Jun 15 2004
UM COMENTÁRIO NA RÁDIO
ONTEM, no espaço da Rádio Pax “Mais e Menos“, – espaço de comentário às notícias dos jornais, deixei a seguinte nota:
– Uma boa notícia: O facto de o Primeiro-Ministro, ao admitir a derrota, ter declarado que irá corrigir o que lhe parece estar mal neste governo. É bom que os governos concluam os seus programas e que os actos eleitorais a meio das legislaturas não sirvam de pretexto para fugir, o que ocorreu com o anterior governo socialista. É também uma boa notícia saber que Ferro Rodrigues se vai recandidatar à liderança do Partido Socialista, o que poderá trazer mais estabilidade à oposição, que se pretende activa e fiscalizadora da actuação governativa.
– Uma má notícia, é uma notícia Rádio-Pax. Ouvi há pouco o responsável distrital do Partido Comunista afirmar que a descida de votação da CDU no Distrito de Beja se terá devido a uma confusão, por parte dos eleitores, entre os símbolos daquela coligação e o do MRPP. Isto é, o comunista Soeiro* passa um atestado de ignorância aos eleitores, sendo incapaz de reconhecer que os tempos áureos de um Alentejo vermelho já pertencem à história.
*lapso: o dirigente comunista que falou foi António Vitória.
15 de Junho de 2004 às 11:54
Apesar de tudo, e se quiseremos analisar a questão pondo de parte preconceitos ideológicos, é preciso não esquecer que o PCTP/MRPP tem no símbolo a foice e o martelo (algo que a coligação CDU não tem…), o que, como facilmente se compreende, poderá induzir em erro os mais incautos (idosos, etc…). Décadas antes de alguém “inventar” o PCTP/MRPP, já o PCP usava a foice e o martelo como símbolo… Abraço.
15 de Junho de 2004 às 12:05
Pois…mas esta preocupação só se manifesta porque, para além da pouca instrução e muita idade de muitos eleitores comunistas que levará ou não à confusão de partidos, de eleição para eleição só se vê apenas uma coisa – A PERDA DE VOTOS E INFLUÊNCIA DO PCP.
15 de Junho de 2004 às 12:12
João
Diz ao Vitória para a colocar nos boletins de voto a foice e o martelo ao lado de uma fotografia do Estaline para ver o que lhes acontece.
Já agora pergunta-lhe também se ele sabe quantos votos teve o MRPP.
15 de Junho de 2004 às 12:16
@FV – o PCP reclama cerca de 1000 votos que foram parar ao MRPP e que eles (PCP) sabem que eram votos garantidos. 🙂
15 de Junho de 2004 às 15:28
tem 80 dias
15 de Junho de 2004 às 18:09
Já há muitos anos que o PC concorre coligado em CDU, o que me leva a considerar despropositada a justificação.
Mas, se entendem que há motivo para confundir eleitores mais idosos, a solução é fácil. Desmontem a coligação já que ela não existe e concorram como PCP, com o martelo e a foice!
Abraço
16 de Junho de 2004 às 9:56
Os votos vão diminuindo e a desculpa é sempre a mesma. A confusão do eleitorado. E depois admiram-se que o Bloco esteja a aumentar ao ponto de eleger um deputado para a Europa. Não haverá alguem que dê um safanão a esta gente. Acordem e comecem a trabalhar. A campanha faz-se a toda a hora e a todo o momento e não dois meses antes das eleições.