Jul 12 2005

CORREIO DOS LEITORES

Publicado por as 11:14 em A minha cidade

Do leitor Garr recebi o seguinte comentário, que destaco:

“Ontem, segunda-feira, após o jantar, resolvi ir com a minha família ao Parque da Cidade. Como já esperava, estavam encerrados o minúsculo Café e o deprimente futuro Restaurante.
A iluminação era de tal forma deficiente, que tentei cumprimentar uma amiga de há longa data, e só o consegui fazer depois de três tentativas, “tinha-se esquecido de levar os óculos”. Embora tal facto não seja mau de todo, pois assim evita-se vêr a porcaria que polui o que já foi um bonito lago artificial, a que só falta o cheiro nauseabundo, para o quadro ficar completo.
Aliás todo o parque ameaça a curto prazo ficar irremediavelmente degradado se não se tomarem medidas enérgicas e imediatas, daí o meu apelo, para que aqui se continue a falar deste tema sem medo ou desmorecimento.”

Mais uma voz que considera o Parque da Cidade um espaço…. quase perdido!

Share

33 Resposta a “CORREIO DOS LEITORES”

  1. daniel diz:

    Em defesa do parque…
    Eu gosto! dá-me paz. Imensos finais de tarde sento-me a ler ou a trabalhar no parque. O serviço do café é mau? Pode ser. Mas tentam compensar com simpatia; são inexperientes, erram, mas esforçam-se por melhorar… Eu gosto de jovens empreendedores: e acredito que com o tempo o café do parque poderá melhor de qualidade.

    Claro que em imensos aspectos o parque é criticável: mas é bom que exista! que se torne melhor! que tenha mais vida! E… para que isso possa acontecer, é preciso a colaboraçao de todos.

  2. zig diz:

    Para quem não saiba, a áqua do lago no Parque provem da ETAR, por isso tem um ligeiro cheiro a esgoto.

  3. zig diz:

    Outra coisa: Porquê é que nunca ninguem fala sobre a assim designada mata dos alemães?

  4. nikonman diz:

    @zig – e que tens tu a dizer-nos da “mata dos alemães”? venham de lá essas opiniões que esta Praça está receptiva….

  5. sonho diz:

    Mas de que parque é que estão a falar??? Eu cada vez que lá vou vejo pessoas felizes, familias inteiras a divertirem-se, um café cheio de gente, jovens a praticar desporto, capoeira, jogos no lago, barcos de recreio e muita gente apaixonada. Se a água cheirasse mal ninguém para lá ia fazer juras de amor.
    Já agora informo que o Parque da Cidade ainda está sob a responsabilidade do empreiteiro que o construiu, a autarquia só será inteiramente responsável pela suagestão em Setembro, aquando da recepção da obra.
    Isto cheira-me a outra coisa que não a esgotos…

  6. nikonman diz:

    @sonho – já por diversas ocasiões discutimos sobre a cidade. e chegámos à conclusão que vivemos em cidades diferentes.
    Quando se construiu a primeira estrada Beja-Serpa (e isto é só um exemplo) ela era a melhor de todas, pois não havia mais nenhuma para comparar. Assim estás tu com o Parque. Ele está bom para a cidade, pois aqui não há outro igual. Agora que aquele espaço deveria ser mais ambicioso, disso não tenho dúvidas.
    Quanto à gestão do parque: é a Câmara e será sempre ela que terá a responsabilidade pública da referida gestão. Ao cidadão não interessa essa história dos empreiteiros, pois não são estes que vêm para a praça pública fazer publicidade ao Parque.
    Um abraço.

  7. sonho diz:

    @Nikon; ao ler-te, as pessoas que te visitam e não são de Beja ficam com a sensação de que esta é uma cidade de incompetentes. Isso deixa-me verdadeiramente triste …

  8. nikonman diz:

    @sonho – vou passar a fazer um aviso para os de fora. porque os de cá já sabem o que é a cidade e podem comparar com o que escrevo.

