafos detem os direitos sobre as fotografias que executa, não cabendo aos modelos determinar, em casos não comerciais, para que fins são efectuados os trabalhos. Ao ser dada autorização pelo fotógrafo para inserção dessas fotografias, não tenho que questionar se o modelo autorizou ou não.
Se tiver mais alguma dúvida, estou cá para esclarecer. Obrigado pela visita.
8 de Julho de 2005 às 1:07
Concordo plenamente contigo… as fotos que ponho no meu blog normalmente todas tiradas por mim ou por amigos também podem ser facilmente copiadas, mas há formas de o impedir, se quiseres saber como eu peço ajuda a um amigo que já fez isso no blog dele. O que acontece é que qdo as pessoas tentam copiar, quer fotos, quer texto, não dá para o fazer… Isso deixar-te-ia tranquilo… beijo