Mai 24 2004
A ESCULTURA NO SEU NOVO HABITAT
E AQUI ESTÁ a prometida fotografia.
Como podem verificar, a escultura de Jorge Vieira foi “enterrada” num espaço que lhe retira toda a beleza e visibilidade.
A falta de bom senso continua a ser a característica de quem tem o poder de tomar decisões. Na Câmara Municipal.
E não vale a pena a tentativa de iludir os bejenses com a desculpa de que este era um dos projectos previstos nas intervenções POLI’s. Se bem me lembro, também a Praça da República foi prevista como local para alojar este monumento.
E também não me venham dizer que era intenção do artista que a escultura estivesse no centro da cidade. Pode ter sido essa a sua intenção, mas certamente que não seria esta a sua localização.
De asneira em asneira, assim vai o nosso Município!
foto: João Espinho
24 de Maio de 2004 às 12:02
A escultura não se adapta ao meio nem o meio se adapta à escultura. É como a Câmara. Nem a Câmara se adapta às populações nem as populações se adaptam à Câmara.
24 de Maio de 2004 às 12:32
Realmente ainda não consegui perceber porque insistem os bejenses em manter esta Câmara?E este Presidente? Não há palavras….Nem me quero alargar em comentários a este Sr.
Nestes anos, o que mudou????Para melhor?? É claro.
Pouco ou nada.
24 de Maio de 2004 às 13:10
confesso que só depois de ver a fotografia,porque não tive tempo para passar pela rua, é que tomei consciencia de tal anormalidade…gaita que é que toma estas decisões?…a associação camararia de cegos?
kant
24 de Maio de 2004 às 15:42
Tomada pela curiosidade decidi apenas hoje visitar este espaço da blogosfera. Supunha que o seu autor devia ter alguns rasgos de genialidade uma vez que conseguiu impor-se neste universo já por si tão povoado. Enganei-me! Confesso que acima de tudo fiquei intrigada: o nickonman dorme? Acho altamente improvável que, perante tanto veneno que ele destila neste espaço, a sua cabeça consiga encontrar a serenidade suficiente para fechar os olhos e simplesmente deixar o sonho vir. Satisfaça-me a curiosidade…Quando fecha os olhos só vê o Polis? Se sim, como alma benemérita que sou, convido-o a ir ao psicanalista. Não lhe faria mal. Talvez encontre resposta nalguma fase de desenvolvimento cognitivo “atravancada” por alguma…sei lá…inibição…digo eu…
24 de Maio de 2004 às 15:56
@lulinha (?) – sob a capa de um anonimato com rabo de fora, só lhe digo o seguinte: lulinha, só grelhada!!!!
se tiver a coragem de se identificar, respondo-lhe seriamente. assim, não a posso levar a sério.
24 de Maio de 2004 às 16:03
Que rua é esta e onde fica?
24 de Maio de 2004 às 16:18
@cláudia – rua cap. joão francisco de sousa. é a rua do luís da rocha. a escultura está ao princípio desta rua (agora é um passeio), junto ao jardim do bacalhau.
esclarecida? se não, eu faço um desenho 🙂
24 de Maio de 2004 às 16:43
@Nikonman, parece-me que a Lulinha anda a precisar de carapau:-)
24 de Maio de 2004 às 18:14
Realmente está tudo diferente!
Obrigada, Nikonman, mas não é desta que vais mostrar os seus dotes artísticos!
Conheço bem a zona, até porque morava aí perto.
Agradeço-te o esclarecimento.
24 de Maio de 2004 às 22:31
Não sei quem é a lula mas já fazia falta…
e para mais foi animal que nunca gostei… mudei a minha opinião radicalmente.
adorei o teu comentário lula. Subscrevo até a pontuação. mas vai haver quem muito me censure. se bem que não em preocupo nem um bocadinho (já deve ter dado para notar).
