Jun 08 2004
FEIRA DA PRAçA
ANUNCIA-SE já para o próximo Sábado (12/6) a Feira da Praça (na Praça da República/Beja).
O que é a Feira da Praça?
Segundo os seus promotores (Câmara Municipal de Beja) esta Feira “pretende afirmar-se como um espaço livre, onde todos os cidadãos,comerciantes ou particulares, possam ter a possibilidade de comprar e vender os mais diversificados produtos”.
À primeira vista esta Feira parece-nos ser uma Feira de Velharias, como muitas que existem por toda a parte e que fazem as delícias de coleccionadores, de gente interessada em “cacos” velhos ou de todos aqueles que se querem ver livres daquela tralha que têm na arrecadação.
Espera-se que assim seja. Até porque não serão cobradas taxas em licenças pela utilização do espaço.
Porém, deixo aos responsáveis, alguns alertas:
– Que a Feira da Praça não se torne em mais um espaço de venda de “roupa de marca”, como acontece ali para os lados da Praça de Touros;
– Que esta Feira não seja mais um “mercado” como aquele que conspurca a zona do Castelo de Beja;
– Que a Feira tenha um mínimo de organização na disposição das “bancas”;
– Que em dias de Feira a Praça não seja invadida por carros a descarregar tralhas, impedindo os cidadãos de circular livremente;
– Que, enquanto decorre a Feira, e se for essa a intenção dos organizadores, não haja altifalantes a debitar música de duvidosa qualidade.
Em último, e muito importante:
Esta Feira só terá sucesso se fidelizar os cidadãos. Isto é, se se realizar com uma regularidade controlada pelo calendário. Independentemente da meteorologia.
No próximo Sábado lá estaremos para ver como é.
Depois, se for caso disso, lá estaremos com aquelas coisas que já não nos interessam mas que ainda podem fazer o gosto de alguém.
8 de Junho de 2004 às 14:27
Lá estarei para ver que feira será esta… É verdade, estou curioso para ver a “roupa de marca” que lá será vendida…
8 de Junho de 2004 às 15:23
Subscrevo por completo as sugestões do nikonman para que a futura feira tenha mais qualidade e seja mais atractiva. Eu vou! (tenho a garagem cheia de tralha). Já agora, a que horas começa e acaba? Quem quiser vender deve chegar com antecedência? Os produtos a vender serão expostos no chão ou em bancas disponibilizadas pela organização?
De qualquer forma, parece-me, na base, uma boa idéia da Câmara. Também não pode ser só dar-lhes porrada!;)
8 de Junho de 2004 às 16:00
Bom, então é assim…
A Feira da Praça começa ás 9 horas da manhã e durará até que o último resistente aguente.
O material de apoio a cada vendedor será da sua própria responsabilidade… a Câmara Municipal de Beja deixa ao seu critério a escolha de mesas, mantas ou o que servir para expôr os produtos. Não haverá musica indesejada, nem vendedores do “Castelo” ou “Praça de Touros”…
Estou á disposição para qualquer questão…
8 de Junho de 2004 às 17:51
Feira??? Que feira?? Não sabia de nada!
8 de Junho de 2004 às 19:37
amanhã todos os pormenores na rádio Pax e rádio Voz da Planície
9 de Junho de 2004 às 17:55
Acho que esta questão tem que ser tratada com alguma sensibilidade de modo a separar o trigo do joio. O facto de se tentar que este tipo de iniciativas, não descurando as intenções subjacentes, valorizar uma cidade é no entanto deplorável o cenário a que assistimos todos os Sábados, finda a dita “Feira” junto à praça de toiros. Da boa da fraldinha utilizada à caixa de sapatos, dos papéis aos trapos Há para todos os gostos.. POr isso deixo apenas o conselho de demarcar bem o âmbito e os objectivos desta iniciativa, porque nem toda gente aceita de ânimo leve certas decisões, e se a deslocação do mercado do Santo Amaro para uma zona menos priveligiada causou alguma polémica; dúvido que uma zona nobre, como é a Praça da República ao ser aproveitada para uma actividade deste género se não será ela própria invadida por “vendedores” mais diversificados. Só um apontamento. Abraço
9 de Junho de 2004 às 18:42
Sugiro que se deva ver antes de dar este tipo de palpites…e dar o beneficio da dúvida tambem não custa nada