Ago 13 2004
TABACARIA 77
Os receios que aqui tinha manifestado no final de Julho, estão confirmados.
O Sr. Zeca fechou as portas e as de Mértola não voltarão a ser o que eram.
Tenho vindo a alertar, aqui na Praça, que, depois do homicídio urbano verificado na Praça da República e das alterações irracionais verificadas no trânsito automóvel, resta aos iluminados responsáveis autárquicos bejenses liquidar definitivamente o centro, acabando de vez com o comércio nas Portas de Mértola.
O caso da Tabacaria 77 pode não se enquadrar nesta política, até porque um dos iluminados, lamenta hoje, em artigo publicado no Diário do Alentejo, o encerramento das portas daquele popular e carismático estabelecimento comercial bejense.
Porém, quando as Casas Barros, Chapelaria Modelo, Armazém da Cidade e Café Luís da Rocha começarem a dar sinais de agonia, chegaremos à conclusão que a operação cirurgicamente delineada nos executivos camarários deu os seus frutos, pois a cidade e os seus munícipes abandonaram o centro. Por mais que a luminária se lamente, ela é uma das responsáveis por esta lenta agonia.
Beja ficará marcada pela sua falta de visão.
Os munícipes saberão julgar, na altura própria, os disparates cometidos, sabe-se lá em nome de que desenvovimento.
13 de Agosto de 2004 às 18:49
Pois também tenho pena que a 77 feche portas. Já agora amigo Nicko: por acaso eu gosto das suas fotos. Acho que têm qualidade. Mas prefiro o trabalho de uma grande mulher- Maria Cascais é a minha aposta. Conhece?
13 de Agosto de 2004 às 21:40
@chinelo – por acaso conheço. Acho que tem trabalhos interessantes.
13 de Agosto de 2004 às 23:52
Não posso concordar com esta análise.
A 77 fecha portas não por qualquer operação, de qualquer género, provocada seja lá por quem, mas sim porque o senhor Zeca entendeu que chegou a altura do seu merecido descanso.
Pergunta-lhe se a 77 teve nestes anos algum tipo de prejuízo, eu era das que ia lá todos os dias, a toda a hora.
Que é um ex-libris que perdemos, é um facto. Não se encontrem é culpados onde eles não existem, ok?
14 de Agosto de 2004 às 0:42
manela, uh uh uh! tou aqui!
foi isso que eu disse. só fiz a associação entre o artigo da iluminária e as políticas que tem levado a cabo. todos sabemos que o Zeca da T77 mais tarde ou mais cedo teria que largar o negócio. ele ainda tentou arranjar quem lhe desse continuidade, mas não conseguiu.
15 de Agosto de 2004 às 13:09
Pois…o mal está na falta de incentivos á iniciativa empresarial e aí, não é o poder local que tem competências…poderá ajudar.
Também há que ter em conta que a margem de lucro de uma tabacaria não é muita, aquilo safou-se todos estes anos porque não tinha que pagar empregados, etc, etc…