24 de Maio de 2004 às 22:42
@madalena – sei que não se preocupa absolutamente nada com opiniões contrárias às suas. Daí a estar de acordo com quem não tem ideias é que me parece não ser o seu estilo. Pelo menos, o que aqui tem deixado escrito, parece ser de alguém que tem ideias. Ou será que está a mudar e é-lhe preferível apoiar o vazio? Vá lá, um esforço, para não ir para a lama, como essa tal de lulinha…
25 de Maio de 2004 às 10:43
Sentido!
Agora que penso nisso, porque não viver numa cidade onde as esculturas, como pessoas, como entidades vivas, se movimentam pelas ruas mudando de sítio relacionando-se com o espaço de modos tão diferentes quantos os locais por onde passa? Porque hei de aumentar o número dos meus cabelos brancos preocupando-me em demasia com mudanças que de irreversível não têm nada?
Nem me atrevo a dizer o que tirava nesta cidade para colocar a dita escultura. Por certo que era linchado! Uma pista? Melhor, uma adivinha:
Qual é coisa, qual é ela
que parece que é antigo mas não é,
estava no meio e desviou-se
e sua sina é continuar de pé.
À vontade!
25 de Maio de 2004 às 10:51
@comandante – já estou em sentido!
eu sei o que é, mas não digo.
talvez traga brevemente uma foto do coiso.
posso descansar?
25 de Maio de 2004 às 11:36
Escultura de Jorge Vieira
Fui lá ver. Demorei-me. Tentei diversos ângulos. Reformulei. Voltei a ver de novo… O Nikonman tem toda a razão! Está um nojo! Jorge Vieira não merecia, a escultura não merecia e os bejenses também n&ati…
25 de Maio de 2004 às 15:28
Nikonman, está a tornar-se previsivel…
parece-me injusto da sua parte censurar as opiniões dos outros…
saber ouvir é uma virtude.
eu tenho dado provas disso, gostava muito de ver o mesmo da sua parte.
Cumprimentos.
25 de Maio de 2004 às 15:42
eu sei ouvir. mas detesto ruído (principalmente quando afinado e concertado para que assim seja). fiz-me entendido, não fiz?
já reparou que essa lula que a madalena tanto gostou de ler não deu uma para a caixa!? e são essas coisas que me irritam em absoluto. não ter nada para dizer e vir para aqui – com ares de quem nunca cá esteve – dizer blábláblá!!! eu não censuro opiniões ( se é que aquilo que a lula escreve é uma opinião). se o quisesse fazer, tinha simplesmente apagado o comentário. mas preferi fazer o desafio. que obviamente não será aceite. é muito mais fácil às pessoas não assumirem as suas ideias, principalmente quando sabem que carecem das mesmas e quando o anonimato serve para baixar o nível de uma conversa. para mim, este assunto da lula está encerrado.
aproveito para agradecer as suas visitas e comentários. e vá dando uma vista de olhos às fotos (no site), pois estão sempre a ser actualizadas.
25 de Maio de 2004 às 16:22
Concordo consigo quando se refere à questão do anonimato… era coisa que não fazia… foi realmente uma grande falha da parte da Lula…
quanto ao resto continuo a concordar…
mas temos que ver tambem que as opiniões variam muito com as vivências e os conhecimentos que se tem e muito mais variam consoante é a mentalidade. entendo perfeitamente o seu ponto de vista Nikonman, mas tenho que continuar a discordar.
quanto ás fotos adoro-as, se bem que poderiam ser muitas mais.
é bom conhecer bem o trabalho do artista.