  9. tucha diz:

    Não tenho nenhuma relutância em dizer que muito me orgulho desta cidade. Vivi 6 anos em Lisboa e conheço bem o preço do desenvolvimento. Não falo assim como uma tacanha ou provinciana que

  10. nikonman diz:

    tucha – ainda bem que eas pessoas a quem mostra o parque gostam dele. ainda bem que se sente bem a andar a pé de casa para o trabalho e em passeios pela variante. ainda bem que se orgulha da cidade onde vive.
    mas não queira, por favor, obrigar-me a dizer que o parque está bem como está, que devo ir buscar a pé as minhas filhas à mesma hora as duas escolas em locais distintos da cidade e que, devido à desorganização do trânsito, me rouba o tempo que deveria ter disponível para poder, por exemplo, passear. não me obrigue, por favor, a manter-me silencioso, como o fazem centenas de cidadãos que estão habituados a comer aquilo que lhe servem no prato, apesar de saberem que, se reclamarem, até pode ser que a “comida” melhore. eu não critico por criticar. sou bejense desde que nasci e é nessa condição que falo. porque gostaria de ver a minha cidade ser uma melhor cidade.
    volte sempre.

  11. Freddy diz:

    Estou completamente fora desta polémica… Para polémicas aqui no Porto, o nosso parque da cidade já deu que chegasse e agora o tema do momento é mesmo o túnel de Ceuta…

    Abraço ai para baixo, da Zona Franca

  12. tucha diz:

    Só gostaria de saber em que lugar do mundo se sentiria verdadeiramnete feliz. Não estou a ver q tal fosse possível. As coisas não são feitas à nossa medida mas sim à medida do que é possível no momento. Se acha q o trânsito em Beja está mal ordenado diga-me onde é que se pode conduzir de forma tranquila neste país!?
    P.S (ou devo dizer P.S.D?)- os dias são muito longos. Há sempre tempo para passear. Á vida é demasiado curta para nos entediarmos tanto.

  13. nikonman diz:

    @tucha – já vivi em sítios bem maiores e agradáveis que esta cidade de Beja. Já vivi numa cidade que era tão só o maior estaleiro da Europa. E nem por isso os cidadãos deixaram de ser respeitados. Eu sabia exactamente uma semana antes quando iria haver alteração no trânsito. Não era apanhado desprevenido. E recebia na minha caixa de correio, regularmente, as alterações previstas no ordenamento da cidade. Chama-se a isto executar com planeamento. E, repare, é uma cidade com 4 milhões de habitantes e onde se consegue transitar sem atropelos. Aqui, em Beja, seja a ser patético que uma cidade com cerca de 30 mil habitantes tenha engarrafamentos. Calcule se um dia o projecto do aeroporto avança e se instalam em Beja mais umas centenas de famílias… Acha que a cidade está preparada para se desenvolver. Ou teremos que “revolucionar” alguma coisa para que isto vá para a frente?
    E não misture política com isto, porque lhe posso dar exemplos iguais ou piores de cidades geridas por laranjas e rosas e onde o panorama é idêntico.
    Quanto aos passeios, pois possa crer que os dou e sou assíduo do Parque da Cidade (e por isso lhe aponto os defeitos que aponto).

  14. charlie diz:

    O Parque da Cidade, é uma obra ambiciosa. Apresentada anos a fio como fazendo parte da Beja do futuro com novos valores estéticos e enquadramentos paisagisticos onde o moderno se entrosava com a natureza. Numa palavra o viver no sec XXI onde o homem finalmente integrava na sua urbe os valores da vida ao ar livre com a arte e o gozo num espaço de modernidade.
    O que vemos agora poucos meses depois de terminada?
    Abandono! A sensação que nos fica. Poderá ser ilusão minha ou de muitos. Mas a água porca, o restaurante fechado e o mobiliário urbano destruido só nos deixam essa impressão.
    E fica então a pergunta. Porquê?
    Depois de tanto empenho nessa obra porque o abandono?