Cumprimentos
25 de Maio de 2004 às 18:28
peço desculpa por vir aqui mandar o meu “bitaite”… fikei com a tenue impressão que há quem seja um poukinho avesso a novas “aparições”.
não posso deixar de dizer que concordo inteiramente com o FP2, e que, para mim, se fosse possível, as próximas eleições não seriam bem as europeias, mas sim outras de carácter menos abrangente e mais localizado.
a mudança de sítio da estátua é das tais coisas, não está bem, nem está mal, antes pelo contrário…
se todas as avarias que fossem feitas na velha pax fossem como essa ainda se levava.
agora construirem-se coisas como o novo “café” do jardim do (ba)CALHAU é que me deixa absolutamente incrédula.
já agora podiam ter feito um edifício ainda mais desenquadrado do meio onde o dito se encontra inserido e, de preferência, podiam tê-lo pintado de roxo às bolas amarelas.
ficava bonito.
M.
25 de Maio de 2004 às 18:28
peço desculpa por vir aqui mandar o meu “bitaite”… fikei com a tenue impressão que há quem seja um poukinho avesso a novas “aparições”.
não posso deixar de dizer que concordo inteiramente com o FP2, e que, para mim, se fosse possível, as próximas eleições não seriam bem as europeias, mas sim outras de carácter menos abrangente e mais localizado.
a mudança de sítio da estátua é das tais coisas, não está bem, nem está mal, antes pelo contrário…
se todas as avarias que fossem feitas na velha pax fossem como essa ainda se levava.
agora construirem-se coisas como o novo “café” do jardim do (ba)CALHAU é que me deixa absolutamente incrédula.
já agora podiam ter feito um edifício ainda mais desenquadrado do meio onde o dito se encontra inserido e, de preferência, podiam tê-lo pintado de roxo às bolas amarelas.
ficava bonito.
M.
25 de Maio de 2004 às 19:08
Esta mudança é um verdadeiro atentado aos moradores da cidade… se ao menos a mudança fosse para melhor, mas colocarem um obra magnífica sufocada numa rua, sem qualquer destaque, junto de postes de iluminação e placas de publicidade é um atentado ao escultor e a todos os bejenses. Bem hajam todos aqueles que reinvindicam posições e que criticam todos aqueles que não conseguem ver o lado de fora dos tachos onde estão enfiados. O povão deve ter uma palavra a dizer nestas situações senão qualquer dia até o castle é mudado de sítio…
25 de Maio de 2004 às 19:14
Ah! E esqueci um pormenor no que respeita ao new bacalhau! As pobres das inquilinas do cafebarata coninuam aprisionadas!!! SOLTEMASPRISIONEIRAS!SOLTEMASPRISIONEIRAS!SOLTEMASPRISIONEIRAS!SOLTEMASPRISIONEIRAS!….
25 de Maio de 2004 às 21:28
não gosto da estátua ali(ponto)
25 de Maio de 2004 às 22:09
Bem, quem haveria de dizer que esta obra de arte daria tanta polémica? De facto não gosto da mudança. E já agora, alguém me diz o que vão colocar na rotunda, onde antes estava tal obra? Então e que dizer do restante Jardim do Bacalhau, com aquele café que mais parece uma gaiola? Numa cidade tão quente, que tal mais verde?Mas para ser cuidado e não abandonado. E da Praça da República? Mais desenquadrada não pode.Onde já se viu o pelourinho ali? E a Rua Antº Sardinha? Valha-me Deus, quem terão sido os iluminados. Qualquer demente faria melhor. O que se pretende é facilitar e não complicar.É perda de dinheiro e tempo.São só passeiozinhos e passeiozecos, naquele tom amarelado.As faixas de rodagem são tão estreitas que um carrinho de bebé custa a dar volta. Claro está, que há quem diga que vai ficar lindo (possivelmente quem num ataque de desvario projectou tal obra), mas deve ser por pouco tempo, pois acredito que não vai haver qualquer trabalho de manutenção, como de costume.Ficou bem pior meus amigos.
E tu Maria só tens isso a dizer?
26 de Maio de 2004 às 9:46
só tenho isso a dizer???
oh anna…
tu sabes o que penso.
se iniciasse agora um comentario, prolixa como sou, nunca mais parava de desfiar o rol de atrocidades que se têm vindo a fazer na nossa urbe, em nome do polis e da vontade de alguns politicos “desenquadrados”.
a minha angustia é de tal ordem que até fico com “burtueja”… estou a pensar enviar o recibo do dermatologista para alguma entidade da cidade, pois cada vez que passo em determinados sítios da cidade, começo a ficar com uma reacção alérgica que em nada contribui para a manutenção da “cutes” da pessoa…
vão passear a castro-verde, por exemplo, e ai verão o que é um caso, na minha opinião, bem conseguido, de um urbanismo “novo” e bem enquadrado, numa terra antiga.
maus exemplos nossos (e para além da famigerada mudança de estátua): a praça da republica (zzt); a rua antónio sardinha (zzt; zzt); o calhau do antigo jardim (zzt; zzt; zzt); as estátuas do largo de s. joão (zzt; zzt; zzt; zzt), etc, etc…
e não se esqueçam que a av. miguel fernandes…
o que sairá dali?
já agora, fico satisfeita por verificar a consonância de opiniões que existe em torno dos assuntos da urbe.
anna, desculpa lá, mas não pode ser mais que (isto!)
M.
26 de Maio de 2004 às 13:47
Não pensei q se intimidasse tanto com o anonimato, afinal não é sobre ele que nós elegemos os que nos comandam? Infelizmente só hoje li as suas sábias respostas ao meu mail tão cordial. Acredite q qd o escrevi estava bem intencionada. Queria apenas ajudá-lo a ultrapassar certos traumas que pode ter recalcados no seu sub-consciente. Folgo em ver q não seguiu o meu conselho. Seguiu à risca as palavras do poeta: “Sei que não vou por aí”. Coerente até ao último suspiro…
26 de Maio de 2004 às 13:48
Caso n tenha percebido: a Isabel é a LUla. Sabe!! não gosto de carne…
26 de Maio de 2004 às 15:43
@Isabel – vamos então por partes.
Em primeiro lugar, quero dizer-lhe que não sou fácil de intimidar. Bastava-lhe ter lido algumas coisas do meu blog para perceber isso.
É, aliás, esse seu desconhecimento do que escrevo neste espaço que a leva a dizer que eu só penso no POLI’s. Em cerca de 400 posts, posso garantir-lhe que não chegam aos 15% os que tratam sobre isso. O que me leva a acreditar que, o que escreveu, foi baseado no “diz-se, diz-se” e numa tentativa de defender a sua dama. Tem todo o direito de defender as obras do POLI’s assim como eu tenho o direito de ter opinião contrária. O que não lhe assiste o direito é aconselhar-me tratamentos psicanalíticos, pois não me conhece e pouco sabe de mim. Sabe uma coisa, Isabel? Noutros tempos e noutros regimes, também se alegavam possíveis traumas para denegrir quem expressava opiniões diferentes da dos poderes instituídos. E isso arrepia-me. Saber que, alguém, por não concordar com a minha opinião, poderá, por muito boas intenções que tenha (como diz ser o seu caso), alegar que eu tenha traumas recalcados. Sinceramente, acho que não fica bem neste século 21 haver quem ainda assim pense.
Aconselho-a, se quiser de facto saber que o POLI’s não é a minha vida e nem faz parte dos meus sonhos ou pesadelos, a ler o meu blog. Com tempo e paciência. E veja como falo de amor e paixões. De poesia e poetas. Veja como eu sei que há uma vida para além deste espaço a que chamei Praça da República.
Se o fizer, vai ver que não perdeu o seu tempo e, quem sabe, se torne uma assídua leitora e crítica comentadora deste blog.
Até ao último suspiro, espero manter a coerência.
26 de Maio de 2004 às 17:06
Dá-me vontade de rir!
Mas se fizer um flashback ao tempo em que os exames de condução começavam naquele ponto fico desiludido e não posso deixar de perguntar com muita vergonha: estão loucos?
Já agora quem tive esta excelente ideia?
Deveria colocar o nome de quem aprovou este vomito de projecto.