  15. zig diz:

    Aceito o desafio de falar sobre a

  16. Anónimo diz:

    Sou frequentador do parque da cidade. Em relação ao café, reconheço que existem ali problemas, mas tambem reconheco que os seus trabalhadores dão o seu melhor para servir todos os seus clientes. Na minha opinião, o problema do parque estrutural.
    O café é pequeno e a sua configuração é pouco prática (o balcão é pequeno, a fachada é feia, sem vida e côr). A iluminação do parque é insuficiente e achei curioso o facto do parque não ter codições electricas para receber concertos. No 25 de Abril foi necessário fazer uma “baixada” de corrente trifásica dos prédios em volta. Foi necessário puxar um cabo de corrente electrica que ficou suspenso em vários paus de madeira sobre o espaço relvado do parque.
    Será isto normal … um parque com um ano de uso e com tamanhos defeitos … acho que me Beja a teoria da construção continua muito afastada da realidade … temos que começar a pensar “maior”!

  17. Sofia diz:

    @sonho:concordo contigo qd dizes q a impressão q nos fica ao passar por estes post’s é q a nossa cidade é um fracasso, onde se vive mal, onde as pessoas são incompetentes….quando a realidade não é essa….temos uma cidade linda, têm sido feitos muitos esforços para a manter assim, temos muita qualidade de vida e muita gente boa e verdadeiramente competente para levar estes projectos p a frente….mas…deixa lá….há sempre uma ovelha ranhosa no rebanho….
    Eu orgulho-me muita da nossa cidade!

    @nikonman:eu se fosse a ti dizia as coisas de outra maneira… ” a nossa cidade tem isto e aquilo…está muito bonito, é agradável viver aqui se bem que podemos sempre melhorar algumas coisas q estão menos bem.. vamos todos contribuir p isso” e ainda dizia mais…”convidamos todos a visitar a cidade de Beja para que cada um tenha a oportunidade de conhecer uma das mais limpas e acolhedoras cidades do nosso país.”

  18. nikonman diz:

    @sofia – passa-lhe por acaso pela cabeça quantas dezenas de pessoas já trouxe à minha cidade? Fará por acaso ideia de que cidade e região promovi enquanto, por motivos de serviço, estive 4 anos fora do país? E olhe que nessas ocasiões refiro sempre os aspectos positivos. Agora, e é isso que lhe deve estar a passar pela cabeça, eu não me calo e não cruzo os braços às asneiras que por aqui se vão fazendo. E digo-lhe mais. Só um cego (dos que não querem ver) é que não percebe o atraso e estagnação em que se encontra esta cidade. Dizer que isto é o paraíso e que pode melhorar é um perfeito disparate.
    Até já!

  19. Sofia diz:

    @nikonman: Não, não faço ideia…e até fico contente por sabê-lo…no entanto, não é essa a ideia q aqui deixas p quem quiser ler….garanto-te q fica muito má imagem da nossa cidade. Concordo q não deves calar as coisas q achas q estão mal…mas há maneiras mais inteligentes de dizer as coisas, sem mostrar o q nos rói por dentro…e de qualquer maneira para motivar o “melhor fazer” deverias faze-lo com criticas construtivas e não deitando tudo e todos abaixo…fiz-me entender?????????

  20. nikonman diz:

    @sofia – fez-se entender e muito bem.
    Acha que alguém me vai dar ouvidos se eu disser que gostaria de, por exemplo, ver o Parque da Cidade com mais iluminação nocturna?
    Acha que alguém me vai levar a sério se eu dissesse que gostava de ver o quiosque em frente ao Museu a funcionar nestas noites quentes?
    O que me chamariam se eu dissesse que a Cultura em Beja não deveria ser só Sérgio Godinho e seus respectivos satélites?
    Pequenos exemplos. Se quiser mais e maiores também lhos dou.
    E, não sejamos ingénuos, aqui na nossa cidade só quem está nas boas graças da CDU/PCP/Câmara é que tem boas ideias e faz críticas construtivas. Os outros só têm ideias com objectivos ocultos e blá blá blá…
    Até logo.

  21. Safio diz:

    @Sofia – muito bem!
    De acordo!
    A questão que se coloca aqui, até nem é bem o Parque…
    É mais aquele link “destacado” lá em baixo, tá a ver?

  22. nikonman diz:

    já cá faltava mais um da mesma freguesia… ou a mesma que de sofia passou a safio…
    já agora respondo à freguesia inteira: sim, sou do PSD, tenho nome, identidade, e sou eu que assino aquilo que escrevo e defendo.
    Fossem vocês capazes de fazer o mesmo…
    Volte sempre SofYa, safio, etc…

  23. Sofia diz:

    Bem..vamos lá esclarecer umas coisas:
    – eu sou Sofia, e não Safio….não me responsabilizo por quem não sou;
    – outra coisa: não tenho nada a ver com CDU/PCP/Câmara nem coisa q se pareça, sou uma simples cidadã q por acaso até sei ler…e por acaso até uma vez visitei este blog..mas foi só por acaso….não tenho nada contra si …mas não gosto de certas coisas q escreve e limito-me a expressar a minha opinião…se não posso diga…eu deixo de o visitar.

  24. Safio diz:

    A Sofia sabe umas coisas…
    Mas não diz porque é uma mocinha discreta…

  25. mad diz:

    Sofia e Safio – vocês não sendo a mesma pessoa, como dizem partilham a mesma opinião.
    Como é bom podermos dar opinião. Dou muito valor a isso.
    Aqui podemos “falar sério a brincar”.
    😉

  26. nikonman diz:

    @sofia e safio – apaguei um comentário, curiosamente com o mesmo IP de quem assina sofia e safio, porque o referido comentário continha uma saudação nazi, o que, obviamente, não tem cabimento aqui nesta casa.

  27. mad diz:

    Nikonman – se calhar e porque falaste em IP agora vão comentar-te da biblioteca 😉

  28. nikonman diz:

    @mad – mas na Praça é que se comenta bem, não é?

  29. mad diz:

    Nikonman – Oh se é 😉

  30. Sofia diz:

    Pois é….há coincidências…por vezes desagradáveis…e até injustas…mas fico por aqui.
    Como sabe, passo por aqui há mt tempo…e sempre q me apetece comentar comento…não tinha necessidade de comentar com outros nick parecidos…era muita falta de imaginação não acha?
    Isto realmente dá q pensar……

  31. nikonman diz:

    @sofia – peço desculpa se fui injusto. Não era minha intenção. O que provavelmente está a acontecer é que o local de onde está a comentar seja um organismo ou empresa, cujos IP são idênticos, principalmente se ligados a uma única rede. E depois aparece sempre o mesmo IP. Mas, se percebeu, sempre separei a sofia do safio, apesar de me aperceber que estão a teclar da mesma rede. E não, não são IP’s dinâmicos.
    Volte sempre que a Praça agradece.

  32. Sofia diz:

    Muito bem…tudo esclarecido…podia era ter tido esse discernimento antes de…. mas não faz mal….eu compreendo e agradeço esse “Volte sempre que a Praça agradece”….

    …caramba…não precisava era de ter vindo logo a Mad em seu auxilio…tb compreendo….

    @mad: como pode confirmar eu sempre falo sério a brincar..rsrsrssrrsrsr

  33. mad diz:

    Sofia – que grande coincidencia vir logo comentar um post já antigo e imediatamente a seguir a si vir alguem concordar com o que acabou de escrever.
    Eu não vou em defesa de ninguém, não gosto é de fingir que sou distraída.